Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Siliane.Ferrari 13/04/2024

Desmistificando as teorias conspiratórias
Livro didático, explicando o surgimento das teorias conspiratórias e trazendo os contrapontos (seguindo fatos e a ciência) para mostrar o motivo de não fazerem sentido. Gostei muito da leitura, os autores trazem alguns pontos de humor, para tornar a leitura mais tranquila e parecer uma conversa entre amigos. Aquelas conversas em que aprendemos muito. Sério, leia!

Vitor Hugo 14/03/2024

O IDIOTA DESNUDADO

Em nosso tempo de pós-verdade, no qual emoções e desejos pessoais tomaram o lugar dos fatos objetivos, a obra do simpático casal Ana e Álvaro, do canal Meteoro Brasil, publicada em 2019, continua atual e relevante.

O leitor, após uma introdução, acompanhará, em 24 capítulos, teorias conspiratórias explicadas desde suas gêneses, bem como a necessária refutação argumentativa das baboseiras e distorções que compõem as respectivas teorias idiotizantes.

Trata-se de um contraponto elucidativo às teorias conspiratórias desenvolvidas por aquele que foi chamado de "guru do bolsonarismo", que continua, mesmo morto, provocando muitos estragos por aí.

É essencial compreender que as atuais formas de comunicação (internet e suas mídias sociais) - que "sequestram" com técnicas psicológicas as pessoas (valendo-se de dopamina e desejo de validação) -, casam-se com a forma deliberadamente mentirosa de exercer política pela extrema-direita no Brasil e mundo afora.

Eis o ponto: a política se valendo das tais teorias conspiratórias e do afastamento da realidade. Sim. Porque se seu tio defendendo a terra plana no churrasco de domingo é apenas engraçado, um biltre comandando uma nação em plena pandemia pode ser trágico, como se provou no Brasil recentemente.

Lastimável, apenas, que o idiota do título dificilmente lerá o livro, sendo mais provável que queira vê-lo arder no fogo (da ignorância).

Por fim, de se destacar os vários materiais extras sugeridos ao leitor, sejam documentários, filmes, livros ou jogos. Aliás, recomendo sobremaneira que se assista ao documentário Hipernormalização, de Adam Curtis, disponível no YouTube.

Giovanna317 25/01/2024

Título autoexplicativo
Como pode as mentes "emburrecerem" e se tornarem bestializadas a ponto de acreditarem em teorias da conspiração absurdas? É sobre tal tema que este livro se refere, como alguns grupos utilizam o medo para arrecadar seguidores através de lavagem cerebral, temas e temas explicam a importância de está sempre buscando conhecimento para não se deixar cair em armadilhas preparadas pela oratória de pessoas que estão atrás de poder e usam o ponto fraco da mente das pessoas para conquistá-lo. Mais do que uma crítica, nos alerta a sempre ocupar a mente com bases verdadeiras.

GabrielGobbo 22/01/2024

Eu gostei de como o livro foi escrito, você pode ler os capítulos em sequência (como eu fiz) ou de forma independente. Ainda assim os capítulos se conectam em alguns pontos e eu recomendo ler todos eles, algumas teorias de conspiração aboradadas se sustentam umas nas outras. Cada capítulo é como um verbete de uma ideia muito doida pra gente que está lendo, mas que precisamos entender se quisermos criticá-las e combatê-las. Outro ponto interessante e diferente são as recomendações ao fim de cada capítulo que vão além de outras leituras, os autores sujerem tanto livros como jogos, filmes e documentários que podem nos levar a aprofundar o tema sob outros pontos de vista e com outras interações. Eu com certeza recomendo a leitura se você quiser entender de forma crítica as ideias conspiratórias que vemos em muitas conversas hoje em dia.

Mariana 11/12/2023

Livro maravilhoso, com uma leitura leve e até divertida sobre temas tão diversos. Muito bom, recomendo a todos!

Salim 01/12/2023

Desmascarando
Entre as diversas teorias conspiratórias desmascaradas no livro temos as clássicas "a Terra é plana ", "vacina mata", "mudança climática é balela", "Paulo Freire é um lixo"; além de outras nem tanto conhecidas (pelo menos por mim) como o "globalismo", "marxismo cultural", "Foro de São Paulo", etc.

Recomendo demais e aproveito para fechar com essa frase: "um problema desse momento histórico é o uso radical da mentira como ferramenta política."

Tai 30/09/2023

Sempre é possível aprender algo novo.
Mesmo sabendo a desmistificação de muitas teorias, o livro é bastante didático e elucidativo, me mostrou vários detalhes que antes eu não conhecia e explica facilmente como as coisas foram distorcidas e uma narrativa é forçada para que as coisas cheguem a esse ponto preocupante de ignorância humana. Muito bom, já esperando da equipe do Meteoro!

CharlesSouto 22/07/2023

Fã do canal fui testemunha de sua migração de tema, partindo de cultura pop para política.
Neste livro o Meteoro Brasil tenta de forma clara, objetiva e com muitas referências combater as mais populares teorias da conspiração e outras pequenas grandes mentiras dogmáticas com cara de verdade.

Tarefa corajosa.

Recomendo. mas só se você quiser (aliás, foi com eles que aprendi essa elegante e respeitosa frase).

Marcelo816 15/07/2023

Um recorte muito bem escrito da realidade sobre a desinformação em plena era da informação. Foi e ainda é bastante relevante.

Gerson 11/06/2023

Mesmo com a mudança de governo, a obra continua importante.
"Tudo que você precisou desaprender para virar um idiota", publicado durante o primeiro ano do governo Bolsonaro, trata (e desmente) uma série de teorias conspiratórias presentes na extrema-direita brasileira que impactaram o processo eleitoral de 2018 e que passaram a guiar as políticas públicas do novo governo.

Na extensa introdução, os autores discorrem sobre a ascensão da nova direita recorrendo para tanto a livros tais quais "Como as democracias morrem" e "Como funciona o fascismo". É uma espécie de contextualização da política atual para que em seguida haja o detalhamento das mentiras que compõem esse movimento.

Depois, cada capítulo traz uma teoria conspiratória: "globalismo", "vacinas não funcionam", "foro de são paulo" dentre outras. É explicada a origem de tais inverdades bem como os efeitos danosos que elas causam. Fica claro ao decorrer da leitura que o neofascismo só existe na base da distorção da realidade e do anti-intelectualismo.

O livro foi publicado em 2019 e agora em 2023, felizmente, há um novo governo. No entanto a ameaça antidemocrática e as teorias conspiratórias não foram derrotadas. Também persiste o formato das mídias sociais que fazem com que o usuário fique preso dentro da sua própria bolha. A título de exemplo, recentemente, durante a tramitação da "PL das fake news" começou a circular dentro das redes bolsonaristas a mentira de que tal projeto de lei iria censurar a bíblia.

Sendo assim, "Tudo que você precisou desaprender para virar um idota" ainda é importante, serve de alerta ao conscientizar o leitor sobre como as teorias da conspiração funcionam e sobre suas consequências nefastas.

Cristiane 10/05/2023

Leitura simples e bem explicadinha pra desmistificar um monte de tolice que mandaram pra vc pelo zapzap no governo do Pinóquio ?

Zorobabel 21/04/2023

Racionalidade
Livro apresenta todas aquelas teorias sem sentido e explica pq são sem sentido e que devemos sim ser racionais e não se deixar levar por esses detalhes e essas traquitanas disfarçadas de fake

Queila.Assis 03/04/2023

Que foi isso ? Amei ??
Bem pra começar é uma leitura sim, fruto do marxismo cultural e ponto hahahah. Trata-se de uma crítica a tudo o que significa Olavismo e escola perenialista, que eu nem sabia o significado da palavra, até então; é bem didático, explica muito bem sobre política, filosofia e ciências, a parte do Barack Obama é engraçada, mas tem outras partes surreais também, sempre tem né! É impressionante como conseguimos preencher as lacunas da nossa compreensão da realidade com ficções.

Gustavo603 21/02/2023

Meteoro
Muito bom, leitura simples e agradável. O livro apresenta uma série de obviedades para aqueles que prestaram atenção nas aulas do colégio, mas que precisam ser ditas e defendidas porque o mundo está cheio de lelé da cuca.
Uma das coisas que eu mais gostei são as indicações de obras no final de cada capítulo.