Invasão de Campo

Invasão de Campo Barbara Smit

Resenhas - Invasão de Campo

Rafael 30/05/2010

Como Três Listras Foram Capazes de Dominar o Mundo
As chuteiras vermelhas sobre o gramado de futebol que ilustram a capa de "Invasão de Campo" de Barbara Smith podem dar a impressão errada sobre este livro para aqueles que, como eu, encontraram este livro por acaso.

Poderíamos imaginar que este seja mais um livro cheio de números, datas, recordes e outras tantas referências que apenas os mais aficionados pelo esporte mais popular do planeta iriam aproveitar. Nada mais equivocado. Por meio de uma narrativa fluida e cativante, a autora utiliza o futebol (e o esporte de uma maneira geral) não como um fim, mas como o meio para dissecar os bastidores desta indústria multibilionária que é o esporte moderno.

Em seu livro, a autora nos conta a história de duas gigantes do setor, a Adidas e a Puma, e a maneira surpreendente com que elas se tornaram umas das primeiras empresas, de fato, multinacionais. É impressionante acompanhar essa viagem que passa por diversos elementos da nossa vida cotidiana, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, a Nike, a Coca-Cola, Pelé, Maradona e até mesmo a nossa roupa do dia-a-dia.

Em suma, este livro fala sobre dois irmãos, que em uma pequena e arrasada cidade da Alemanha pós primeira guerra tiveram uma idéia simples e genial, "Por que não fazer calçados exclusivos para a prática de esportes?", e de como essa idéia foi capaz de mudar o mundo.

Luis 12/07/2010

O esporte como negócio.
Barbara Smit narra com precisão e emoção na medida certa, a história da Adidas, que se confunde com o surgimento do marketing esportivo. O livro retrata quase que uma saga familiar : o nascimento, na Alemanha, de uma pequena fábrica de calçados; a briga entre os irmãos Dassler que gerenciavam a fábrica levando à sua divisão e à criação da Adidas e da Puma; o desenvolvimento de ambas através da influência nas esferas esportivas; a concorrência feroz com a Nike e a Reebook. Um livro sobre negócios que pode ser lido com um bom romance devido às inúmeras tramas e traições envolvendo os dois ramos da família Dassler.
Algumas revelações do livro, como por exemplo o pacto Pelé (feito durante a Copa de 1970) e a influência da Adidas na entrada de Blatter na FIFA, conferem à obra um caráter essencial de referência para entender o que é na essência o esporte moderno.

Moacir11 18/11/2012

Indicado para quem gosta de marketing esportivo, um pouco de história, maracutaias esportivas e não se incomoda de saber ainda mais que as competições esportivas são joguetes das grandes corporações.

O sub-título do livro é: Três listras, dois irmãos, uma briga. Conta a história da Puma e da Adidas. Duas gigantes fornecedoras de material esportivo e que são (foram) separadas por um rio numa pequena cidade alemã.

Eu já havia lido Como eles roubaram o jogo e Os senhores dos anéis, livros que contam a podridão e a influência dessas empresas nas grandes competições e como algumas delas são manipuladas. Portanto, eu não me surpreendi com os fatos apresentados, que são os mesmos dos livros citados.

Para quem é mais puritano, o assunto pode chocar.

Frase: "Antes de um jogo pela segunda fase Henningsen e Pelé bolaram um plano para conseguir ainda mais exposição para a marca. Eles combinaram que, pouco antes do pontapé inicial, o jogador iria até o juiz e pediria um minuto. Ele então se ajoelharia e amarraria lentamente os calçados. Durante vários segundos, a chuteira de Pelé preencheria a tela de vários milhões de aparelhos de televisão em todo o mundo."

Eloi 20/09/2020

A história de dois irmãos sapateiros que brigaram. Um fundou a Adidas e outro a Puma hahaha
Se você acha que você e seu irmão são fodas, pare e leia este livro. Nesta biografia, Bárbara Smit mostra detalhe por detalhe da vida dos irmãos mais brabos do mundo esportivo. Ela mostra desde a infância pobre dos dois, até o momento em que as empresas se tornam as maiores distribuidoras de material esportivo do mundo. Um detalhe bem interessante é que foi a Puma e a Adidas as percussoras do marketing esportivo mundial, tudo isso ocorreu graças ao apoio de João Havelange. Uma história incrível.

LIVROS RELACIONADOS:
1- O homem Volkswagem - Wolfgang Sauer
2- Abílio - Cristiane Corrêa
3- O poder do encantamento - José Galló

site: https://www.instagram.com/p/B5vRKnnp6C-/

Paulo 21/10/2020

Nem tanto sobre a Puma e nem tanto sobre os bastidores do esporte moderno
Bem, é um livro que, teoricamente, é sobre a rivalidade entre os dois irmãos, as duas famílias, as duas empresas, e até da cidade de Herzogenaurach! nos dois lados do Aurach, e nada mais (in)esperado do que a autora tomando partido... da adidas, e em particular sobre o filho da adidas Horst Dassler.

Tá, a capa com foco nas três listas já deixa isso esperado. Mas a autora começa falando quase igual dos dois irmãos, e o livro vai sempre ficando mais focado no lado adidas da família, desde a época em que a empresa ainda era Gebrüder Dassler. Quando veio a divisão adidas-Puma então, a autora passou a focar tanto na adidas que chegou a um ponto um tanto patético de começar um parágrafo com o filho Puma Armin e bruscamente começar a falar de novo sobre o Horst.

Quem sabe, talvez algum editor chegou nela e disse: "Barbara, você escreveu apenas sobre a adidas, coloca alguma coisa a mais sobre a Puma pra gente vender pros dois lados do Aurach." "Mas editor, o prazo final é amanhã!" "Dá um jeito, Barbara." "Ok..." Então ela colocou um retalho aqui, outro aí... Ou foi o inverso: "Barbara, tem coisa demais, tira tudo que der da Puma, que é menor!" Ou não, e ela é uma "adidasmädchen" (ela é, certeza).

O título brasileiro também não ajuda (nem a versão em inglês, que fala sobre a "guerra"): "os bastidores do esporte moderno" lá dos anos 1980... Teve muito dos bastidores, realmente, mas na época do Horst... porque depois da morte dele, em 1987, eles passaram bem corrido, como se estivessem falando da Puma (e o livro é de 2007, ou seja, "moderno" com um pequeno atraso de 20 anos).

Mas, no fim, ainda vou pegar esse livro na mão de novo, e talvez até compre a versão física dele; afinal, escrevo sobre esportes há mais de 13 anos, em especial sobre futebol, e encontrei muitas informações legais que desconhecia, em especial sobre o Horst (e que família, gente!).

Acho que vale a menção que nem tenho produtos da Puma (se é que já tive...), mas da adidas tenho, e é um das minhas marcas favoritas (mas tomei partido da Puma no livro...).

Lucas1429 01/10/2021

Briga Entre Irmãos
Adi e Rudolf Dassler criaram impérios gigantesco. Adidas e Puma é até hoje uma das marcas mais importantes para a história esportiva como também para a moda com um todo.

Durante a leitura fiquei me perguntando por que esses dois irmãos não uniram forças e juntos construía um único império? Mas acho que o ego e a arrogância ganhou nessa disputa.

Essa rivalidade, apesar de não ter sido saudável, foi o combustível dos irmãos. Foi a forma que eles encontraram para criar esses gigantes.