Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias

Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias Jefferson Costa

Resenhas - Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mariana113 12/12/2021

Incrivel a fotma que o Jefferson resgata sua ancestralidade e não apaga dela nenhuma vírgula. O livro e lindo e as músicas dão mais ritmo para a história.

Brenda.Lima 24/09/2023

Livro muito bom, me lembrei muito da infância no interior, acredito que essa dinâmica de misturar passado e presente atrapalhou um pouco a minha leitura, mas eu gostei!!

leandrobuas 22/01/2021

Uma visita a ancestraliedade do Jefferson
Baseado em lembranças coletivas e individuais, na oralidade, e em contos e ?causos? que são passados de geração em geração, Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias é um relato emocionante sobre a luta de pessoas reais vivendo uma vida duramente real. Acompanhe a trajetória de duas famílias às voltas com suas diferenças, tragédias e comédias, sonhos e perspectivas, construindo a sua história no sertão nordestino durante o movimento retirante da década de 1970. Ao introduzir um Brasil bem diferente daquele que se vê nas áreas urbanas, permeado pelo cangaço e negligenciado pelos que detêm mais privilégios, este quadrinho pinta com cores fortes e exuberantes muitas das características nordestinas tradicionais, como o folclore, os engenhos de cana de açúcar, os ?cabras machos?, a busca por rastros e pegadas de uma herança ancestral e as relações humanas que se desenvolveram em torno da cultura que ali se estabeleceu. Esta é uma das primeiras publicações a integrar o selo Original Pipoca & Nanquim, cuja proposta é oferecer ao leitor o que há de melhor no quadrinho e na literatura nacional, sempre com a qualidade editorial e o acabamento gráfico à altura das obras e do desejo dos fãs. Uma edição de luxo completa, com 224 páginas em cores, papel pólen de alta gramatura, capa dura com acabamento de papel linho e extras sobre a produção da obra.

Juuh 27/08/2020

A beleza em suas mais diversas formas
Uma narrativa cheia de diálogos deliciosos que me fizeram lembrar da minha infância, das histórias que meus pais, tios e avós contavam. E para completar, ilustrações de tirar o fôlego. Uma experiência única, um misto de beleza, dor e esperança. Uma obra de arte, sem dúvida!

Armando.Edra 27/10/2022

Que belas histórias o sertão têm!
Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias, de Jefferson Costa, me lembra os livros que eu lia na escola, como O Cortiço e Éramos Seis, onde o foco da história era retratar o dia a dia sofrida de uma família. A diferença é que nesta obra o foco não é na cidade grande, e sim no seco sertão nordestino, porém inundado de ricas histórias e cultura.

É estranho se pensar que a obra retrata um cotidiano que, mesmo sendo no Brasil, me faz sentir como se fosse um estrangeiro. Não digo isso por causa do sotaque, mas sim por conta dos costumes/tradições tão diferentes das quais eu aprendi no Rio de Janeiro.

Talvez seja essa sensação de "estranheza" que resulta na criação de uma história tão cativante e instiga, pelo menos a mim, a conhecer mais sobre a cultura nordestina.

O trabalho narrativa e gráfico de Jefferson Costa que conta relatos seus, de familiares e conhecidos nesta obra, é sublime. Sem contar o acabamento editorial da Pipoca & Nanquim que é um espetáculo.

A HQ vale 5 estrelas, mas como eu sou chato e não curto múltiplas linhas temporais dentro de uma história, mesmo que aqui elas são até bem resolvidas, acabei tirando meia estrela da minha nota.

Lary 14/01/2023

Nosso país é uma imensidão de riqueza cultural e histórica
Nessa HQ Jefferson Costa faz um trabalho emocionante, onde ele explora toda a individualidade do ser humano, sua identidade e principalmente suas origens. Entender o passado é imprescindível para a construção de um presente e futuro melhor.

Assim, Jeff faz um relato pessoal sobre sua ancestralidade, sobre suas raízes e de onde vieram e de como ele se tornou quem é hoje, isso, graças à todas essas pessoas que existiram em sua história de vida. Ele conta com uma arte maravilhosa e viva.

O Brasil é uma imensidão de riqueza cultural, são diversos povos que deram origem ao país que é hoje, saber apreciar essa diversidade é parte do cuidado de nossas heranças históricas.

Felipe HQs e Mais 08/12/2023

Uma colcha de retalhos de memórias e tradições
Uma colcha de retalhos é algo belo e instigante. Como pode uma montoeira de pedaços de tecidos compor um material tão bonito?

'Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias', quadrinho da editora Pipoca & Nanquim, tem em suas guardas - aquelas páginas iniciais e finais de uma obra - coloridas colchas de retalhos, que nos contam o que leremos a seguir.

Jefferson Costa, já conhecido por seus trabalhos nas Graphics MSP de Jeremias, traz em 'Roseira' uma linda colcha das histórias de seus pais e avôs. Ambientada na rotina da vida na roça, nos sertões do nordeste, 'Roseira' é uma delícia poética de se ler.

As falas, escritas com a fonética de variados sotaques, trazem o leitor pra perto do cotidiano dos personagens, de suas histórias e suas tradições. Eles nos contam suas histórias, de uma forma não linear, em um quadrinho que emociona aqueles que já tiveram a chance de viver em pequenas cidades, com uma vida mais simples e mais ligada à natureza.

Elogiar os desenhos de Jeff é chover no molhado (aliás, que forma linda ele encontrou pra retratar a chuva!), então vou te convidar pra ver as cores desse gibi. As águas do rio, o entardecer, tudo na roça que o autor traz ao papel é lindo!

Os retalhos das memórias e das histórias de Jefferson são costurados em uma colcha digna de figurar ao lado das melhores obras do quadrinho nacional! E você, já leu essa HQ? Conta aí e me siga lá no Instagram: @hqsemais

Caroline 26/03/2023

Lindo. Jefferson me presenteia com memória das minhas famílias que não tive contato do Ceará. Não são as histórias deles em exatidão, mas é o mesmo lugar, com os mesmos personagens, com a vivência da sobrevivência que apenas o povo nordestino carrega.

Gabriel 21/03/2020

História em arte
Como posso saber de onde venho se a semente profunda em não toquei...
Jeferson nos leva a buscar nossas sementes

Rodrigo.Calza 12/05/2023

Uma HQ com uma história linda que busca encontrar e manter viva as raízes do povo nordestino em uma terra sofrida, e ao mesmo tempo alegre!
Uma HQ que vc tem que ler com muita atenção para não se perder nas idas e vindas do passado e futuro! Mas que vale muito a viagem!

Ísis 21/02/2021

Raízes
Essa leitura me fez refletir sobre a importância das nossas raízes. Dos nossos ancestrais. Uma linguagem riquíssima, com muita cultura e emoção!

Nessa 08/03/2024

Há meses , quiçá anos na minha prateleira me apaixonei por sua estética logo pela capa.

Uma HQ muito bonita , com desenhos muito bonitos e o texto verdadeiro , podendo ter acontecido a qualquer família que conhecemos.

Vale estar na coleção e a leitura foi um prazer

Dango Yoshio 09/12/2022

Um patinho se coçano
Queria ter essa sensibilidade que Jefferson tem de contar histórias. Parece até mágica o jeito que ele coloca as coisas no papel e transforma em um mundo novo que a gente mergulha de cabeça. A arte parece viva nas páginas.

A partir de histórias de sua família, Jefferson constrói narrativas que acontecem ao mesmo tempo, no presente e na lembrança, no que foi e no que vai vir, como se fosse alguém lembrando causos da vida. Começa aqui, lembra de outra coisa, e essa coisa lembra outra coisa e que faz voltar pra primeira...

Uma viagem ao passado para nos ajudar a entender o presente, conhecer quem veio antes de nós para conhecermos a nós mesmos.

É uma colcha de retalhos que nos mostra as histórias dessa família com todas as suas conquistas e dificuldades, misturando realidade com poesia.

Gustavo 26/03/2024

Decepcionante
Fui com uma expectativa alta nessa obra, pelo fato do PN vender muito bem seu materiais. Pontos positivos é a carga de informações do interior do Brasil que é passado na obra, muito bem colorido e com uma ilustração que combinou. Ponts negativos são as história... Talvez elas funcionem melhor sendo narrada por uma pessoa, que pode mudar a intonaçao da voz, fazer caras e bocas, mas no papel ficou entediante.

Giovani 09/02/2023

São narrativas geracionais, individuais e ricas em cultura, mostrada não só nas narrativas como nas falas, que entregam todo sotaque que tem direito. Tudo embrulhado numa arte linda e detalhada. Obra lindíssima!

1 | 2 | 3 | 4 | 5