O Olho do Golem

Jonathan Stroud

Resenhas - O Olho do Golem

Dario.Cordeiro 04/01/2021

Trilogia
Este é o segundo livro da trilogia Bartimaeus. Não conhecia a obra desse autor, mas o primeiro livro foi muito divertido e bem elaborado. Vamos ver agora como ficou a continuação

Inlectus 06/12/2017

Bom.
Muita magia.

A.Z.Cordenonsi 01/02/2011

O djin sarcástico voltou
A Trilogia Bartimeus voltou, o djin sarcástico e irritante retornou no livro O Olho do Golem. O livro é mais denso que o seu predecessor (O Amuleto de Samarkand), mas não menos divertido. A sociedade dos magos é explicada em maiores detalhes, assim como seus devaneios opressores contra os plebeus (não magos). O livro é bastante maniqueísta: os magos são, na maioria, burros e maquiavélicos; os plebeus são altruístas. Nathaniel, o mago aprendiz, é que mais se aproxima de um dualismo mais realístico. Enquanto ele se divide entre a lealdade para com os seus, o rapaz sofre com suas próprias decisões. Para tirar o peso da história, o djin egocêntrico entra em cena para amenizar as duras decisões que os demais personagens precisam tomar, concentrando em si praticamente todo o lado cômico do livro.

Mari 06/09/2010

Bart, Nat e Kitty
É um bom livro!

Diferente do primeiro livro da trilogia, o qual só existem protagonistas "maus", neste segundo volume somos apresentados à Kitty.

Ela diferente dos nosso amados Bart e Nat, é verdadeiramente boa, se sacrifica por quem ama, e até por quem não ama!

Achei que não gostaria dela, por que nada é melhor do quel ler a narrativa irreverente de Bart:

"- Bartimaeus consegue tudo num abrir e fechar de olhos. -Mais uma vez, havia aqui um certo exagero, a menos que se tivesse um olho remeloso e particularmente reumático que demorasse muito a abrir."

Deixou muitas perguntas sem resposta, supostamente para serem respondidas com a conclusão. O Portão de Ptolomeu (Quem foi realmente Ptolomeu? - realmente queria saber, por quê ele parece ter sido a única criatura com que Bart já se importou!).

Bom, vou ler o último um dia desses e descobrir o que ainda falta descobrir! ^_~

Andréa Cisne 19/08/2009

Ri muito com Bartimeus
Segundo livro da série, Bartimaeus mais uma vez é perturbado pelo mesmo garoto, Nathaniel. Este, por sua vez, ordena a Bartimaeus que desmantele a resistência, coisa que Bartimaeus reluta em fazer, afinal ele odeia receber ordens, lançando boas respostas em relação ao seu amo adolescente, além de adorar tirar um sarro da aparência do garoto que acaba vez ou outra trocando juízo com o demônio. Bartimaeus pode assumir qualquer forma, desde uma linda mulher a um simples inseto, e usa isso a seu favor para passar incógnito pelos humanos que não usam lentes de contato especiais para enxergar em outros planos (que revelam a real forma de um demônio). Ao saberem dos problemas com um Golem, entram de cabeça com planos de resolverem este caso. Kitty, uma bela garota entra em cena, ela é da resistência (não praticantes de magia) e fará de tudo para violar a tumba de um grande mago e roubar suas relíquias mágicas para usá-las contra os próprios magos.