Antes de Outubro

Antes de Outubro Graciele Ruiz

Resenhas - Antes de Outubro

Laura.Oliveira 27/01/2024

Merecia um desfecho melhor
Antes de outubro começa como uma leitura clichê e desencadeia em uma história bem pesada, que se desdobra sobre os temas de assédio, 3stupr0 e p0rn0 de v1ng4anç4 através da personagem Yasmin, que é a vítima de toda essa situação.
Com capítulos que se passam ao longo de um mês de outubro, a gente acompanha Yasmin conhecendo dois rapazes, Tiago e Victor, e, apesar de ela se interessar à primeira vista por Tiago, é com Victor que ela acaba se envolvendo e as coisas saem do seu controle.
O livro é bem objetivo sobre o que pretende. Ele inicia quase como um romance clichê bobo, mas logo se torna extremamente angustiante. Ao se aprofundar nos sentimentos e ações da personagem diante de tudo pelo que ela passa, a autora nos dá um panorama bem melhor do que outros livros jovens que se propõem a falar da mesma coisa, mas eu sinto que, ainda assim, acabou faltando algo.
Eu senti que faltou um embate mais direto entre a Yasmin e seu abusador ou, pelo menos, algo que nos desse a certeza do que realmente aconteceu com ele, pois, apesar de haver uma denúncia, a última menção do personagem é com ele cometendo outro crime e então o abusador desaparece da história. Além disso, acho que também faltou um embate entre a Yasmin e a Bianca, pois a participação da garota nisso ficou extremamente jogada.
Enfim, foi quase como se a parte realmente importante do livro tivesse sido solucionada de qualquer jeito em prol de um romance mais jovem e saudável, o que não é errado e não me fez desgostar do livro, mas ele teria sido MUITO mais proveitoso se tivesse se desdobrado mais nos pontos fortes da trama.

Atila Jr. 18/01/2023

Difícil e Necessário
Uma das coisas que mais gosto na literatura é como ela nos permite vestir outras peles... “viver outras vidas”, sendo um leitor do sexo masculino é realmente muito difícil (provavelmente impossível) compreender como mulheres se sentem em determinadas situações e mesmo assim li todo este livro com um nó na garganta e um sentimento de angustia incessante.
O livro trata de assuntos muito pesados (especialmente estupro e relacionamento abusivo) de maneira bastante “crua” e a forma como a protagonista vive tudo isso é ao mesmo tempo de dar dó e raiva por saber que ela sabe o que precisa fazer, mas simplesmente não consegue.
É uma leitura difícil porém necessária, mas recomendo atenção aos gatilhos.

Miih.... 19/07/2022

Antes de outubro
Um livro com tema pesado.... Mas com uma escrita que flui bem...

Acredito que senti falta de algo mais.... Mas no geral o livro é muito bom ??

Evelim 11/01/2022

Comecei a ler o livro sabendo que abordaria um tema pesado, e realmente foi.
Apesar disso a escrita fluida ajuda muito, o q nos mantém imersos na leitura.
Senti falta de algumas coisas, e mudaria outras, mas é um livro muito bom, q trata de tematicas necessarias!
Se for ler vá com cuidado sabendo dos gatilhos!

Andressa921 29/12/2021

Antes de outubro é um livro carregado de gatilhos, sobre relacionamento abusivo, depressão, medo, abuso psicológico.

Eu senti que a autora soube trabalhar bem a temática, de forma responsável, sem romantizar os abusos que a personagem principal sofria.

É uma história forte, onde podemos de fato imaginar e perceber que situações como a que a Yasmin passa de fato acontecem na vida real, podemos ver noticiadas nas mais diversas mídias hoje em dia.

Acompanhamos a força que Yasmin precisa ter para superar as situações que ela passa, faz refletir sobre os julgamentos que pessoas que sofrem abusos, que estão nessas situação de vulnerabilidade acabam sofrendo, por acharem que estão ali porque desejam, porque querem.

Não é um livro para qualquer pessoa ler devido aos diversos gatilhos que possui, mas é uma leitura muito forte e válida de ser realizada.

Laysla 16/12/2021

Muito bom ?
O livro aborda temas muito importantes e que deveriam ser discutidos mais vezes,achei a personagem uma das mais fortes que eu já li e a história mesmo sendo difícil de ser lida,ela também é necessária,a autora soube escrever uma história e uma personagem muito forte ??

Isabela.Rechiguel 10/12/2021

Bom...
Uma história que trata de assuntos delicados e alguns gatilhos.
Senti várias emoções no decorrer da leitura, mas acho que raiva se sobressaiu dentre elas, pois é incrível pensar como infelizmente tantas mulheres passam por isso atualmente e não conseguem sair desse buraco sem fundo.
Essa obra me fez entender pelo menos um pouco do que se passa na cabeça de uma pessoa em relacionamento abusivo e acredito que seja de suma importância esse livro ser mais falado simplesmente para poder mostrar ao público um pouco dessa realidade.
O final achei super corrido, faltou algumas informações que fiquei me perguntando o que aconteceu depois e por isso não dei uma nota muito satisfatória.

Angélica 14/10/2021

Incrível
“Não eram raras as vezes em que esquecia o mundo à minha volta por estar entretida com um bom livro.”
Queria dizer que eu devia ter lido antes esse livro haha! Sabe aquele livro que você tem faz tempo e vai deixando para ler outra hora? Pois é, e como sempre quando terminei a leitura, pensei eu devia ter lido antes haha!
Meu primeiro contato com a autora e já me apaixonei! Com uma escrita leve e extremamente fluída (li em um dia) a Graciele nos transporta para dentro da história, aqui sentimos tudo junto com a protagonista, suas dores, agonias, seu sofrimento e suas alegrias.
Yasmim é adolescente, o que já não é fácil, ela conhece um rapaz em uma festa, eles vão se conhecendo e ela achando que seria tranquilo, até que tudo acontece, ela sofre abuso.
Já me apaguei a Yas no início do livro, ela é aquelas personagens que você ama, tudo o que ela passa traz muitas inseguranças e medos para a sua vida.
Tiago é um fofo, um garoto incrível, que faz de tudo ao seu alcance para ajudar a Yas, a conversa entre os dois é tranquila, fácil e divertida.
O que me deixou bem triste durante a leitura, foram os pais da Yas de não perceberem o que estava acontecendo com ela, era só olhar para ela! E acho que por isso, livros assim são importantes, para percebermos os sinais, e prestarmos mais atenção. Victor, não tenho nem o que falar, é um ser desprezível.
O livro possui gatilhos para abuso. A autora aborda o assunto de forma delicada e focando mais na recuperação da Yas, mostrando que sim, há esperança e gostei muito da forma como a Yas consegue se reerguer.
“Você tem que resolver isso dentro de você, se fortalecer por dentro. As pessoas vão continuar te atacando, independentemente de você se esconder aqui ou não, a diferença será como você vai reagir ao ataque delas.”
Aaaaah e a playlist desse livro, é simplesmente incrível!

site: @cantinhode_leituras

Isabelle @juntandocapitulos 13/10/2021

?? Aviso de gatilho ???
- estupro?
- relacionamento abusivo?
- revenge porn?
?Antes de outubro? foi uma grande surpresa pra mim. Por conta de um spoiler que me deram, já comecei o livro esperando por algo, mas recebi uma pancada completamente diferente. Diferentemente de outros livros, com tema principal relacionamento abusivo, eu não me apaixonei pelo agressor, não gostei dele desde o princípio e em mim veio aquela clássica duvida: ?porque ela aguenta isso??. A resposta não é simples, nunca foi e nunca vai ser. ?
A vítima não escolhe ter a vida sugada de si.?
Ela não escolhe passar por esse tipo de dor.?
Afinal, quem escolheria? ?
?Antes de outubro?, além de toda a dor, me deu um sentimento completamente novo. De saudade do colégio. Me vi muito representada pelo colégio da protagonista e lembrei de muitas experiências que vivi muitos anos atrás. Nenhum livro conseguiu captar tão bem o meu ensino médio como esse.?
A escrita da Graciele é leve, e muito fluida e o fato de ter uma trilha sonora tao incrível só engrandeceu a leitura, consegui ler em menos de dois dias.?
Com tudo o que o livro aborda, acho que o tema que se destaca é a questão da culpabilidade da vítima. ?
A culpa sempre é da mulher. Não importa a situação. A pergunta sempre vem. Seja da sociedade, seja da própria vítima. ?
?Talvez eu não devesse ter usado essa roupa? ?
?Eu provoquei? ?
?Eu estava bêbada? ?
Como se alguma dessas situações justificassem alguem violar seu corpo, sua alma. Acho importante dizer que a vítima muitas vezes não tem saída. No caso da Yasmin, o revenge porn entra com força nas escolhas feitas por ela. ?
Se você já passou por algo do tipo. Se ja se sentiu ameaçada sexualmente ou verbalmente pelo seu parceiro ou por qualquer pessoa. Denuncie. Não indico esse livro pra todas as pessoas, por conta de todos os gatilhos, mas é bom pra nós colocarmos no lugar de outras mulheres e aprendermos a ter um pouco mais de empatia.?
Você só tem uma vida pra viver, não deixe que qualquer alguém tire de você a vontade de vivê-la.?
Disque 180 - Atendimento a mulher?
Disque 100 - Disque Direitos Humanos?

ninha 22/04/2021

Pensa num livro dificil pra mim. Ele é otimo lindo mas tem muitos gatilhos. Tive um victor na minha vida. Graças a Deus me livrei dele antes de chegar aos estremos. Cada vez q ele entrava em cena eu quase tinha um ataque lembrando do meu passado. So o final q deixou a desejar. Nao contou o q aconteceu c o victor e isso me deixou mal. Playlist maravilhosa.

Andre392 20/04/2021minha estante
Meu Deus Tati, esse livro deve ser superpesado. Chega senti a aflição ??

Tatiana 20/04/2021minha estante
Simm, é bastante! A metade é desesperadora e angustiante. Mas a autora conseguiu terminar de maneira mais leve e feliz (que foi um alívio).

mari 11/03/2021

Ler esse livro foi muito duro e cruel para mim, mais de uma vez pensei que não ia conseguir encerrar a leitura, mas eu precisava de um final feliz, não podia terminar com a história ao meio, queria ver a Yasmin superando tudo pelo qual estava passando, e apesar de muitas vezes agonizante a leitura valeu muito a pena, tive certeza disso quando me encontrei no final do livro completamente feliz pela Yasmin. Infelizmente esse livro ainda representa a realidade de muitas garotas, é triste saber de tudo isso, é triste ver o medo consumindo a Yasmin, a depressão, é triste ver ela destruída por um causa de um homem, e ainda ver como ele fazia tudo aquilo com ela com tranquilidade, me enojou tanto tudo isso. Esse livro é forte e cheio de gatilhos, mas se vc puder e se achar capaz, leia.