Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

_Jorgeft 02/01/2023

Um clássico, uma obra-prima, uma origem perfeita...
Batman Ano Um é uma reorigem de um dos maiores Heróis já criados. Miller faz uma obra-prima com seu roteiro certeiro e a arte magnífica de David (não sei escrever o sobrenome akak)... Batman Ano Um é a origem do Batman que todos nós conhecemos hoje e é muito diferente daquele Batman da era de prata. Ano Um é ótimo em todas as instâncias e é um ponto de partida perfeito para que quer ler Batman!

ssam 20/02/2023

Batman: Ano Um
A hq que mostra o início do Batman. A volta de um Bruce ainda inexperiente a uma Gotham repleta de crimes, desconfiança e corrupção.

Tem muito presente também a perspectiva do Jim Gordon, seus conflitos em uma polícia corrompida e um casamento em crise. Vemos como teria sido o início da sua amizade com o Batman, da Mulher-Gato e do desenvolvimento da máfia de Gotham City.
P3te3rr 20/02/2023minha estante
en en

. 26/09/2013

Batman Ano Um
Em 1986, após a Crise das Infinitas Terras, a DC decidiu que precisava repaginar os seus principais personagens, como Superman, Mulher-Maravilha e Batman. Eles já tinham uma ideia do que queriam fazer com o homem de aço e a amazona, mas o cavaleiro das trevas era um problema; sua origem já era perfeita.
Frank Miller, que já tinha feito o grandioso Cavaleiro das Trevas e dado uma nova cara para o Demolidor, se voluntariou para essa tarefa. Um dos maiores escritos/artistas da época (e até hoje), decidiu que ficaria apenas como roteirista e chamou David Mazuchelli para criar a arte.
A origem do morcego não foi alterada. A morte dos pais, que criou no Bruce uma sede por vingança e justiça, e o que o levaria a criar o Batman, foi mantida. O que Frank Miller fez foi dar uma maior profundidade e complexidade ao personagem, adicionando ainda o elemento que o fez escolher o morcego como símbolo.
Esse foi a primeira HQ do Batman que eu li e a que me fez ir atrás de outras histórias. Se você nunca leu nada do maior detetive do mundo, essa é uma excelente para começar.
Nota 10 :D

Q.I Ilimitado 20/06/2023

Resumo e curiosidade não aprofundada sobre Batman Ano Um
A HQ tem um estilo retrô (clássica da época de ouro) é uma edição que inclui a história na íntegra, introduzido pelo escritor Frank Miller e um posfácio ilistrado por David Mazzucchelli. Apresenta também mais de 40 páginas de estudos de personagem, páginas do roteiro original, esboços e fornece mais do que um vislumbre na criação desse clássico contemporâneo.
Batman Ano Um ou Year One é uma das melhores histórias do personagem de todos os tempos ( Só não supera a "Piada Mortal") é um item de grande valor para coleção de qualquer fã do Morcegão.
A história é bem previsível para quem sabe o porquê de Bruce virar o Batman, sua razão e sua promessa. Agora para quem quer conhecer o personagem desde do início é o obrigatório começar por esse, vá em frente não irá arrepender-se e depois siga com "Batman Ano Dois".
Não vou aprofundar sobre o resumo da história, pois realmente se eu fizer isso vou dar uma baita spolier. E também partir do cápitulo 2 o enredo fica previsível (não por completo mas dar para deduzir ao longo da leitura).

FIM!

Max 12/06/2023

Quando criança nunca fui muito fã do Batman. Dormia quando via os filmes e, nem a ação chamava a minha atenção. Mesmo já sabendo a origem do personagem, decidi ler mais sobre o herói antes de me aventurar a revisitar os filmes, que antes me serviam de sonífero.

HQ simplesmente incrível.

Paulo 01/08/2021

A origem definitiva do Batman
Ano um é quadrinho que falar que ele é bom é chover no molhado. É quase unânime a quantidade de fãs do Homem morcego que consideram essa a melhor história de origem do personagem. Basta procurar na internet pelas melhores histórias do Batman que você facilmente vai encontrar várias listas onde esse gibi vai figurar as primeiras posições no ranking de diversos sites. E não é à toa que ela ocupa essa posição no gosto dos fãs, a obra é realmente excelente, tanto o roteiro quanto a arte definem de maneira satisfatória quem é o herói e toda a mitologia por trás do seu universo.

O interessante desse trabalho é que ele consegue contar os primeiros dias de atuação tanto do Batman como do Comissário Gordon, que na época era somente um Tenente de polícia em Gotham City. Acompanhamos todo o processo de amadurecimento de Bruce Wayne na construção do Batman observando tanto seus erros quanto acertos no combate ao crime e ainda todos os percalços que cercam o policial Gordon, como problemas conjugais no seu casamento, corrupção dentro da corporação onde ele trabalha, a influência da máfia dentro da cidade, drogas e tantos outras questões que ameaçam sua estrutura.

A edição que eu li é da Panini (que diga-se de passagem é muito bem feita) ela traz capa dura, conteúdo integral e no final contém vários extras, como os esboços originais dos desenhos do artista, as capas originais e um texto do roteirista narrando sua visão do protagonista.

Esta é segunda vez que leio essa revista e assim como na primeira vez que li, eu tive uma experiencia de leitura muito agradável e divertida. Batman Ano Um é um clássico no universo do Morcego, um material indispensável na coleção de qualquer fã do herói.

Inclusive tem uma excelente adaptação em desenho animado dessa HQ feita pela Warner Bros muito fiel ao material original de nome homônimo a revista. Eu recomendo assisti-la assim que você terminar de ler o quadrinho, porque ela desenvolve melhor alguns pontos que na revista que não foram tão explorados e acrescenta mais camadas a personagens secundário dentro do enredo da trama. Embora eu prefira o quadrinho as duas mídias são igualmente válidas para degustar melhor esse momento icônico do personagem. Digo isso porque nenhum outro artista que trabalhou com o Batman conseguiu entregar outra história de origem do personagem com uma visão tão concisa e marcante como fizeram Frank Miller e David Mazzuchelli.
Alydia 01/11/2021minha estante
Já leu Batman Terra um??

Paulo 14/11/2021minha estante
Oi Alydia tudo bom?, desculpa responder somente agora seu comentário, você acredita que eu fui ver sua mensagem somente somente hoje, rsrs. Ainda não li Batman: Terra um, mas se Deus quiser, pretendo ler ele logo logo eu ouvi avaliações muito positivas sobre este quadrinho.

Paulo 14/11/2021minha estante
Você já leu num fui, qual a sua opinião?

Lucas Gama 05/01/2022

Ótima origem do Morcegão
Ler o Ano Um é uma ótima experiência. Já tinha lido outras obras do Batman, visto os filmes e animações, mas ler esta hq é bom demais, tudo é muito bem feito, a arte do Mazzucchelli é demais e o Frank Miller tá no seu auge no roteiro.

Vale demais a leitura!

Thainá Cristina 19/02/2020

"Senhoras e senhores, vocês comeram bem. Comeram a riqueza de Gotham, comeram seu espírito! O banquete acabou. De hoje em diante, nenhum de vocês estará a salvo.”

Day 06/10/2022

Impressionante!
Batman é um dos meus heróis favoritos e eu não tinha outra saída a não ser ler essa obra de arte!
Pra quem tem curiosidade em saber como o Batman começou,esse livro é perfeito pra você.Não vejo a hora de ler outra hq do Batman?

maria20514 06/07/2022

Primeira HQ do Batman que leio e gostei bastante.
A história é escrita basicamente por dois narradores: Bruce e Gordon, que contam os fatos junto aos seus próprios pensamentos. Nunca tinha lido uma HQ assim, interessante.
Arte muito bonita e achei bem legal os rascunhos e a trajetória de desenho do autor.

lindoso 24/05/2021

Boa origem ao batman
Gostei, é uma boa história pra conhecer mais ao Batman. Porém acho que coloquei expectativa demais, pois todos consideravam isso aqui uma obra-prima. Não achei isso tudo, mas ainda sim é bom. Valeu a pena a leitura e ainda acho que irei reler qualquer dia.

joaolima 05/04/2022

História de origem
Essa história conta o início de Bruce Wayne como Batman, voltando depois de 18 anos para Gotham City. Jim Gordon também chega na cidade para começar a trabalhar na polícia. Os dois são os protagonistas nessa história, cada um apresentando seus momentos. Enquanto o Batman toca o terror nos bandidos, Gordon toca o terror na polícia corrupta de Gotham. É a história de origem do Batman, e realmente das clássicas. Como é o início de ambos, tudo começa nos trancos e barrancos.

Pedro_henriquee 13/04/2022

Batman o homem morcego
Essa versão do Frank Miller, é muito bem feita, o novo filme que foi lançado esse ano pelo autor Robert Pattinson que interpretou o Batman, eu achei muito fiel não posso falar muito porque tenho que ler a continuação, mas foi um Batman agressivo e detetive, o James gordan sem sombra de dúvidas foi praticamente o principal nessa primeira HQ, teve grande importância, deu para conhecer mais sobre ele. sem contar na mulher gato que teve cenas interessantes nessa HQ... Espero muito gostar da piada mortal, estou ancioso pra saber como vai ser!