Nas Trilhas Do Umbral - Tobias

Nas Trilhas Do Umbral - Tobias Mônica Cortat

Resenhas -

Alexsandro9 03/11/2023

Segundo livro da trilogia "Nas Trilhas do Umbral" onde neste livro nos prende do início ao fim, mostrando valores como honestidade, caridade, perdão (mesmo que a situação nos revolte), ganância, luta por riqueza (que no caso de alguns personagens não levaram para um fim muito favorável). Livro que acelera em alguns momentos e em outros reduz, mas não ao ponto de dar sono e sim nos conduz para dentro da história de maneira sutil e cativante, mostrando o drama e a simplicidade dos personagens. Valeu a pena a leitura que foi suave e cativante.

Eledir Gonçalves 19/02/2023

Empatia requer conhecimento
Numa clareira no meio da trilha, se deparam com uma cabana que abriga um idoso, um senhor, um jovem e um menino de treze anos. Curiosos por ver reunidas pessoas de idades tão diversas naquela situação, se interessam por conhecer suas histórias.

E se chocam ao saber o que aquela criança fez...

Que tipo de sofrimento pode ter sido imposto àquele ser, a ponto dele cometer um ato de tamanha gravidade?

Entre relatos sofridos e emocionantes desvendaremos, através da narração dos próprios envolvidos, os tormentos que o levaram, equivocadamente, a atos extremos.

Meri 10/09/2021

NAS TRILHAS DO UMBRAL - TOBIAS
Daniel é apenas um adolescente e aos 13 anos de idade cometeu suicídio!
Uma história comovente que me fez chorar e entender que nossas escolhas podem influenciar a vida dos que estão a nossa volta!
Mas será que o suicídio de Daniel pode ser atribuído apenas aos maus tratos sofridos? Não teria ele outra escolha?

SEMPRE TEMOS ESCOLHAS E ELAS SEMPRE AFETAM A NOSSA VIDA E A VIDA DOS QUE NOS RODEIAM!

jumorgensten 21/06/2021

Em Trilhas do Umbral - Versão Tobias é um romance espírita antigo misturado com atualidade e tem o mesmo como protagonista e relatando a sua história junto com o filho Daniel que cometeu suicídio aos 13 anos.

Dando prosseguimento a tentativa de socorrer Fabrício do Umbral, Clara, Olívia e Ariel acabam conhecendo Tobias e seu filho, e assim, ele começa a relatar como os dois foram parar ali. O protagonista era casado com a professora Flávia, tinha com ela o Daniel e duas irmãs chamadas Dita e Marinalva. Mesmo a família sendo humilde, tudo estava indo bem, até o sumiço de Dita que se envolveu com Eleotério e perdeu-se no mundo.

Inconformado com o desaparecimento da irmã, Tobias move fundos e mundos em busca de Dita e acaba morto em uma emboscada feito pelo próprio Eleotério. Com isso, Flávia torna-se viúva e tendo que cuidar do filho, da casa e sua vida como professora.

Querendo proteger a família, Tobias fica em voltas da esposa e do filho. Inclusive, Daniel com sua forte sensibilidade consegue ver e conversar com o pai algumas vezes, dando conforto a mãe que acredita nas palavras do menino.

Tudo estava bem na vida da dupla, até a chegada de Marinalva. Recém separada de Lourenço e com uma energia pesadíssima, ela chega chegando na casa e vida de Flávia e começa a mudar os rumos de todos e, a partir de então, surge um plot twist atrás do outro. Com sua preguiça, sem fazer nada dentro de casa e mega ambiciosa, a moça começa a jogar Flávia para cima de... Eleotério, que já estava bastante rico, separado da esposa, não se dando bem com filhos e nunca mais soube nada de Dita, onde a mesma já tinha desencarnado, muito em função da bebida.

Sendo assim, fica o entrave entre Marinalva e Flávia no mundo físico e Tobias e Dita acompanhando tudo espiritualmente e os dois tentando ajudar Flávia o máximo possível. Pensando no filho e nas suas oportunidades de vida, a moça, enfim, se casa com Eleotério. Com isso, surgem outras tantas reviravoltas e as vidas de todos mudam novamente. Flávia torna-se rica e com todas as regalias, mesmo sentindo muita falta da sua humilde vida. Já Daniel é encaminhado para um colégio interno e o rico fazendeiro, com muito ciúmes e querendo Flávia somente para si, faz de tudo para afastar o menino da vida da mãe.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar o início do desencarne de Daniel e todos os motivos e maldades que o levaram a cometer o tal ato desesperado. Aos 13 anos, o rapaz começa a sofrer bullying no colégio, se afasta, passa a viver sozinho na fazenda junto com Marinalva e sentindo muito frio e fome. Já a tia maldosa como sempre e fazendo de tudo para se dar bem junto com Eleotério, conta ao menino que a mãe tinha desencarnado e... Daniel decide ir ao "encontro da mesma", digamos assim, sem investigar se estava viva ou morta realmente.

Depois do desencarne de Daniel, Tobias que estava sempre presente para tentar auxiliar Flávia, passa a cuidar em todos os momentos do filho, inclusive nas terras umbralinas, pois Tobias baixou muito a sua vibração ao longo de todo esse período, muito pela raiva e ódio da irmã e do novo esposo de Flávia.

O livro também aborda a importância do perdão, as problemáticas de um telefone sem fio e da pessoa não querer ir a fundo para saber a verdade e até onde levam o orgulho e a ganância.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Você termina querendo colocar Flávia, Daniel, Tobias e Lourenço em um potinho. Apenas um quarteto fantástico e é impossível não se emocionar com a história.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/06/21/nas-trilhas-do-umbral-tobias-monica-aguieiras-cortat/

Junior 04/07/2020

Muito bom!
É o segundo livro da trilogia e, na minha opinião, é bem melhor que o primeiro. Escrito de forma simples, porém com ensinamentos profundos. O tipo de livro que prende o leitor e não dá pra largar até chegarmos ao fim da história. Estou aguardando ansioso a terceira parte.

Claudia164 25/04/2020

O umbral como nunca li
Esse livro demorei um pouco para ler e não entendi porque. Livro muito bom, a história e contada pelos personagens no umbral , mostrando um lado do umbral que nunca li, que além de sofrimento tem muito mais lá .
Conta a história de Tobias que ao desencarnar volta por ciúme e acaba pensando que está protegendo sua mulher e o filho. Recomendo muito bom .

jdelisiario 09/02/2020

Trama forte e envolvente
O que dizer após essa leitura? O que começa com a curiosidade, ao final já nos envolveu completamente, ao ponto de sentir as dores dessa história. Ainda em busca de Fabrício, o socorro chega à outros necessitados. Me deixa a percepção de que uma boa conversa nos desnuda e limpa! #indico #leituraTerapia

Monica 20/10/2019

Nas trilhas do Umbral
Ariel nos remete a uma história cheia de emoção e muito aprendizado. As narrativas de Tobias nos faz enxergar a vida com muito mais sentido, dando valor a pequenas coisas, sendo feliz com aquilo que realmente se tem. Uma narrativa forte, que me te faz enxergar a vida muito além da vida. Orgulho, vaidade, maldade, falta de cuidado a si próprio é o caminho que te levará para as trilhas dolorosas do umbral.
Personagens: Ariel, Clara, Olívia, Tobias, Flávia, Lourenço, Eliothério,Daniel, Marinalva, Dita.