30 Histórias Insólitas que Fizeram a Medicina

30 Histórias Insólitas que Fizeram a Medicina Jean-Noël Fabiani

Resenhas - 30 histórias insólitas que fizeram a medicina

Simone de Cássia 27/05/2021

Tem a mesma linha de pesquisa do livro anterior (A Fabulosa história do hospital) e o autor  começa  "pelo começo", Hipócrates. Muito interessante ver a medicina sendo construída, tecida, costurada em erros e acertos, em "acasos assertivos" ou em falhas que , de uma forma ou de outra, chamaram a atenção para algo bom . Claro que a gente percebe também a fogueira das vaidades "atravancando" muito o progresso, mas, em se tratando de ser humano, é normal... em se tratando da classe da realeza profissional então... rs rs  Livro que acrescenta muito. Vale a leitura.
Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
História muito interessante sobre a medicina, muitas novidades que eu não imaginava existir.

Simone de Cássia 17/12/2021minha estante
É muito bom, não é, Heloísa??

clara marinho 29/03/2023

Inusitado mas incrível
30 histórias insólitas que fizeram a medicina é um livro sensacional
contando histórias que fogem do habitual de sua época, ele traz diversos ensinamentos sobre fatos muito interessantes que serviram para o desenvolvimento da área da saúde
o início do livro foi de certo modo meio demorado pra mim, cheguei até a desistir de ler no meio do caminho só voltando a leitura uns 3 meses depois. mas, embora algumas histórias não sejam tão envolventes, outras são muito cativantes

enfim, um bom livro que eu recomendaria para pessoas que se interessam pela área biológica e para quem é fã de história no geral

"Quanto ao futuro da medicina, só conheço uma maneira de predizê-lo: criando-o..."

Lenon, André Lenon 07/05/2022

Muito bom para entender alguns dos caminhos tortuosos que fizeram da medicina o que ela é hoje. Ótimo para introdução nesta área.

beatriz2029 06/11/2022

Leitura fácil, dinâmica e que serve mesmo para aqueles que não seguem na área da medicina, ou na área da saúde em geral. Ainda que pensem "ah, mas posso encontrar todas as informações separadamente na internet", eu recomendo, pois a abordagem e a forma como a escrita é desenvolvida é tão leve e envolvente que quando você menos perceber, já terá terminado de ler.

Hell 15/10/2020

Muito bom mesmo pra quem não é da área!
Achei esse livro tão interessante que me fez ter mais amor pela minha profissão! Mas as histórias são muito interessantes, só as 3 primeiras que não prendem tanto, mas são boas do mesmo jeito! É uma leitura bem leve, da pra ler uma 3 historinhas por dia, bem legal. Recomendo muito!!

Malu 17/01/2022

As histórias são muito bem contadas, dá para aprender muito. Adorei a escrita do autor. A divisão das histórias é ótima para ler aos poucos.

Lari 07/11/2022

Escrita didática e fácil para os leigos entenderem
Peguei esse livro para ler emprestado da irmã de minha cunhado enquanto passava o São João no interior. A pessoa que me emprestou está estudando para passar em medicina, eu nem nessa área atuo, contudo me recomendou a leitura e logo peguei o livro para passar o tempo. Tal foi a minha surpresa quando a leitura fluiu ao ponto de eu querer sempre ler mais um caso. O livros está dividido em capítulos em que um tema revolucionário da medicina é abordado desde como o problema era tratado antigamente para a descoberta revolucionária e seus impactos. Mesmo para alguém que não é da área, o autor escreve de uma maneira fácil, sem muito jargão técnico, que permite a compreensão do caso. Foi uma das grandes surpresas positivas que tive, adorei o livre e recomendo.

Seiji 09/02/2021

História da Medicina
Várias histórias, iniciando com a de Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, e passando por várias de outros médicos pioneiros em muitos tratamentos de saúde, que hoje são corriqueiros, mas em suas épocas tiveram que travar uma batalha contra as crenças que povoaram a mente das pessoas. Recomendo!

Adriana.Aquino 08/06/2021

Todo estudante de medicina e médico deveriam ler esse livro. Interessante relato de fatos pitorescos da história da medicina. O quanto essa arte evolui até os dias atuais

@livrosdeanna 14/04/2023

Amei
Gente eu AMO livros que contam histórias de medicina, e fatos reais que aconteceram há milhares de anos, de como as coisas funcionavam, com eram os tratamentos.
Esse livro é justamente sobre isso, conta como acontecerem certos marcos da medicina humana, primeiro transplante de órgão, primeira doação de órgão de uma pessoa viva.
Histórias incríveis, que faz você duvidar se realmente aconteceram.
Ri, fiquei chocada e me emocionei com algumas histórias.
São 30 histórias maravilhosas.
Indico demais para quem tem curiosidade sobre esses assuntos, e para quem não tem também porque é um livro muito divertido.
#livrosdeanna#amei#vestigio

Jose213 27/07/2023

Um livro bem interessante, que traz histórias incríveis de como a medicina foi evoluindo, a passos lentos - diga-se de passagem - e como esses avanços foram cruciais para termos acesso a saúde atual.

Paulo.Ricardo 22/02/2024

Gostei
Livro muito bom mostra como medicina ao longo do tempo foi evoluindo bem no início de tudo muito bom.