O marxismo na batalha das idéias

O marxismo na batalha das idéias Leandro Konder




Resenhas - O marxismo na batalha das idéias


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Maxuel 24/04/2015

A amplitude do Marxismo
Leandro Konder nessa sua obra, O marxismo na batalha das ideias, traz uma gama de tópicos pertinentes para a discussão da sociedade. Crise do socialismo, seus dilemas, arquitetura, natureza, amor, entre tantos outros tópicos que envolvem alguns pensadores marxistas como Antonio Gramsci e Rosa Luxemburg fazem parte do livro de Konder e são ressaltados, mesmo que superficialmente, para que na discussão sobre os mais variados temas, possa se colocar a posição da perspectiva marxista a respeito do assunto.

Um dos capítulos mais interessante, aos que estão querendo conhecer mais afundo o marxismo, é o capítulo no qual Konder coloca em debate a reavaliação da autocrítica. Dentro dessa seara ele nos traz sua visão histórica a respeito da URSS e a ausência de autocrítica que houve nesta, com o escanteamento de alguns pensadores marxista que colocavam em questão o Comunismo na URSS e visavam a sua autocrítica, e a adoção de ideias que se adaptassem mais a conjuntura vivida, deixando assim de autoavaliar os problemas vivido na URSS.

Konder finaliza o livro levantando pontos colocados por Marx a respeito de como seria o Comunismo, após a superação da sociedade capitalista. Antes de elencar tais pontos, Konder explica que Marx ao falar de futuro, não pretende dar a forma de como seria a sociedade sob uma lógica comunista.

O livro de Konder se faz pertinente para o aprofundamento do marxismo aos que ainda estão o conhecendo, porque traz as ideias de Marx e as discussões em diversas áreas de uma forma muito didática. Pois na atual sociedade, onde há uma deturpação de ideias marxistas, e uma alienação por parte da mídia, um livro "base" com um resumo da perspectiva marxista pode ajudar na análise da sociedade atual.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR