Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

maria20514 06/07/2022

Primeira HQ do Batman que leio e gostei bastante.
A história é escrita basicamente por dois narradores: Bruce e Gordon, que contam os fatos junto aos seus próprios pensamentos. Nunca tinha lido uma HQ assim, interessante.
Arte muito bonita e achei bem legal os rascunhos e a trajetória de desenho do autor.

_Jorgeft 02/01/2023

Um clássico, uma obra-prima, uma origem perfeita...
Batman Ano Um é uma reorigem de um dos maiores Heróis já criados. Miller faz uma obra-prima com seu roteiro certeiro e a arte magnífica de David (não sei escrever o sobrenome akak)... Batman Ano Um é a origem do Batman que todos nós conhecemos hoje e é muito diferente daquele Batman da era de prata. Ano Um é ótimo em todas as instâncias e é um ponto de partida perfeito para que quer ler Batman!

ssam 20/02/2023

Batman: Ano Um
A hq que mostra o início do Batman. A volta de um Bruce ainda inexperiente a uma Gotham repleta de crimes, desconfiança e corrupção.

Tem muito presente também a perspectiva do Jim Gordon, seus conflitos em uma polícia corrompida e um casamento em crise. Vemos como teria sido o início da sua amizade com o Batman, da Mulher-Gato e do desenvolvimento da máfia de Gotham City.
P3te3rr 20/02/2023minha estante
en en

Max 12/06/2023

Quando criança nunca fui muito fã do Batman. Dormia quando via os filmes e, nem a ação chamava a minha atenção. Mesmo já sabendo a origem do personagem, decidi ler mais sobre o herói antes de me aventurar a revisitar os filmes, que antes me serviam de sonífero.

HQ simplesmente incrível.

Thainá Cristina 19/02/2020

"Senhoras e senhores, vocês comeram bem. Comeram a riqueza de Gotham, comeram seu espírito! O banquete acabou. De hoje em diante, nenhum de vocês estará a salvo.”

Lucas Gama 05/01/2022

Ótima origem do Morcegão
Ler o Ano Um é uma ótima experiência. Já tinha lido outras obras do Batman, visto os filmes e animações, mas ler esta hq é bom demais, tudo é muito bem feito, a arte do Mazzucchelli é demais e o Frank Miller tá no seu auge no roteiro.

Vale demais a leitura!

lindoso 24/05/2021

Boa origem ao batman
Gostei, é uma boa história pra conhecer mais ao Batman. Porém acho que coloquei expectativa demais, pois todos consideravam isso aqui uma obra-prima. Não achei isso tudo, mas ainda sim é bom. Valeu a pena a leitura e ainda acho que irei reler qualquer dia.

André 07/05/2023

A origem do Batman que conhecemos hoje: a criatura da noite, sombria e que coloca medo em que quer que ouse entrar em seu caminho. Até então a maior representação midiática do personagem havia sido a cartunesca série de TV estrelada por Adam West, gloriosamente cômica e exagerada assim como os quadrinhos mais antigos do personagem. "Ano Um" e "O Cavaleiro das Trevas" não só refinaram a imagem do Batman mas também consolidaram a base que guiou as adaptações que hoje tanto conhecemos.

A morte dos pais e os primeiros dias de Bruce Wayne como o vigilante mascarado se combinam à chegada de Gordon a Gotham City, onde se depara com o cenário corrupto e decadente da GCPD e com a realidade criminosa que apenas aumenta. Este, aliás, é um ponto interessante: mais do que uma história do Batman, esta também é uma introdução à própria cidade, a seus moradores (dentre os quais vemos surgir Selina Kyle, a Mulher Gato) e a forma como a opinião pública enxerga os acontecimentos que envolvem os personagens. Aliás, este é um ponto que eu acho que ainda não foi explorado em toda a sua possibilidade nos diversos filmes do herói.

O posfácio de Mazzucchelli é fantástico, não só pela sua forma (nunca tinha visto um posfácio em quadrinhos) mas também pela análise sucinta, porém certeira, que faz da evolução e do significado não só do Batman mas também de suas representações.

Recomendadíssimo.

bellucci 11/01/2022

?Pode-se dizer que ele trabalha para ser desnecessário. Batman é um herói que gostaria de não precisar existir.?

Essa foi a primeira hq que li, e acredito que tenha sido uma boa forma de começar. Em Ano Um, acompanhamos a origem do Batman, quem ele é e como se tornou esse herói. Gostei bastante da leitura :)

laetitiatkk 15/02/2022

Batman é um herói que gostaria de não precisar existir.
Tenho de admitir que amei conhecer o Bruce/Batman, porque sempre tive uma imagem não muito compatível com a dos fãs e apreciadores do cara. Na verdade, o considerava muito sem graça, não pensava nele como esse homem e herói incrível e passível de possuir tantos admiradores, então, ler ?Ano Um?, me deu uma nova perspectiva. Sem contar com a arte impecável que me deixou ainda mais instigada a ler. Posso dizer agora que, sim, gosto um pouco mais do homem morcego.

?Ele é claramente um homem com uma missão, mas não de vingança. Bruce não busca desforra pessoal. Ele é muito maior, muito mais nobre que isso. Quer tornar o mundo um lugar melhor, onde o menino Wayne não seria uma vítima.?

Caio.DeMorais 18/05/2023

Batman, antes e depois de Ano Um
Essa obra é sem sombras de dúvidas, uma melhores do personagem, ela é perfeita para apresentar a novos leitores. Sendo a estória de origem definitiva do Batman.

Frank Miller após revolucionar em o Cavaleiro das Trevas, mostra o final de carreira do morcego, resolve revolucionar de novo reinterpretando a sua origem, e vou te contar ele consegue magistralmente.

Se você quiser entender o personagem, só basta ler essa graphic novel, aqui você vai entender todas as suas motivações, e por que ele é faz o que faz, por que os policiais ajudam ele, quais foram suas primeiras missões e quais foram seus primeiros inimigos... E como ele teve o insight de se vestir de morcego.

Simplesmente perfeito.

Flavia Sena 30/04/2020

Talvez pra aproveitar essa história seja necessário já ter um boa bagagem do Batman. Eu tenho uma certa dificuldade em me envolver com HQs de super-heróis, provavelmente por conta das histórias curtas que acabam não revelando tanto da personalidade e aprofundando o personagem. Isso até ocorreu mais aqui do que em outras histórias que li dele, mas ainda senti falta de algo. Eu busco histórias de "origem" justamente pra tentar conhecer o cerne de quem é o herói e o que o motiva, e não encontrei isso desenvolvido de um modo interessante pra mim. Deve ser porque sou leiga, ou deveria ter tido contato com alguma outra história mais "intensa" antes, ou mesmo com os filmes (que talvez façam um compilado mais "explicativo"), ou simplesmente devo aceitar que o Batman não é pra mim (?) kkkk.
Os pontos positivos foram a ótima representação da podridão que é Gotham e sua imprensa, dando um bom exemplo de como é a vida real. Todos têm podres que podem ser usados contra eles e a dinâmica de Gotham revela isso muito bem. Também gostei de algumas partes que mostraram os questionamentos de Wayne enquanto definia sua imagem e atitude, e de como ele e Gordon se complementam de certo modo, só que em âmbitos distintos.

Lucão 13/04/2020

Clássico essencial do Homem-Morcego
Várias foram as obras que retrataram o ilustre cidadão e herói de Gotham City, mas poucas foram as que conseguiram de maneira inteligente, criativa e compentente, fazer um clássico imortal, como foi o caso de Batman: Ano Um.

Até então uma figura colorida, alto astral e cômica, essa última característica ainda bem lembrada no consciente popular graças a série de TV dos anos 60, aqui o genial Frank Miller resolve deixar tudo isso pra trás, e opta por trazer um Batman mais realista, introspectivo e sombrio.

Com um clima bem noir e detetivesco, as páginas são carregadas de uma trama densa, cinzenta, e com vários momentos da vida como ela é, que acabaram influenciando obras posteriores que retrataram o personagem, como o filme "Batman Begins" de 2005 que iniciou a trilogia de Christopher Nolan.

Uma obra-prima cuja leitura, e estadia fixa na estante do leitor, é essencial.

Rafael.Martins 19/05/2022

A história de origem definitiva
O que dizer sobre esta HQ? Simplesmente maravilhosa, o enredo é na medida, aqui vemos o Batman se tornando o Batman que conhecemos hoje, sombrio, destemido, determinado, intimidador, surpreendente com um grande roteiro do mestre Frank Miller, que revolucionou não só a história do próprio batman como os quadrinhos em geral, é essencial para conhecer o personagem e suas motivações.

Alydia 01/11/2021

A origem do homem morcego
Não foi minha primeira HQ do Batman, mas foi incrivelmente maravilhoso e necessário a leitura. Afinal, é a origem definitiva do homem morcego. S2
Faz muito tempo que eu digo nos quatro cantos que amo esse herói, mas nunca me dispus a ler com mais afinco suas HQs. Claro que não é necessário ler todas as HQs e virar um especialista no assunto, pra se dizer fã. Mas gostar muito de alguma coisa nos fazer querer conhecer mais. Então, comecei a esse projeto de ser as HQs na melhor ordem possível. Não sei quanto tempo vai durar esse projeto, mas estamos ai hahaha
Foi ótimo ler essa HQ porque me mostrou duas coisas, 1- Que não conhecia o suficiente de Batman como quis imaginar 2 - Que tem muita coisa boa ainda pra conhecer.

Aqui nós podemos ver a aparição de outros personagens do universo Batman, como o, até então, tenente Gordon, Harvey Dent e Mulher Gato.
Foi muito legal acompanhar a evolução e preparação desse herói. Fiquei um pouco decepcionada pelo Gordon. Fiquei "vish, pro Gordon".
No geral, eu amei. As ilustrações são lindíssimas e o extra no final é tudo. O roteiro e desenhos originais.