Melanie

Resenhas - Melanie

Fabi @FLeituras 07/08/2021

Resenha por FLeituras
Resenha Melaine
A resenha de hoje é de um livro mais curtinho e que tem um tema importante: Melanie do autor Maxwell.

Melanie é uma garota muito animada e sonhadora que busca uma vaga no curso de medicina, que é bem disputado e tem alto valor.
O livro vai retratar a dificuldade que é passar por um processo de vestibular, desde a dificuldade para conseguir um cursinho e estudar quando não se tem condições financeira até conseguir uma vaga no curso escolhido.
O tema da desigualdade social é bem forte no livro inteiro.

Também aborda o tema do preconceito e o debate sobre as cotas em universidades, ressaltando a sua importância e mostrando a dificuldade para se conseguir uma boa educação e o privilégio que jovens ricos tem.

Maxwell também mostra um pouco dos método que os cursinhos usam além de algumas informações bem resumidas. Consegue demonstrar como o ano de vestibular é corrido e acontecem várias coisas e que não devemos desistir.

É um livro com descrições rápidas e por isso alguns pontos não foram muito bem aprofundados.

A leitura é muito boa e me fez lembrar de quando eu fazia cursinho popular e os professores falavam que nunca era tarde pra aprender o conteúdo e conseguir ir bem.
É o tipo de livro que pode ser uma luz para quem não tem condições e não sabe a existência de cursinhos populares e programas do tipo.

site: https://fleituras.blogspot.com/

Livros e Abraços 18/10/2019

[RESENHA EM DUPLA]
[RESENHA EM DUPLA]
Melanie almeja uma vaga no curso de Medicina, mas é vítima de discriminação pelos colegas de cursinho que não concordam com o sistema de cotas. Em meio ao confronto ideológico entre os alunos, será que a jovem alcançará sua meta?

Título: Melanie
Autor: @sanmaxwell1
Editora: @giostrieditora

@rm.pri
Melanie é uma menina esforçada que tem como meta alcançar seu sonho de ser médica. A vida dela não é fácil, vive com a mãe e o irmão mais novo uma vida de economias, mas não desiste. Ela só pensa em desistir quando sofre uma grande perda, mas sabe que esse sonho precisa ser realizado e segue em frente, enfrentando barreiras pela recém implementação do sistemas de cotas para alunos de baixa renda que não é bem aceita pelos alunos de escolas particulares e o tema ganha grandes proporções.
Ela passou por muitos desafios e além de perdas e pressões normais de tentar entrar na faculdade, precisa se manter ainda mais centrada por conta dos fatores externos que o tema das cotas acarretam em seus estudos, mas ela sonha grande e tudo o que mais quer é alcançar seus objetivos. É um livro que conta de maneira bem objetiva que um sonho pode ser vivido.

@josyoliveira88
O livro aborda questões importantes. Vamos conhecer Melanie, uma jovem 18 anos, pobre que sonha em ser médica, quando a UFES institui cotas de 40% para alunos de escolas públicas, ela vê a oportunidade de realizar seu sonho.
Ela não tem condições de pagar um curso preparatório, mas com muito esforço é aprovada no processo seletivo, no Programa Universidade para Todos e consegue uma bolsa em um dos melhores cursinhos da região. O que ela não imaginava é que teria que enfrentar tantas lutas e dificuldades para realizar seu sonho.
O autor abordou a repercussão das cotas entre alunos de escolas públicas e alunos da rede privada, mostrando os prós e contras de um assunto tão polêmico. Há confronto ideológico entre os alunos das duas redes, Melanie se vê no centro dessa briga e acaba sendo vítima de discriminação e preconceitos por seus colegas de curso. Ela terá que ser forte para lutar pelo seu sonho.
Vale 4 abraços.

site: https://www.instagram.com/p/ByVaaAKDspN/

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 23/10/2019

Melanie: uma guerreira brasileira
Não importa quantos livros eu leia, ainda me impressiono como, por vezes, livros tão curtos conseguem abordar diversos assuntos importantes ao longo de suas páginas. Com Melanie não foi diferente, ainda que, ao meu ver, fosse possível ampliar a história, aprofundando algumas das temáticas da obra.
Melanie nos conta a história de uma menina que tem exatamente esse nome. Ela vem de uma família humilde e seu pai falecera alguns anos antes, de câncer. O sonho dessa jovem era ser médica, mas todos nós sabemos que os cursos de Medicina são extremamente concorridos nas Universidade Públicas e absurdamente caros nas Particulares.
Apesar de estar bem distante de ter as condições que os jovens ricos tinham — como acesso às melhores escolas e cursinhos — Melanie sempre foi extremamente dedicada e batalhadora. Trabalhou para juntar dinheiro para pagar um cursinho, se inscreveu no Programa Universidade para Todos, se destacou entre os alunos do cursinho e teve a oportunidade de estudar em um grande cursinho pré-vestibular com 100%, devido ao seu desempenho.
E é por meio dessa história que Maxwell dos Santos nos fala sobre as desigualdades do sistema educacional, sobre o império dos cursinhos pré-vestibulares e, principalmente, sobre cotas.
E se esses três assuntos já nos dão muito pano para manga, há ainda mais um elemento que o autor incluiu em sua história: um acidente de carro causado por dois jovens extremamente ricos e irresponsáveis, que custou a vida de duas pessoas queridas e importantes para Melanie: sua prima e seu irmão mais novo.
E por falar no irmão mais novo de Melanie, mais um assunto que entra nas páginas deste livro: ele era portador de Síndrome de Down e, através desse personagem, o autor também fala sobre preconceito e discriminação.
O livro também começa com uma dedicatória que já me deixou arrepiada e totalmente curiosa por essa história que é daquelas que amo ler (e amo ainda mais quando são reais).
Apesar de ter gostado da premissa e mesmo da história em si, achei — como disse lá no começo — que o livro poderia ter se alongado um pouco mais, se aprofundando em alguns aspectos, ainda que o autor, ao falar das cotas, por exemplo, tenha trazido tanto a visão de quem precisa delas ou é a favor, como daqueles que se vêem “prejudicados” por elas.
Por vezes, achei a mudança de cenário meio brusca, assim como alguns saltos rápidos demais na linearidade da história. O modo como ela é narrada também é um pouco jornalística demais, direta, tirando um pouco da experiência de se ler a história de uma jovem contada realmente pelos olhos de alguém dessa idade.
Ainda assim, Melanie é uma leitura extremamente necessária. Um livro que nos faz refletir sobre algumas condições extremamente reais e tristes da educação brasileira e da luta de tantos jovens.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/10/23/melanie/

Bruna3731 07/12/2019

Questões bem colocadas!
Melanie é a estória de uma linda jovem do Espírito Santo, com um coração cheio de amor e que, como muitas outras pelo Brasil inteiro, luta por uma vaga na faculdade dos sonhos. Melaine quer conseguir entrar em uma universidade pública e para isso enfrentará um período de árduo estudo, vestibulares muito disputados, mas problemas inimagináveis na sua vida pessoal pode fazê-la duvidar de si mesma.
Eu gostei muito da forma que o autor descreveu a vida de Melanie, como uma garota normal, com uma vida normal e que, como muitas jovens que sonham em ser médica, não podem pagar pela curso e nem os concorridos cursinhos pré-vestibulares.
Ela só tem a sua dedicação e amor da família para guiá-la em busca do seu sonho.
A linguagem usada no livro é simples e de fácil leitura, algumas questões não foram muito aprofundadas, mas o grande ponto positivo do livro é a discursão sobre a implantação de cotas nas universidades públicas, muito bem colocada pelo autor e acompanhando Melanie em sua trajetória me fez refletir melhor sobre o assunto.
Quem quiser saber mais sobre o livro é só entrar em contato com o querido autor Maxwell dos Santos.