O ovo apunhalado

O ovo apunhalado Caio Fernando Abreu

Resenhas - O Ovo Apunhalado

Luana.Khetley 27/03/2024

Vou levá-lo comigo por muitos anos.

Naveguei por estas páginas por 30 dias consecutivos. Não sabia se seria capaz de terminar a leitura pelo simples fato de não suportar a ideia de ficar em abstinência.

Entretanto, agora irei explorar as outras obras do autor e em breve voltarei ao livro que me fez sentir o que eu já não sentia.

Dali 05/01/2024

Caio Fernando de Abreu me transporta pra vida profunda
Ganhei de uma amiga há muitos anos. Reli. Poxa! como é bonito o jeito do CFA de falar de sentimentos, descrever espaços e dizer sobre da vida como quem toma uma cerveja no boteco. Um brinde a ele!

Lucas1429 23/11/2023

Delirantemente sensível
Caio F. Abreu escreve de uma forma instigante, um véu de mistério envolve suas cenas-palavras, e este mesmo véu ele vai desvelando aos poucos, sem nunca revelar tudo. Isso é fascinante. Abre espaço para nossa magia interna transbordar e convergir com as cores que o autor espalha.

Cada história é única e inteira em si mesma; simultaneamente há um fio invisível que as conecta. Às vezes palavras que se repetem, ideias que se replicam, imagens que se fixam nas retinas da imaginação. Caio tem esse poder de nos encantar e nos fazer lembrar o porquê estamos ali.

Douglas Brilhante 12/11/2023

Esse é, cronologicamente, o segundo livro publicado do Caio Fernando Abreu. O próprio autor parecia não gostar mais do livro quando fez essa edição que eu li. Mas que representava o momento e maturidade na época em que escreveu.

Eu fico meio ?desconfortável? em dizer que não gostei de um livro de um autor que costumeiramente me inflexiona.

Mas.. Infelizmente, não gostei.. não consegui me conectar. Gosto da abstração, mas não em demasia. Um fluxo atrás do outro faz perder um pouco a conexão com algo palpável..

Alguns contos são razoáveis, a maior parte deles são menos que OK e alguns parecem repetidos.

Quase toda leitura é válida. No entanto, se você tiver uma lista, pode deixar esse lá para o final.

h4gatha 22/07/2023

Alguns contos muito bons outros bem mais ou menos. demorei mais q o esperado pra ler, mas curto muito o caio e as experimentações dele na questão estéticas são bem marcadas em o ovo apunhalado

Victoria.Olzany 25/04/2023

O que mais me chamou a atenção nesse livro de contos foram as várias (e pouco comuns) experimentações com a forma. Alguns exemplos: recuos para remeter ao visual de um vocábulo de dicionário (em "Gravata"); um parágrafo inteiro com somente dois pontos como única pontuação (em "Eles"); conversa entre dois personagens divididas em duas colunas paralelas (em "O Afogado", dando a impressão de que o diálogo se desenrola "um por cima do outro", os dois falando ao mesmo tempo).

Alguns trechos que me marcaram especialmente, do conto "Eles":
"E quando te ferirem, deixa que o sangue jorre enlouquecendo também os que te feriram."
"(...) e se isso que aconteceu é loucura, quem enlouqueceu foi o real, não eu (...)".

eu_vieiramanda 24/01/2023

Demorei mais do que o esperado, livro razoável, não gostei mas tbm não desgostei. É uma leitura tranquila, mas que não me prendeu.

Thiago275 23/01/2023

Sensível e afiado
O Brasil possui uma gama de autores que eu classifico como "intimistas", ou seja, que costumam escrever histórias que às vezes nem enredo têm, se passam na cabeça do protagonista, e nas quais podemos acompanhar os seus pensamentos, as suas opiniões, as suas lembranças.

Caio Fernando Abreu é um desses autores. O Ovo Apunhalado é um livro de 1975 (republicado com algumas alterações feitas pelo autor em 1984) que traz vinte e um contos. São histórias bem curtas, e a maior parte delas traz aquele tom ao mesmo tempo sensível e afiado que é a marca do autor.

Aqui, dois temas se destacam. Em vários contos, o protagonista entra em contato com uma criatura (um anjo? um extraterrestre? uma pessoa com poderes sobre-humanos? nada disso? quem decide é o leitor) e esse encontro se configura como um ponto de inflexão em sua vida e na vida de todos os que vivem ao redor. O final, claro, nem sempre é feliz.

O outro tema presente no livro é o tema da ausência, da nostalgia. Nessas histórias, o protagonista abre seu coração (para si mesmo) e depara-se com a falta de uma pessoa que já não faz mais parte de sua vida. Ficaram as lembranças e as palavras jamais ditas. São contos melancólicos e lindos.

Caio Fernando Abreu merece ser mais lido e conhecido, pois ele é muito mais do que as pequenas frases de autoajuda que vemos espalhadas na internet.

Com a palavra, a musa Lygia Fagundes Telles: " O que me inquieta e fascina nos contos de Caio F é essa loucura lúcida, essa magia de encantador de serpentes que, despojado e limpo, vai tocando sua flauta e as pessoas vão-se aproximando de todo aquele ritual aparentemente simples, mas terrível porque revelador de um denso mundo de sofrimento. De piedade. De amor."
Preciso dizer mais?

Destaque para os contos: Para uma Avenca Partindo, Do outro lado da tarde, Retratos, Oásis, Visita.

Marquinho 17/01/2023

Psicodélico, surreal e/ou abstrato?
No prefácio dessa edição, Lygia Fagundes Telles nos diz que não acredita na postura do Caio de construir os anticontos. Pelo contrário, ela afirma que ele é um dos poucos a possuir a paixão pela linguagem. Diferente de Morangos Mofados, O Ovo Apunhalado traz consigo toda as alucinações e desejos estéticos psicodélicos que maravilharam milhares de jovens (o livro foi pública em 1975 e escrito quando CFA tinha pouco mais de 20 anos). É um prato cheio para os leitores que buscam o diferente, o irracional, é a literatura em um de seus estados mais livre, mais louca.

Gus 06/01/2023

Redescobri Caio através desse livro, eu que já li vários livros e composições, me deparo com um auto diferente daquele que supostamente conhecia. Vejo-o intenso, místico, adorável.

arthur966 26/12/2022

repetindo nunca mais, nunca mais, e acreditávamos que um dia seríamos grandes embora aos poucos fossem nos bastando miúdas alegrias cotidianas que não repartíamos, medrosos que um ridicularizasse a modéstia do outro, pois queríamos ser heróicos românticos descabelados suicidas, porque era duro lá fora fingir que éramos pessoas como as outras, mas nos cantos daquele quarto tínhamos força sangue esperma, talvez febre e delirássemos juntos navegando na mesma alucinação que a matéria fria da guarda da cama não traz de volta porque tudo passou e é inútil ficar aqui procurando o que não vou achar e certificar-me de que a vida é essa, a minha, e que não a troquei por nenhuma outra de invento, de fantasia.

Paola 13/12/2022

simplesmente caio.
uau.

fazia muitos e muitos anos que queria ler algo do Caio, pois um amigo de otimo gosto me recomendou. mas nunca li, apenas o uma Para uma Avenca Partindo, que outra colega postou e eu me apaixonei. até hoje, é meu escrito favorito em todo o mundo.

esbarrei nessa versão de bolso na feira e o momento chegou. Caio é o melhor escritor do país, simplesmente. muito nao faz sentido, e nao precisa. apenas leia e deixe sua imaginação dançar.

Paulinha 13/11/2022

nao entendi nada do último conto, que inclusive é o nome do livro, mas de resto a coletânea simplesmente perfeita, cada metáfora faz completo sentido na minha cabeça, eu y caio fernando abreu enguais :)

Tiarajú 02/03/2022

Não é minha praia
Ganhei esse livro há uns 12 anos e fui ler agora. Nunca havia lido nada do Caio Fernando Abreu e não curti. Conto não é minha praia. Dos dezenas de contos do livro, talvez um ou dois tenham chamado minha atenção, forçando um pouco.

juholvr 31/01/2022

♡・゚:*。livros que li em 2020。*:゚・♡
lido em 22 fev 2020

a história se passa na vida e na cabeça desse louco e fantástico escritor

só não dou mais corações porque alguns contos não entendi tão bem kkk

Caio escreve muito, aparenta ser muito inspirada pela vida e suas memórias/vivências. muita criatividade

confesso que o que mais gostei foi o fato da minha irmã ter me emprestado um livro que ela lera a tempos atrás mas que gosta muito. a cada linha riscada ou marcada em post it, me identificava com as suas entrelinhas e vivências. me senti perto e fiquei feliz por isso.

**pretendo ler/conhecer mais autores brasileiros