Código de Direito Canônico

Código de Direito Canônico Constituição Apostólica de Promulgação do Código de Direito Canônico

Resenhas - Código de Direito Canônico

FabrAcio.Damasceno 14/06/2016

Estudar sempre.
Estar sempre estudando sobre a igreja que eu faço parte e amo. Só amamos o que conhecemos. Através do CDC eu pude aprender e me aprofundar no conhecimento da doutrina da igreja de Cristo. Com o Google o estudo é deixado de lado por muitos Católicos mas é importantíssimo se aprofundar no conhecimento da doutrina.

Filino 15/11/2021

Um dos textos basilares da Igreja Católica
Sendo o diploma legal mais relevante da Igreja Católica, a importância do Código de Direito Canônico não pode ser minimizada. Aqui encontramos importantes definições e instruções sobre o modo de proceder na administração e no funcionamento da Igreja - tanto em Roma como numa paróquia, bem como na justiça eclesiástica. Aqui há normas "materiais" e "processuais", como costuma se distinguir em Direito. E o leitor da área jurídica aufere grande proveito ao se deparar com esse sistema processual. Mas isso não quer dizer que o texto tenha um caráter hermético, de difícil compreensão; pelo contrário. As inúmeras notas de rodapé são bastante explicativas, inclusive com paralelos com o Direito brasileiro. E ao fim da obra, há uma correspondência entre alguns dispositivos do Código com o que enuncia a CNBB.

É de se destacar que houve algumas alterações nesse texto, advindas após a publicação dessa edição (sobretudo no livro VI). Para tomar ciência do que foi modificado, basta uma consulta no site do Vaticano.