Rimbaud

Rimbaud Edmund White




Resenhas - Rimbaud


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Carlos Duarte 24/05/2021

[ Resenha ] Rimbaud a vida dupla de um rebelde
O livro é ótimo, um relato claro sobre a trajetória de Rimbaud mas, obscuro em relação as suas intenções, a sua essência e sobretudo, aos seus sentimentos - não pelo livro, mas por tratar-se de Rimbaud.

É possível interpretar com clareza que, embora taciturno, rancoroso, rebelde e manipulador - essa última característica principalmente na relação com a mãe e com Verlaine, Rimbaud tinha uma sede inexplicável pela sabedoria e pela vida; foi talentoso, viveu a frente do seu tempo, em meio a um excessivo conservadorismo que o engoliu.

Pai da contracultura e percursor do simbolismo, Rimbaud partiu precocemente deixando um grande legado, suas obras e sua personalidade vibrante viraram referência e simbolizaram muitas batalhas ideológicas.
comentários(0)comente



Fernando 08/08/2022

Gênio sem disciplina é maldição - Goethe
A vida de Rimbaud merece um filme ( desconsidere aquele com DiCaprio, é um bom filme, mas foca um período muito curto e quem nunca leu nada sobre fica completamente perdido ). Esse livro conta desde a infância à morte do poeta. Da infância promissora, à juventude Rebelde até a vida adulta ressentida e sofrida. Rimbaud era um rebelde, tinha sede de viver, foi imprudente e injusto com Verlaine. O livro narra com paixão todos esses episódios. Uma da figuras mais emblemáticas da humanidade, um gênio sem disciplina, e assim como assinalou Goethe, isso só pode acabar em maldição. E pra Rimbaud foi exatamente isso.
comentários(0)comente



Vanessa602 09/01/2023

Um menino arruinado por homens
Ensaio biográfico preciso e ao mesmo tempo impressionante. Certo que a história de vida de Arthur Rimbaud não precisa de muito esforço pra ser narrada de maneira instigante: é pura arte do início ao fim! Melhor que ficção e de cortar o coração. Não consigo ver o poeta como um anti-herói detestável e inconsequente, mas como uma vítima das circunstâncias e um artista acima de tudo. Apesar das controvérsias de Rimbaud, Verlaine tem menos ainda da minha simpatia, e infelizmente não vejo muitos comentários sobre a influência dele (e de Izambard e dos outros que o abrigaram e lhe deram "tutela") na responsabilidade pelo desfecho trágico da sua história.
comentários(0)comente



Manú 23/09/2022

***
Rimbaud foi um poeta Francês muito polêmico, de origem humilde ainda bem jovem se envolve sexualmente com outro escritor casado, uma relação muito conturbada de idas e vindas. Morreu jovem com 34 anos.
comentários(0)comente



Carol Jusvi 04/11/2022

essas estrelas refletem muito a admiração/curiosidade sobre Rimbaud. o livro tem poucas páginas, mas não parece resumir nenhum fase importante da vida do poeta. Leitura agradável!
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR