CINQUENTA DIAS A BORDO DE UM NAVIO NEGREIRO

CINQUENTA DIAS A BORDO DE UM NAVIO NEGREIRO PASCOE GRENFELL HILL

Resenhas - CINQUENTA DIAS A BORDO DE UM NAVIO NEGREIRO

Ramon.Jung 29/05/2020

Forte relato
Um livro pequeno, que vale a pena a leitura. Como o próprio nome diz, o livro relata cinquenta dias a bordo de um navio negreiro, baseados no diário do reverendo Pascoe Granfell Hill (1804-1882), que, em meados do século XIX, acompanhou a Marinha britânica na captura de um navio que transportava escravizados negros para o Brasil. A liberdade, no entanto, só viria depois de uma outra longa jornada, na qual os africanos continuariam vivendo em condições precárias e de semi-servidão; na viagem que Hill descreve neste seu diário, entre Quelimane e Cidade do Cabo, 163 das 444 pessoas - das quais 213 eram crianças - que se encontravam nos porões.

Em uma marcante parte do livro, logo do inicio da viagem, morrem cerca de 40 pessoas em uma só noite. Realmente triste.

Carol 10/04/2018

As informações descritas neste relato de viagem chocam, por mostrar a violenta realidade de um navio negreiro, as condições sub-humanas que os africanos escravizados passavam ao serem transportados do continente africano aos destinos finais - neste caso, um porto brasileiro. Causa ainda mais revolta saber/conhecer a capacidade que uma parcela da população européia e brasileira, no período da escravidão, em escravizar outras pessoas por acharem que são inferiores.