A invenção da África

A invenção da África V.Y. Mudimbe

Resenhas - A invenção da África

Marina 19/12/2023

A Invenção da África
Um leitura densa, caracterizada por um apanhado geral da perspectiva histórica de vários pesquisadores, missionários, filósofos, teóricos, antropólogos sobre a existência de uma filosofia africana e a qual categoria esse levantamento legitimam, ou não, esse conhecimento ?africanizado? O autor não só tece críticas às heranças colônias em termo de produção de conhecimento que permanece persistentes até hoje, como problematiza os discursos a respeito da África. O autor traz aspectos de vários estudos, artigos e livros, talvez isso deixa a leitura um pouco mais complexa, no entanto, Mudimbe é grande em seu pensamento e o livro é necessário quando se trata da epistemologia.

iarasiper 29/05/2023

ótima análise!
Da janela: livros universitários que a UFMA me fez ler e acabei gostando. tô enrolando de terminar esse livro há meses atrás, mas agora acabei porque preciso apresentar um seminário sobre ele. AHAHAHA.

enfim, aqui esse livro vai abranger uma perspectiva histórica que problematiza os conceitos e discursos que conhecemos como uma áfrica mitificada. de fato, essa ?desmistificação? feita por mudimbe são MUITO BOAS!

Samara.Rocha 07/10/2021

Bibliografia
Leitura para uma matéria da facul, sendo sincera a escrita do autor é muito ruim, ele não responde nada só da voltas e votas até o leitor esquecer qual foi o primeiro conceito introduzido.

Hugo.Lousada 18/06/2020

Ótimo
Esclarecedor a respeito de muita coisa. Observação: a tradução para o brasileiro foi em 2019 mas o livro foi escrito no século XX.

Felipe1503 09/11/2019

Boa leitura, porém difícil
A leitura foi um pouco complicada por ser minha iniciação na leitura de um filósofo africano e foi difícil a princípio aprender os conceitos.
Porém, ao longo da leitura tudo vai fazendo sentido e você percebe o quanto isso faz falta.