Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Danilo 01/04/2023

Excelente porta de entrada!
Sem dúvidas um dos maiores clássicos da DC Comics, aqui temos uma reinterpretação da origem do Batman, produzida por Frank Miller e David Mazzucchelli, contando a história do primeiro ano de Bruce Wayne como Batman, quando ainda mostrava traços de insegurança, medo e incerteza devido a inexperiência no combate ao crime, se deparando com uma realidade ainda mais cruel do que o próprio imaginara.

A HQ foi responsável por apresentar uma nova perspectiva por trás do personagem, abrindo portas para novas histórias e estilos, adicionando mais camadas e profundidade ao mesmo.

Paralelo a isso também temos outros personagens sendo trabalhados nos mesmos moldes, nosso querido James Gordon e a emblemática Selina Kyle (mulher-gato).

Para quem ainda não é familiarizado com os personagens supracitados e com o universo DC em si, ou até mesmo para quem está começando a ler quadrinhos, a HQ é uma excelente porta de entrada.

Raeli 31/03/2021

Em Batman Ano Um acompanhamos o primeiro ano do homem morcego como vigilante de Gotham city e o início da trajetória do comissário Gordon, aqui ainda tenente, na polícia da cidade mais conhecida do mundo das HQs.

Tanto Bruce quanto Jim Gordon estão se habituando aos seus novos papéis. Enquanto o Batman luta para se adaptar ao seu ofício de vigilante passando por dificuldades, emboscadas e muitos machucados. O tenente Gordon faz de tudo para manter sua integridade intacta em meio a corrupção abundante no departamento de polícia de Gotham.

Ao longo do ano, com a diminuição da criminalidade e a resolução de vários casos importantes, tanto Batman quanto o tenente Gordon se tornam populares e bastante estimados pelos cidadãos, o que desperta a fúria de criminosos dos altos escalões da cidade.

Perseguido pela polícia e pelos bandidos, Batman faz de tudo para melhorar suas habilidades e levar os culpados ao seu devido julgamento.

Como se trata de uma história introdutória as tramas são menos complexas, o intuito é realmente conhecer a construção do homem morcego e sua relação com Jim Gordon e a polícia de Gotham.

Destaque para o Alfred que aparece muito pouco mas com seu humor sarcástico e ácido funciona como um alívio cômico perfeito.

Paula1324 11/05/2022

Essa hq é uma perfeita história de origem mostra de forma simples como o Bruce e o Gordon tentam se adaptar a cidade

Matheus 15/06/2021

Incrível
É difícil descrever uma obra que é tida como uma das melhores do Batman e, talvez, do gênero de super-heróis.

O roteiro de Frank Miller e a arte de David Mazzucchelli formam uma combinação perfeita para o ar de realismo que esse quadrinho traz para a história de origem do Batman pós-Crise.

Já havia assistido a adaptação em animação mas, ainda que muito boa, ler a história original foi simplesmente uma experiência incrível.

Henry 21/01/2023

A Origem
Em todas as listas de leitura do morcegão, "Ano Um" sempre é o mais indicado para iniciar, pois se trata da origem definitiva do Batman. Mas não é apenas isso.

Escrito pelo mestre, Frank Miller, e desenhado por David Mazzucchelli, esse encadernado fala sobre o primeiro ano de atuação do homem morcego, numa Gotham cheia de desconfianças, políticos e policiais corruptos, mafiosos, ladrões... por aí vai.

Me surpreendi com tudo. "Ano Um" é um quadrinho de suspense noir de muita qualidade, no estilo Brubaker e, curiosamente, a arte também lembra muito a de seu parceiro, Sean Phillips.

A história também gira sob perspectiva de Jim Gordon, o futuramente promovido comissário. Há uma boa carga dramática em cima dos relacionamentos conflitando com a dura rotina de trabalho na polícia.

Adorei o nível de detalhamento e construção narrativa do Miller. Não, não é mais um quadrinho de super herói.

Sensacional, recomendo demais.
Armando.Edra 21/01/2023minha estante
Agora vejo logo de uma vez The Batman

Gustavo.leão.3D2Y 09/02/2022

O primeiro ano do Batman
Eu não sei o que falar sobre quadrinhos porque eu posso até acabar dando um spoiler além de hq's no geral serem muito pequenas e rápidas de ler, pois bem.

Esse é o primeiro volume do cavaleiro de Gotham e conta sobre o seu primeiro ano sendo o tão icônico Batman.

O personagem principal ( Bruce Wayne) é muito bem desenvolvido durante o volume tendo seus ideais e suas motivações muito bem construídas.

O desenvolvimento da história no geral é muito boa apesar do início ser meio lento, eu achei que no geral o ritmo foi muito agradável.

Os personagens secundários também foram bem apresentados no volume como Selina Kyle e Jim Gordon.

Foi um volume sensacional apesar de alguns momentos haverem a intervenção do roteiro onde o próprio Batman diz que ele teve sorte escapando de situações um tanto quanto mortais. Foi um ótimo volume fazendo jus ao Batman e entregando um bela história.

D3ad.rar 29/03/2021

Frank Miller encarando Morcegão
Relendo esse quadrinho pela quarta ou quinta vez, eu consigo enxergar sempre elementos novos na historia, a ideia da perspectiva de contar a visão de Jim Gordon com seus problemas de ser um policial ''correto'' em meio a um departamento de policia corrupto, tendo sua mulher parindo uma criança em meio ao caos que é Gotham, e do outro lado de Bruce Wayne se descobrindo como homem-morcego, construindo sua relação com Harvey Dent, e posteriormente com Gordon também, e uma historia de Origem perfeita, com um desenrolar que prende o leitor na trama, sem deixar de lado a brilhante arte de Mazzuccheli que dá um ar de sujeira que Gotham merece, e a sutilidade de deixar todos ambientes muito bem retratados, sem dúvida que sem ele Ano um não seria Ano um.
Nota: Frank Miller sem dúvida é um gênio, o velho até pode estar gagá agora, mas ver oque ele fez com Demolidor e Batman, prova sem dúvidas sua genialidade como artista.

Dremesky 15/06/2021

Onde tudo começou
?Ele é claramente um homem com uma missão, mas não de vingança. Bruce não busca desforra pessoal. Ele é muito maior, muito mais nobre que isso. Quer tornar o mundo um lugar melhor, onde o menino Wayne não seria uma vítima.?
E é por isso que eu amo o Batman, e por isso que seu primeiro ano é importante, onde foi o começo da modelagem de seu herói.
Os desenhos com tons escuros trazem a sensação de medo que seus rivais sentem ao vê-lo.
Esse é o Batman.

Conc 15/11/2022

O ano Um
Essa HQ é uma verdadeira obra de arte, que trama bem encaixada, uma história com fatos diversos mas que se complementam em uma sequência, e nos deixam com um ar de "quero a continuação". Sou suspeito para falar de Batman e tudo que envolve o universo de Gotham.
Mas de fato Frank Miller fez um excelente trabalho uma obra prima nessa HQ.
É legal o autor trazer alguns fatos ilustrados da própria carteira dele no posfácio dessa obra. Sem dúvidas um trabalho 5 estrelas que valeu cada centavo gasto ???

Jesnner 06/03/2022

Ano um
Batman: ano um traz a carta de apresentação de um dos mais emblemáticos heróis do mundo dos quadrinhos.
Com um roteiro simples, porém muito enxuto e inteligente, a história (originalmente dividida em quatro edições) conta os primeiros passos de Bruce Wayne como vigilante de Gotham ao passo que narra a difícil batalha de Gordon contra a corrupção na polícia.
A união entre Gordon e Batman nasce a partir do mesmo sentimento: o medo, com uma necessidade de fazerem justiça em uma cidade tomada pelo caos. É interessante ver a trama dos dois durante o desenvolvimento da obra.
Ano um é uma leitura fundamental para qualquer fã do homem-morcego, uma leitura dinâmica, densa e repleta de argumentos, retratando o Batman de forma crua e Gotham de maneira obscura.

belly 10/08/2022

isso aqui esquece né, tá falando da elite
tem nem o que dizer, é o BRUCE, sou suspeita pra falar sobre o batman pq é meu herói favorito.
sobre o hq, coisa linda viu, anos e anos q admiro essa arte perfeita.

Adam.Christiam 06/05/2021

Batman Begins
Outro clássico indispensável para todo fã de quadrinhos, aqui Frank Miller reinventa a origem do Batman de uma forma mais sombria (que ditou o tom do personagem nos anos seguintes) assim como em Cavaleiro das Trevas.
O filme do Nolan se basea diretamente nessa Graphic Novel, se você quiser dar uma olhada no material original, essa é a sua oportunidade (sem contar que é um ótimo quadrinho de entrada para o mundo dos comics)

"Senhoras e Senhores, vocês se serviram bem... Comeram a riqueza de Gotham, seu Espírito. O Banquete acabou." (Batman)

Marcos 20/07/2020

O (RE)INÍCIO E O LEGADO CONSTRUÍDO NAS TREVAS⁣⁣
O (RE)INÍCIO E O LEGADO CONSTRUÍDO NAS TREVAS⁣⁣
⁣⁣
Quando se fala no homem morcego, automaticamente, somos remetidos a sua personalidade soturna e o seu ar tenebroso. De fato, antes mesmo de analisarmos sua extensa liturgia, a primeira imagem que se tem é sempre a de um homem profundamente atormentado por um crime que vitimou seus pais e que, como remédio, abraçou as trevas como forma de tentar seguir em frente.⁣⁣
⁣⁣
Mas nem sempre foi assim.⁣⁣
⁣⁣
O emblemático personagem criado em 1939 por Bill Finger e Bob Kane teve incontáveis facetas até o seu “último recomeço”. Somente no ano de 1986 o Batman, da forma que hoje o conhecemos nos filmes e até nos jogos, teve sua gênese definitiva. E os responsáveis por tamanha façanha foram Frank Miller e David Mazzucchelli.⁣⁣
⁣⁣
Assim surgia “Batman - Ano um”, a obra que ressignificou a mitologia do Morcegão, uniu a excelente história assinada por Miller e a incrível narrativa gráfica de Mazzucchelli. Particularmente não acho suficientemente justo afirmar que essa obra é apenas um dos maiores clássicos da DC ou que conta a história do primeiro ano de Bruce Wayne como Batman, Ano um revoluciona e reinterpreta a origem do Homem-Morcego e do próprio James Gordon.⁣⁣
⁣⁣
Não há, definitivamente, uma magia fabulosa ou heroísmo em demasia neste enredo, este Batman não foi pensado para ser um “cavaleiro da esperança” ou um representante da moral e dos bons costumes”. O seu estado de tristeza constante, a ira, a revolta e o desejo de vingança é o que representa a psique do protagonista. E o ponto mais controverso de tudo é que o vigilante encapuzado é que é a verdadeira faceta do personagem.⁣⁣
⁣⁣
Portanto, resta-nos concluir que Bruce Wayne é a fantasia escolhida para proteger a identidade do homem morcego que é o verdadeiro eu interior do personagem principal.⁣⁣
⁣⁣
Ano um é o que costumam chamar de “a origem definitiva” e confesso que fico mais fã do personagem a cada leitura que faço.
Lua 06/08/2020minha estante
Genial!!

reyder 30/11/2020

Obra prima
Lembro que já na época de seu lançamento Batman: Ano Um, foi um clássico instantâneo. Mais do que uma releitura feita por Frank Miller, foi a recriação do personagem, mantendo os mesmos princípios de Bob Kane e Bill Finger, porém modernizando-o.

Reli pela enésima vez e recomendo a leitura para quem não é fã de quadrinhos. Quem é fã, com certeza já leu.