Antes de Outubro

Antes de Outubro Graciele Ruiz

Resenhas - Antes de Outubro

Miih.... 19/07/2022

Antes de outubro
Um livro com tema pesado.... Mas com uma escrita que flui bem...

Acredito que senti falta de algo mais.... Mas no geral o livro é muito bom ??

Leticia 15/10/2020

Crua e verdadeira
Antes de Outubro é uma história forte, crua e real sobre uma realidade que milhares de mulheres vivenciam. Eu senti o meu estômago doer em vários momentos do livro de tão verdadeira que as palavras nesse livro são.

O estupro, o relacionamento abusivo, a depressão, o medo... Todo o processo foi perfeitamente descrito, é uma história importante, que todos deveriam ler, mas que nem todos possuem estômago.

Ver a mocinha crescer e ter o tão esperado final feliz me deixou com um sorriso bobo pelo resto do dia. Esse livro é apenas esplendido.

Laysla 16/12/2021

Muito bom ?
O livro aborda temas muito importantes e que deveriam ser discutidos mais vezes,achei a personagem uma das mais fortes que eu já li e a história mesmo sendo difícil de ser lida,ela também é necessária,a autora soube escrever uma história e uma personagem muito forte ??

ninha 22/04/2021

Pensa num livro dificil pra mim. Ele é otimo lindo mas tem muitos gatilhos. Tive um victor na minha vida. Graças a Deus me livrei dele antes de chegar aos estremos. Cada vez q ele entrava em cena eu quase tinha um ataque lembrando do meu passado. So o final q deixou a desejar. Nao contou o q aconteceu c o victor e isso me deixou mal. Playlist maravilhosa.

Andressa921 29/12/2021

Antes de outubro é um livro carregado de gatilhos, sobre relacionamento abusivo, depressão, medo, abuso psicológico.

Eu senti que a autora soube trabalhar bem a temática, de forma responsável, sem romantizar os abusos que a personagem principal sofria.

É uma história forte, onde podemos de fato imaginar e perceber que situações como a que a Yasmin passa de fato acontecem na vida real, podemos ver noticiadas nas mais diversas mídias hoje em dia.

Acompanhamos a força que Yasmin precisa ter para superar as situações que ela passa, faz refletir sobre os julgamentos que pessoas que sofrem abusos, que estão nessas situação de vulnerabilidade acabam sofrendo, por acharem que estão ali porque desejam, porque querem.

Não é um livro para qualquer pessoa ler devido aos diversos gatilhos que possui, mas é uma leitura muito forte e válida de ser realizada.

Andre.28 20/04/2021minha estante
Meu Deus Tati, esse livro deve ser superpesado. Chega senti a aflição ??

Tatiana 20/04/2021minha estante
Simm, é bastante! A metade é desesperadora e angustiante. Mas a autora conseguiu terminar de maneira mais leve e feliz (que foi um alívio).

Brenda 20/02/2020

melhor do que estava esperando
Foi um um livro bom, melhor do que o esperado.
Yasmin precisa se tornar uma garota incrivelmente forte depois de tudo que passou. Achei que algumas vezes ela ficava irritada com quem não merecia e estava simplesmente tentando ajudar, mas como no momento ela recém havia descoberto que uma coisa horrível tinha acontecido é compreensivel.
Tiago é um amor de pessoa, sempre prestativo e (com exceção de uma vez que ficou irritado) muito compreensivo.
Também adorei a Caroline - mil vezes melhor que Bianca (que garota insuportável). E sobre o Victor, nojo é a palavra que define.
Uma coisa que gostei muito foi o amor de Yasmin por livros e as músicas maravilhosas a cada capítulo.

"Não eram raras às vezes em que esquecia o mundo a minha volta por estar entretida com um bom livro." (Capítulo 1)

Antes de começar a leitura estava muito empolgada com o livro, li resenhas ótimas sobre ele, mas no início do livro achei que iria me decepcionar, pois estava achando tudo muito parado e a escrita não estava me prendendo.
Mas assim que fui lendo os outros capítulos, percebi que é um livro bom que trata de assuntos muito delicados como relacionamento abusivo, estupro e Yas ainda acaba tendo várias mentiras espalhadas sobre ela (de quem ela nunca esperaria algo assim).
Foi um livro muito bom e que me emocionou muitas vezes.

Mands 11/04/2020

Realidade nua e crua
O livro conta a história de Yasmin , uma adolescente normal que tem uma melhor amiga , um crush e um amor imenso pelos livros , tudo muda quando um acontecimento faz sua vida virar de cabeça pra baixo.

No começo eu realmente achei que ia encontrar um livro totalmente clichê e fofinho , não se engane pela capa porque ele é totalmente ao contrário do que aparenta .

Senti diversas emoções enquanto estava lendo , mas a principal foi : angústia , a autora utiliza muito bem as palavras para descrever os sentimentos da protagonista e em certos pontos ficamos tristes por ela .

Todos os personagens foram bem inseridos na história , nem um deles tem uma participação insignificante e foram bem elaborados .

Esse livro além de mexer com o psicológico , nos apresentar uma história com cicatrizes profundas , também nos ensina várias coisas que infelizmente faz parte do nosso mundo .

Simplesmente perfeito.

Rittaoliveira 25/09/2020

Impactante
O livro possui diversos gatilhos, então já deixo avisado caso se interesse em ler.
No entanto, apesar de precisar parar e chorar em alguns momentos, o livro é incrível, as cenas se encaixam, os personagens também, e o roteiro flui...
Senti falta da citação dos nomes dos livros e da série.
A edição também apresenta alguns erros, mas dá pra acompanhar a história tranquilamente.
Devido a isso, não dei 5 estrelas. Mas o livro é digno.

Cris 29/10/2020

Necessário
O coração fica disparado a cada página, o medo que Yasmim passa é transmitido para nós leitores.

Quando a história muda de rumo, levamos um susto, fiquei encantada com a escrita jovem e direta, e sem contar nas músicas que são mencionadas.

Karina 24/02/2021

Aflição
Aflição é a melhor palavra para eu descrever como me senti lendo essa história.
Yasmin é uma jovem e estudante do Ensino Médio que vê sua vida virar de cabeça para baixo após uma festa que ela vai com amigos da escola. Lá ela vai conhecer Victor que de primeira vista parece um bom rapaz e se interessa em Yasmin, e começa a fazer de tudo para que ela saia com ele, eles acabam se envolvendo e um dia Yasmin é estuprada por Victor, ela se sente culpada mas não sabe o que fazer, quem vai acreditar nela? Ela estava bêbada, pediu por isso né? Yasmin se mete numa roubada com a extrema manipulação de Victor na sua mente e vida, onde ela a estupra duas vezes e faz ela se achar a errada e ainda a ameaça com vídeo íntimo que ele gravou caso ela queria larga-lo.
Como se já não bastasse, sua melhor amiga na escola a afasta após um desentendimento e ainda cria um perfil para difamar bastante Yasmin, sendo ela agora conhecida como uma puta que sai com vários garotos e dá para qualquer um.
Esse livro me baqueou de várias formas, adorei a forma como a autora tratou o relacionamento abusivo e o estupro com simplicidade mas ainda assim denota-se a dor passada pela protagonista que transporta para o leitor. Eu gostei bastante desse livro, mas ele precisa de uma revisão pois está com uns erros de digitação, fora isso ele é bem simples e até necessário pra quem gosta de ler sobre o tema mas sem ser pesado demais.

Leitora 02/12/2020

Difícil, porém necessária
É uma história de dor, luta e superação.

No livro é retratado um relacionamento abusivo, e são mostrados indícios desde os mais "leves" até os mais graves.

É uma leitura angustiante, pois você se sente na pele da protagonista, com as dores dela, os medos, as inseguranças... é uma carga emocional enorme.

A leitura é fluida, a escritora é brasileira, vale muito a pena.
Infelizmente é um conhecimento necessário, e {nunca passei pelo mesmo para dizer com certeza } mas é muito bem construído e feito para entender claramente os erros do abusador.

Brunayhr 13/03/2020

Tema bom
O livro é razoável, existem melhores com o mesmo tema.

Ana 21/08/2020

Motivos para ler ou não
Para você que caiu de cabeça nessa capa linda, não se engane, não é um romance fofo de um casal que se conheceu e começou uma amizade e logo em seguida se tornaram namorados. NÃO!
Você que está lendo essa resenha, tenho algumas perguntas que podem conter ou não um spoiler sobre o que se passa nessa história, você ainda quer continuar a lendo?
Farei 3 perguntas....

1) Você já sofreu ou ainda sofre algum tipo de trauma?
2) Você já "teve um amigo" que ele (a) eram tóxicos?
3) Você tem alguma amizade que surgiu em um momento complicado da sua vida? E ele ou ela ainda é seu amigo independente do seu gênero?
Essas perguntas devem ser refletidas, pois nossa protagonista passou por todas as etapas de um trauma que ninguém deve passar, que foi estupro e abuso psicológico, além de ser difamada por uma pessoa que achou que fosse sua amiga.
Yasmin é uma adolescente de 16 anos, que ama séries e livros e com sua amiga Bianca eram invisíveis na escola particular que fica em Campinas-SP.
Até que um dia, quando nossa protagonista encontra o menino mais popular da escola Tiago e ele conversa com ela, é que a vida da nossa protagonista muda. Yasmin fica nas nuvens só por causa dessa conversa e não presta muita atenção no que acontece ao seu redor.
Mas tudo muda, quando Tiago convida Yasmin para uma festa e ela conhece seu pior pesadelo, Victor, um universitário que também estava na festa.
Até aqui você acha nada demais, duas pessoas desconhecidas conversarem e talvez ficarem, o pesadelo de Yasmin veio depois dessa festa.
Teremos abuso psicologico e sexual
Quando uma mulher fala NÃO É NÃO, não tem um sim
Se comporte como um homem que foi concebido por uma mulher e não importa o que aconteça, você nunca deve abusar ou tocar em uma mulher se ela estiver em um estado de embriaguez, VOCÊ como homem deve pedir ajuda para que essa mulher seja levada para casa ou um hospital, só
Amizade toxica, você deve se afastar, pois não faz bem a você, sabe o motivo? Essa amizade só quer sua companhia nos momentos bons, nos momentos tensos pra você, é bem capaz de virar as costas e ainda te acusar e colocar a culpa em você
Mas também temos aquelas amizades que chega em um momento que estamos precisando ainda mais de um conselho amigo válido, onde só quer o seu bem, porque vê você gritando por dentro sem a quem recorrer
Também podemos ter amizades de homens com mulheres, isso existe

O final é bem rápido, mas sabemos o que acontece

Mas com tudo isso, eu li esse livro muito rápido, pois a agonia em cada página era insuportável, ler/ver a agonia da protagonista e não poder fazer nada é horrível, por isso devemos conversar e insistir se uma pessoa que você conhece de repente mudar de comportamento, você deve saber o motivo, por ele existe

Ana Lícia - @livroedelirio 17/11/2020

Chorei horrores
Em relação a esse livro, não irei escrever um breve resumo sobre a história, pois acho que eu irei estragar toda a experiência do leitor, então irei colocar principalmente as minhas impressões sobre a obra.

Antes de tudo, eu queria muito avisar que esse livro contém muitos gatilhos e trata de assuntos bem pesados, porém importantes e que precisam ser debatidos. Entretanto, se você é sensível a temas como abuso sexual, relacionamento abusivo e exposição, cuidado. Esse livro é delicado, mas também é brutal principalmente porque aborda temas reais. Além disso, o livro também é descritivo em certas partes, e por isso nos coloca diretamente dentro das cenas. E nossa, isso me deixou muito nervosa!

A nossa protagonista, Yasmin, é uma adolescente incrivelmente forte. Ela passou por uma amizade tóxica e um relacionamento totalmente abusivo e todo o processo de superação, medo, receios e dor foi muito delicado e verdadeiro principalmente porque Yasmin pode ser a nossa irmã, vizinha, amiga e prima. E sim, dói muito pensar que isso acontece, mas o que podemos fazer para mudar isso? Esse livro me fez refletir muito sobre isso especialmente em relação a importância da escuta e também sobre como agimos quando nos deparamos com relatos de violência sexual e relacionamento abusivos. Ainda é preciso de muita conscientização e debates sobre isso.

Um outro ponto que me deixou presa a essa história foram os personagens. Todos foram bem construídos e eu durante a trama eu senti os mais variados sentimentos: compaixão, raiva, amor, nojo, desgosto etc. Além disso, a escrita da Graciele também é impecável e com certeza eu irei querer ler outras obras da autora.

Por fim, além de todos os temas pesados, o livro também traz muita esperança e foi impossível se emocionar!

site: https://www.instagram.com/p/CGk9sDkDJyN/