Eu o Supremo

Eu o Supremo Augusto Roa Bastos

Resenhas - Eu o Supremo

Gisele 28/03/2021

Eu O Supremo
Sobre o ditador paraguaio José Gaspar Rodrígues de Francia, o livro traz referências históricas e culturais.

Escolhi esse livro para minha meta de leitura para 2021, que é ler um livro de cada país do continente americano. Foi a escolha para o Paraguai.
Bruno.Silva 27/05/2021minha estante
Bacana. Você tem o pdf em português?

Gisele 29/05/2021minha estante
Oi Bruno, não tenho.

Cid Espínola 17/03/2019

Novela de um ditador
Baseado na história do Paraguai, Roa Bastos nos brinda com um desafiador exemplar do gênero “novela do ditador”, centrado na figura carismática e mordaz de Gaspar Rodriguez de Francia.
A jornada deste Supremo é um xadrez de deveres, formalidades e estratégias, inserido no contexto sociopolítico da região platina e todo o prelúdio que, tempos depois, iria conflagrar a Guerra da Tríplice Aliança.
Este escritor paraguaio possui um estilo rebuscado e expansivo, usando uma profusão de referências históricas, geográficas e culturais, muitas vezes com expressões em latim, guarani, inglês e francês. Assim, infere-se a distinta bagagem intelectual de Roa Bastos, um dos integrantes do Boom Latinoamericano e autor contemplado, em 1989, pelo Prêmio Miguel de Cervantes, o maior da literatura em espanhol.