O Filho das Sombras

O Filho das Sombras Juliet Marillier

Resenhas - O Filho das Sombras

Lady Roquini 20/05/2009

Muitas e muitas vezes
Eu já perdi a conta de quantas vezes eu reli esse livro, eu acho ele completamente perfeito, adoro também o primeiro, a Sorcha é ótima e os irmão dela e o Red; todos são incríveis. Mas nada significa mais para mim do que o homem pintado, eu chorei o tempo todo nos seus momentos de dificuldade, eu acho que o amor dele e da Liadan a coisa mais perfeita que já passou pela mente de um autor.
Maju 23/03/2021minha estante
Achei que só eu fosse apaixonada pelo Bran/Homem pintando/Johnny

Alana Nunes 13/12/2022minha estante
SIIIM!!!!!!!!!!!!!! Falou tudo!!!!

Maju 23/03/2021

Meu livro favorito
Já li esse obra de arte pelo menos umas 6 vezes. Acho triste essa série maravilhosa não ser muito conhecida e mais triste ainda por ter poucos leitores pra comentar. Sem dúvidas a Juliet sabe nos criar personagens femininas fortes e nos fazer apaixonar por elas.
Obrigada Juliet Marillier por existir e criar essa belezura ??

@livrostasticos 29/07/2020

O Filho das Sombras é um seguimento digno de Filha da Floresta. É uma história lindamente escrita, comovente e emocionalmente impactante. No entanto, meus sentimentos de admiração por esta obra estão misturados com um pouco de decepção. A maior parte das pessoas que conheço que leram o livro acharam essa história tão notável quanto a primeira, e eu, definitivamente, achei que a primeira era uma história melhor. Então digo decepcionante, porque entrei nessa nova aventura esperando que ela fosse igualmente boa, se não melhor, que sua antecessora, e não o foi. Não que seja um livro ruim, de forma alguma.

O primeiro livro, Filha da Floresta, foi uma jornada emocional. Foi uma história sobre família, sacrifício, sofrimento, violência e força. Empurrou os limites da resistência, quase ao ponto de ruptura, até quando tudo o que eu queria era levantar as mãos em derrota por Sorcha e pedir a saída mais fácil, mesmo sabendo que a alternativa era perder tudo. Mas mesmo por tudo isso, a história foi linda, mágica e romântica. O livro me impactou profundamente e me deixou com o coração na mão.

Enquanto que o primeiro livro foi essa tempestade de emoções o segundo foi mais... calmo, talvez. Não me entendam mal, eu amei o livro; a escrita da autora é lindíssima, o enredo foi interessante e alguns dos rumos tomados no livro genuinamente me surpreenderam.
Porém, Liadan experimentou pouco ou nenhum crescimento ou desenvolvimento enquanto personagem. Desde o início ela já é uma personagem extremamente bem desenvolvida, uma protagonista modelo. Quase perfeita, muito embora não chegue a ser irritante por isso. Liadan é fiel, determinada, obstinada e muito sábia para a idade –o coração de Sevenwaters, como foi dito várias vezes no texto–, então foi decepcionante ver que sua personalidade não passou por muitas mudanças, apesar dos eventos que enfrentou. Em vez disso, seus irmãos, Niamh e Sean, são muito mais falhos e humanamente realistas do que Liadan, passando por estágios de crescimento muito mais drásticos do que ela, mas apesar disso, eles não se enquadram no suficiente da história e senti muita falta do o forte vínculo entre irmãos que é tão palpável entre Sorcha e seus irmãos.

De modo geral, este livro não tem a sutileza e profundidade do primeiro, mas, considerando todos os outros fatores, ainda era uma história muito boa. A escrita é forte, os personagens são fortes (embora um pouco perfeitos demais ou um pouco falhos demais), e a história em si é forte. O romance do livro também está entre as coisas que gostei. Liadan e Bran foram um casal interessante de acompanhar, o romance deles muito mais físico do que tivemos entre Sorcha e Red o que, honestamente, foi uma mudança muito bacana. Uma leitura fantástica, quero logo o terceiro!
Um livro na minha casa por Ariane 07/08/2020minha estante
Que resenha perfeita, expressou demais tudo aquilo que senti com essa leitura. Eu não gostei do final desse livro, achei vago demais, e sinceramente achei muitas tragédias durante a leitura, em especial para os irmãos que por tudo que passaram no livro um podiam ter tido um desfecho melhor, gostei muito da protagonista, ela é forte sem ser enfadonha, o romance é bonito, acredito que posso dizer que esse livro é bom, mas o problema foi ter me apaixonado tando pelo outro kkk

Ana Paula 07/01/2015

Perfeito!
Sorcha e Red tiveram três filhos, a Linda Niam e os gêmeos Sean e Liadam (nossa corajosa protagonista) que assim como a sua mãe nasceu com a habilidade de cura e de falar com os espíritos da floresta.
Este livro foi tão bom quanto o antecessor, Um livro cercado de mistérios, aventuras, perdas, renascimento, romance e magia. Fiquei feliz ao ler novamente sobre Red e Sorcha e de saber que apesar de tudo eles foram muito felizes!

Os mistérios que rondam o livro faz com que você não consiga larga-lo e este com certeza vai para minha lista de livros favoritos.

Juliana 22/01/2015

Pura magia e amor!
Novamente Juliet me fez chorar no trem indo ao trabalho. Assim como em "A Filha da Floresta", este livro não deixa a desejar. Apesar de ter menos momentos desesperadores do que o primeiro livro, os poucos que tem te prendem a respiração e faz teu coração palpitar! Chorei muito neste livro. Em diversas partes. Revelações surpreendentes, coisas do passado se desenrolando. E a precisão com que a autora detalha cada sentimento de cada personagem, é o que nos liga à história. Vc realmente sente cada alegria e cada angústia, principalmente de Liadan e Bran, o Homem Pintado.
Não vou me prolongar, mas é um livro que recomendo à todos.
Além do mais, é cheio de mitologia e magia. Ela cita com frequência os Deuses gaélicos dos Tuatha Dê Dannan, conta diversos mitos irlandeses. Tem muito da cultura celta, apesar de não ser um livro histórico/acadêmico. Há alguns equívocos em relação ao que se chama de "Celta", porém, levemos em consideração que este é um livro de fantasia. E estamos falando de Juliet Marillier, ela pode qualquer coisa

Nivea Ceroni 29/04/2023

Filho das Sombras
Quem conhece a história da Sorcha não consegue enxergar essa série de livros sem ela, mas quando a escritora é fantástica ela consegue trazer outro personagem tão forte e importante quanto o outro e fazer com que os leitores se apaixonem ainda mais por esses enredos. Assim conhecemos Liadan e nos despedimos de Sorcha.
Aqui conhecemos a força e a coragem de uma menina que só podia ser mesmo filha da Filha da Floresta.
E só para registrar, esse livro é ainda tão maravilhoso quanto o primeiro, que sempre será o meu favorito!!

Lore 04/04/2022

Eu esperava bem mais,a história é boa mas não chega nem aos pés da primeira , eu esperava uma história maravilhosa e o que eu ganhei foi uma mais ou menos

Thais 06/07/2022

Surpreendente
Consegue ser ainda melhor que o primeiro, recheado de tudo que eu amo em um livro de fantasia, e o final é convidativo para o restante da série. É simplesmente perfeito

Lili 12/04/2009

O Filho das Sombras é a continuação da história iniciada em A Filha da Floresta que com o mesmo ritmo e desenvoltura, prende totalmente a atenção de seus leitores. Juliet Marillier nos transporta num mundo fantástico tão real que no enlace de suas palavras eu por vezes sentia o mesmo vento balançando meus cabelos e a chuva caindo em seus magníficos prados na Sevenwaters. Lindo!

Isadora 28/06/2018

Podia ter sido melhor, né
Me envolvi com essa continuação e achei tão triste, tão sofrido... Essa autora não perdoa mesmo. Muita gente importante morre, sem dó nem piedade. Num momento você está com aquele personagem tão querido e no outro "puff" morreu. Não dá para fazer nada. Achei a carga dessa história bem triste e até menos romântica do que o primeiro livro. Por isso que para mim ele não superou a história da Sorcha.

Fiquei tão triste de ver como nenhum irmão da Sorcha teve um final legal... poxa vida... será possível... É só dor, sofrimento, perda, morte, tristeza.

O casal desse livro também só sofre, só chora, só se estabaca. E não teve nem aquele epílogo legal, para concluir a história, igual no primeiro livro. Senti que a história não teve um final completo, não contou a vida deles depois de terem tomado aquelas decisões. Esperava algo mais completo, mais interessante.

Eu gostei da história, queria chegar ao final, mas eu esperava bem mais dessa leitura. Fiquei com muita pena do Red também. Ninguém merece.
Um livro na minha casa por Ariane 07/08/2020minha estante
Na minha opinião preferia que tivesse acabado no primeiro mesmo, talvez deixando o final mais fechadinho, e dando um fim para os irmãos, pq do que adiantou todo aquele trabalho para no final todos eles serem infelizes, não entendi tb. Sobre o final desse sinceramente quando li não acreditei, fiquei virando a página pensando que estava faltando, perdi até o interesse com o próximo, ainda mais que reclamam muito da protagonista.

Luiza.Fisch 01/09/2019

Normalmente tenho medo de continuações, até pq o primeiro livro (Filha da Floresta) é o meu livro favorito da vida!
Mas este segundo não deixou nada a desejar! Conta a história de Liadan, a filha de Sorcha.
Liadan é como a mãe, tem a habilidade de falar com os espíritos da floresta, é uma verdadeira bruxa Celta!
Os Seres da Floresta avisam que ela deve permanecer em Sevenwaters, pois um terrível mal está a espreita para dominar as terras. Mas, diferente da mãe, Liadan é teimosa e não escuta os Seres.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Do outro lado temos Bran, um guerreiro misterioso que tem a metade do rosto tatuado com a imagem de um corvo. Este jovem é temido por todos por causa de uma antiga lenda sobre O Corvo. Bran sofreu vários traumas quando criança e ainda tem pesadelos com eles.
Liadan acaba sendo capturada pelo bando de Bran e os homens pintados. E logo os dois se apaixonam.
Mas eles sabem que não podem ficar juntos, pois Bran odeia e quer matar a família de Liadan. E Liadan não pode fugir com ele por causa da maldição da floresta...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu realmente amei essa continuação!

Tata 14/05/2020

Recomendo
Simplesmente amei.
Até chorei

Virginia 06/01/2022

O Filho das Sombras
Depois de ter lido "A filha da floresta", percebi que tinha que ler o resto da saga. Por isso, não perdi tempo e comecei logo a ler "O filho das sombras". Se o primeiro livro da saga foi bom, este foi ainda melhor. Mas calma, que já explicarei tudo.

"Histórias não são mentiras nem verdades, antes qualquer coisa entre as duas. Podem ser verdadeiras ou falsas, conforme o ouvinte escolhe, ou o contador quer."

O filho das sombras conta-nos a historia de Liadan, filha de Sorcha e Red, irmã de Niamh e gémea de Sean. Tudo parece tranquilo em Sevenwaters, as coisas não podiam estar melhores até que um dia tudo muda. Liadan, tal como o seu tio Finbar, possui o dom da Visão e começa a sentir que um grande mal está a despertar - um mal antigo que se julgava adormecido. O livro todo é construído nessa tensão. O filho das sombras é diferente do seu antecessor, pois encerra em si uma narrativa repleta de intrigas, reviravoltas e revelações chocantes.

O que eu mais gostei foi o facto de nos apresentar outras visões para a mesma história. Sim, o livro pode ser narrado na primeira pessoa, mas Marillier parece incluir muito mais as personagens secundárias dando-lhes uma maior atuação. Achei que todo o clima de tensão foi muito bem construído, sendo que, durante a leitura, eu criava teorias sobre o que iria acontecer e o que seria este grande mal (pessoalmente, acredito que seja a Lady Oonagh).

"Quando tiveres visto um pouco mais do mundo real, talvez aprendas que toda a gente é dispensável. Não há exceções, seja um ferreiro habilidoso, um guerreiro calejado ou uma rapariga curandeira. Sofremos, morremos e somos esquecidos. A vida continua."

Como eu já disse, as personagens secundárias adquirem uma maior importância neste livro. Aliás, são as personagens secundárias e as suas escolhas que afetam a protagonista e a guiam ao longo da história. Uma outra coisa que fica muito clara desde o início é que Liadan não é Sorcha - ela é uma personagem inteiramente diferente. Liadan é independente e teimosa, enquanto Sorcha era um pouco ingénua e mais passiva. Sim, as personagens secundárias podem ter a sua quota parte no desenrolar dos eventos mas são as ações de Liadan que os desencadeiam. A personagem não deixa que outros façam as escolhas por ela, nem se submete à vontade das Criaturas Encantadas; ela prefere decidir o seu próprio destino, mesmo que pareça errado para aqueles que ama.

E quanto ao "Filho das Sombras"? Se querem mesmo uma resposta a essa pergunta, sugiro que leiam o livro e procurem por vocês mesmos. Aviso já que não é o que vocês esperam.

"Não procuro fazer com que estas feridas desapareçam, como se nunca tivessem existido. Sei muito bem que ele há-de, sempre, transportas as cicatrizes. Não posso fazer com que o seu caminho passe a ser amplo e direito. Há-de haver sempre curvas, e lombas, e dificuldades. Mas posso segurar-lhe a mão e caminhar a seu lado."

Em suma, "O filho das sombras" lida com as consequências d'A filha da floresta, enquanto tenta explorar essa ameaça tão omnipresente.
Diana 24/12/2023minha estante
Vou lerrr!

Virginia 24/12/2023minha estante
Força que vale a pena :)