Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Alydia 01/11/2021

A origem do homem morcego
Não foi minha primeira HQ do Batman, mas foi incrivelmente maravilhoso e necessário a leitura. Afinal, é a origem definitiva do homem morcego. S2
Faz muito tempo que eu digo nos quatro cantos que amo esse herói, mas nunca me dispus a ler com mais afinco suas HQs. Claro que não é necessário ler todas as HQs e virar um especialista no assunto, pra se dizer fã. Mas gostar muito de alguma coisa nos fazer querer conhecer mais. Então, comecei a esse projeto de ser as HQs na melhor ordem possível. Não sei quanto tempo vai durar esse projeto, mas estamos ai hahaha
Foi ótimo ler essa HQ porque me mostrou duas coisas, 1- Que não conhecia o suficiente de Batman como quis imaginar 2 - Que tem muita coisa boa ainda pra conhecer.

Aqui nós podemos ver a aparição de outros personagens do universo Batman, como o, até então, tenente Gordon, Harvey Dent e Mulher Gato.
Foi muito legal acompanhar a evolução e preparação desse herói. Fiquei um pouco decepcionada pelo Gordon. Fiquei "vish, pro Gordon".
No geral, eu amei. As ilustrações são lindíssimas e o extra no final é tudo. O roteiro e desenhos originais.

Fer.Mac 22/06/2021

Clássico !!!
Pra quem tem interesse em conhecer a origem do Batman, recomendo está HQ.
Ele aborda o primeiro ano do Bruce como Batman, e a vinda de Gordon para Gotham.

laetitiatkk 15/02/2022

Batman é um herói que gostaria de não precisar existir.
Tenho de admitir que amei conhecer o Bruce/Batman, porque sempre tive uma imagem não muito compatível com a dos fãs e apreciadores do cara. Na verdade, o considerava muito sem graça, não pensava nele como esse homem e herói incrível e passível de possuir tantos admiradores, então, ler ?Ano Um?, me deu uma nova perspectiva. Sem contar com a arte impecável que me deixou ainda mais instigada a ler. Posso dizer agora que, sim, gosto um pouco mais do homem morcego.

?Ele é claramente um homem com uma missão, mas não de vingança. Bruce não busca desforra pessoal. Ele é muito maior, muito mais nobre que isso. Quer tornar o mundo um lugar melhor, onde o menino Wayne não seria uma vítima.?

Damian Souza 07/10/2023

Barman Ano Um
Batman bem humano, nada de poderes absurdos. Compensado com bastante batdinheiro e batapetrechos.
Acho que se alguem pretende começar a ler em ordem cronológica vale a pena começar por esta HQ.

bellucci 11/01/2022

?Pode-se dizer que ele trabalha para ser desnecessário. Batman é um herói que gostaria de não precisar existir.?

Essa foi a primeira hq que li, e acredito que tenha sido uma boa forma de começar. Em Ano Um, acompanhamos a origem do Batman, quem ele é e como se tornou esse herói. Gostei bastante da leitura :)

Lucão 13/04/2020

Clássico essencial do Homem-Morcego
Várias foram as obras que retrataram o ilustre cidadão e herói de Gotham City, mas poucas foram as que conseguiram de maneira inteligente, criativa e compentente, fazer um clássico imortal, como foi o caso de Batman: Ano Um.

Até então uma figura colorida, alto astral e cômica, essa última característica ainda bem lembrada no consciente popular graças a série de TV dos anos 60, aqui o genial Frank Miller resolve deixar tudo isso pra trás, e opta por trazer um Batman mais realista, introspectivo e sombrio.

Com um clima bem noir e detetivesco, as páginas são carregadas de uma trama densa, cinzenta, e com vários momentos da vida como ela é, que acabaram influenciando obras posteriores que retrataram o personagem, como o filme "Batman Begins" de 2005 que iniciou a trilogia de Christopher Nolan.

Uma obra-prima cuja leitura, e estadia fixa na estante do leitor, é essencial.

Cah 22/11/2020

Estou começando a leitura de batman. Peguei uma lista do que ler e ?ano um? aparece como um começo, e que começo. Muito bom!

Jessica Leite 20/09/2023

Barman Ano Um
?Batman - Ano Um - Volume 1? é uma obra de Frank Miller e David Mazzucchelli. Publicada em 1986, a história reinterpreta a origem do Batman, retratando quem ele é e como se tornou o que é.
A batalha de Bruce Wayne começa contra as grandes famílias mafiosas que comandam as ruas de Gotham, além da corrupção dentro da própria polícia. No primeiro ano de atuação de Batman, ele é atacado freneticamente.
O livro foi publicado pela Amazon e está disponível para compra. Além disso, existe uma ?Edição Absoluta? do livro que foi publicada pela Panini em 8 de setembro de 2023. Esta edição inclui a história na íntegra, uma introdução pelo escritor Frank Miller e um posfácio ilustrado pelo artista David Mazzucchelli.
Este com certeza entra para o top dez dos melhores quadrinhos do Homem Morcego. Batman Ano Um é considerado como a história de origem definitiva do personagem.
Aqui temos a história de Bruce Wayne vivendo sob o disfarce de super-herói no seu primeiro ano retornando a Gotham, após ter vivido 12 anos fora do país. Por ser o começo da trajetória, o Batman aqui ainda é um pouco inexperiente, ansioso e até falha em algumas de suas missões como vigilante do crime. Aqui o Batman é mais humanizado, com camadas de personalidade sendo apresentadas aos poucos, atraindo o leitor de uma forma mais natural.
Os traços do quadrinho são fantásticos, retratando o ambiente hostil e degradante de Gotham City. O enredo é perfeitamente encaixado, com começo, meio e fim.
Sem dúvidas, Batman Ano Um é um dos melhores quadrinhos já lançados pela editora DC Comics.

André 07/05/2023

A origem do Batman que conhecemos hoje: a criatura da noite, sombria e que coloca medo em que quer que ouse entrar em seu caminho. Até então a maior representação midiática do personagem havia sido a cartunesca série de TV estrelada por Adam West, gloriosamente cômica e exagerada assim como os quadrinhos mais antigos do personagem. "Ano Um" e "O Cavaleiro das Trevas" não só refinaram a imagem do Batman mas também consolidaram a base que guiou as adaptações que hoje tanto conhecemos.

A morte dos pais e os primeiros dias de Bruce Wayne como o vigilante mascarado se combinam à chegada de Gordon a Gotham City, onde se depara com o cenário corrupto e decadente da GCPD e com a realidade criminosa que apenas aumenta. Este, aliás, é um ponto interessante: mais do que uma história do Batman, esta também é uma introdução à própria cidade, a seus moradores (dentre os quais vemos surgir Selina Kyle, a Mulher Gato) e a forma como a opinião pública enxerga os acontecimentos que envolvem os personagens. Aliás, este é um ponto que eu acho que ainda não foi explorado em toda a sua possibilidade nos diversos filmes do herói.

O posfácio de Mazzucchelli é fantástico, não só pela sua forma (nunca tinha visto um posfácio em quadrinhos) mas também pela análise sucinta, porém certeira, que faz da evolução e do significado não só do Batman mas também de suas representações.

Recomendadíssimo.

Lucoso 02/05/2022

Bacana
Os filmes são mais carismáticos,mas não é uma história ruim,mas não leria dnovo(mas quem quiser ler vai na fé)

Leonardo 25/07/2020

Eu me tornarei um morcego
Uma história que não pode faltar na estande de qualquer fã do Batman, aqui temos a origem definitiva do Batman. Além do nascimento do Homem – Morcego, temos a história contada paralelamente da chegada do Gordon em Gotham e sua luta contra corrupção policial.
Aqui Frank Miller estabelece como foi o processo da transformação de Bruce Wayne em Batman, que mais para frente seria adaptado para os cinemas em 'Batman Begins', e futuramente influenciaria outras HQs.

Gustavo 31/12/2022

"Daqui de cima, tudo o que se vê são torres de concreto e telhados cobertos de neve. O trabalho de homens que morreram há gerações. Daqui, a cidade parece um grande empreendimento. Devia ter pegado o trem. Eu precisava estar mais perto. Precisava ver o inimigo."

Frank Miller marca a ascensão e a queda da carreira do morcego. "Batman: Ano Um" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" são o contraste mais sublime de sua carreira. Mazzucchelli é exímio ao apresentar um Batman puro e maljeitoso, seu design é limpo e característico. Gotham City é uma personagem, que sufoca, que trai e que vive. É essencial para todo fã do herói.