Desenganos da vida humana e outros poemas

Desenganos da vida humana e outros poemas Gregório de Matos

Resenhas - Desenganos da vida humana e outros poemas

Guacira.GonAalves 06/08/2020

Com tanta poesia contemporânea fazendo sucesso nos dias de hoje, as pessoas esquecem seus poetas clássicos e o quão poderosas suas produções artísticas foram para seu tempo e para a nossa compreensão da sociedade de outras épocas.
Gregório de Matos, também conhecido como "Boca do inferno", foi um desses exemplos de poeta que viveu entre os anos de 1636 a 1696 aqui no Brasil. Sua poesia agrada pela sonoridade, visto que muitos desses poemas seguem a forma clássica dos sonetos, mas, ao mesmo tempo, incomodou seu tempo com suas produções satíricas. Ele não tinha papas na língua ao citar os nomes de suas "vítimas" em seus poemas. Eu gosto particularmente dos poemas morais e de amor, pois para compreender os poemas satíricos, muitas vezes, temos de recorrer às explicações históricas e não apenas a uma busca pelo seu vocabulário.
Iuri Pereira reuniu os poemas do autor nessa antologia e os dividiu por assunto, fazendo intervenções breves do sentidos de alguns termos usados pelo poeta. Recomendo a leitura como forma de conhecer um pouco da obra do autor, porém sem aprofundamento.

rmhobis 05/09/2023

Super recomendo, eu amei os poemas, são cativantes. ?? Quando você começa a ler, você não para, porque simplesmente é maravilhoso! ?