O Enigma da Fazenda

O Enigma da Fazenda Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - O Enigma da Fazenda

Elvira 05/05/2010

O Enigma da Fazenda
É uma história simples, mas cativante, nos mostra que quando traçamos metas, e vamos em busca dos nossos objetivos, o universo conspira para que tudo de certo e de acordo com o merecimento de cada um.
Nada é por acaso e tudo tem uma razão de ser.

"Quem quer faz, quem não quer encontra uma desculpa"

jumorgensten 07/04/2023

O mesmo é um romance antigo, mas considerado atual para a época e possui Paula e Shelton como protagonistas.

Sendo assim, jovem moça mora e estuda em um internato desde que se conhece por gente, pois é orfã e não conhece seu tutor e que paga a conta do colégio e, ao contrário da maioria, fica por lá nas férias também.

Tudo estava indo bem e de maneira tranquila, até mudar a direção do colégio, a nova diretora amparar Paula e a auxiliar nas suas investigações pessoais.

Sendo assim e em uma das férias, Paula é liberada e vai parar na fazenda Água Funda. E a partir de então e com a bolha do mundo estourada, o leitor passa a acompanhar o desenrolar dos fatos tanto da sua vida pessoal quanto da sua sensibilidade, pois Paula possui uma mediunidade muito aguçada e pouco desenvolvida.

Por causa disso acaba fazendo "amizade" com o espírito Shelton que desencarnou no local e ainda se encontra preso, muito em função de mostrar a verdade da sua passagem.

Com isso, Paula e o leitor descobre que o rapaz sofreu um acidente de carro, estava drogadíssimo e esse foi o motivo final terreno para o caso. Só que o rapaz nunca tinha usado nada ilícito real oficial quando encarnado e por causa disso não consegue desapegar. Além disso, outra situação semelhante está para acontecer e ele tenta evitar ao máximo.

A partir de então, Paula tenta ajudar ao máximo do jeito que pode e o livro como um todo acaba mostrando um pouco a vida da moça na fazenda, o abrir de olhos e despertar espiritual de Shelton e como era a vida do rapaz quando encarnado também.

Com uma mistura de tudo um pouco, O Enigma na Fazenda tem mistério a la Agatha Christie e romance do jeitinho da parceria Vera e o amigo espiritual Antônio Carlos. Inclusive aa partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a narrativa e no plano terreno fica a cargo de Valter, pois é ele que busca compreender melhor as necessidades de Shelton.

A obra também aborda pré-conceitos, caridade, amizades profundas e leais, justiça, humildade e empatia extrema.

O texto é de fácil entendimento e leitura é fluída e envolvente do começo ao fim. E esse vai mais na vibe de boas como enredo e dos assuntos tratados também. No fim das contas você acaba querendo colocar Shelton e Paula em um potinho.

É uma ótima opção de um romance para lazer mesmo ou como complemento de algum estudo sobre os temas abordados.

site: http://hidratarvicia.com.br/2023/04/06/o-enigma-da-fazenda-vera-lucia-marinzeck-de-carvalho/

Saga Literária 17/02/2016

Maravilhoso
Resenha: Essa obra conta a história de uma garota chamada Paula, que desde seus oito anos mora em um internato e não lembra do seu passado. Paula desde pequena vê, conversa com espíritos e tem medo deles. A garota é vista como louca, seja pela diretora ou outras professoras, devido tal experiência, menos pelas meninas Cássia e Júlia, que acreditavam nela e são suas amigas, bem como moradoras do internato.

Paula aos dezessete anos já era formada, contudo ainda vivia no internato, pois na condição de órfã não tinha para onde ir. Durante esse período a antiga diretora aposenta e uma nova diretora é colocada em seu lugar, com isso a vida das meninas muda de forma radical. Nelissa que assumiu o cargo de diretora, ao contrário da anterior, se importa com as meninas e faz tudo que está ao seu alcance para que elas se sintam mais seguras e bem acolhidas.

A jovem Paula, em determinado momento ganha um livro, intitulado de "O Livro dos Médiuns" de uma funcionária da escola, com isso agora ela se sente uma pessoa normal e fica extremamente feliz, pois sabe que não era maluca.

Uma viagem é programada para as garotas, contudo um dia antes da viagem esperada, a diretora convoca as garotas e informa que não poderão ir, pois o pai de uma delas não concedeu autorização para saída do internato. Paula precisa então passar as férias no internato, pois não tem para onde ir. Nelissa sabendo dessa situação convida algumas garotas para lhe acompanhar até a fazenda de sua irmã, que pretende visitar e ao chegar na fazenda, Paula começa a ter experiências, como a ver o espírito de Shelton, filho do proprietário, que morreu em um acidente de carro. Daí em diante começa a aventura proposta pela obra.

O Enigma da Fazenda é um livro repleto de emoção, romance, mistérios e suspense. Nos leva a querer saber o que está ocorrendo na fazenda, qual é o passado de Paula, o que de fato aconteceu com o jovem Shelton, trata-se de uma leitura instigante e bem contada.

site: www.sagaliteraria.com.br

vania 19/08/2011

o enigma da fazenda
Oi, pessoal, terminei de ler este livro e maravilhoso, um abraço em todos.

Nathalia Neri 21/05/2015

Instigante
Uma leitura instigante, uma história muito bem contada. As histórias contada através da Vera Lucia são muito boas e inspiradoras, leva uma história espíritas ao acesso de todos mesmo não sendo espíritas. Mostra casos variados que possam acontecer no nosso dia a dia e nós não notarmos. Adoro os livros dela.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 22/03/2016

Romance policial espírita
No livro, narrado em terceira pessoa, conheceremos Paula, aos dezessete anos, ela morava num colégio interno, para onde foi ainda criança. Ela sabia que era órfã, mas não se lembrava de muita coisa de sua infância. Paula já havia terminado os estudos, mas tinha que ficar no colégio até completar dezoito anos e se tornar maior de idade. O que faria depois ela ainda não sabia, seu passado era cercado de mistérios. Todo início de ano, a quantia referente ao pagamento da escola era enviada por um tutor que ela não conhecia e que nunca ia visitá-la.

Como se a preocupação com seu futuro já não fosse o suficiente, a garota ainda tinha um outro “problema”: ela via e ouvia espíritos, mortos, fantasmas, desencarnados... como preferir chamar. Ela já havia sido chamada de mentirosa e até mesmo de louca por causa desse seu dom que ninguém, nem os professores nem as colegas, compreendiam. Com o passar do tempo, ela decidiu escondê-lo e fingir que era como todas as outras.

“’Ai, meu Deus!”, pensou ela. ‘Não tenho sossego! Estava tão contente e vi fantasma! Não tem desculpa! Se estou triste, é porque a inquietação me faz ver coisas inexistentes. Mas agora que estou alegre vejo e escuto! Bem, é melhor dar o recado, senão essa alma não me dará sossego’.” (página 21)

Até que uma nova diretora chegou na escola, Nelisa, e ela era bem diferente da anterior. Tentava ajudar todas as alunas, inclusive Paula, entrando em contato com o misterioso tutor da garota e lhe exigindo explicações; ele prometeu esclarecer tudo depois das férias. Algumas garotas que não tinham para onde ir nas férias, ficavam no colégio, mas naquele ano a nova diretora convidou-as para ir passar as férias numa fazenda de seu futuro cunhado, o senhor José Antônio, e elas foram. Era tudo novidade para Paula, que nunca saia da escola. Mas mesmo lá, os fantasmas não lhe deixariam em paz.

Há pouco tempo, uma situação triste havia acontecido na fazenda: Shelton, o filho do dono, havia morrido em um acidente. Só que o pai suspeitava das circunstâncias em que o fato ocorreu. Além disso, Tiago, o filho mais novo dele, estava com uma doença misteriosa que nenhum médico conseguia tratar adequadamente. O espírito do filho de José Antônio vagava pela fazenda, sem conseguir descansar vendo seu irmão doente e sem contar ao pai o que realmente havia acontecido no dia de seu acidente. Shelton tanto tentou, que conseguiu fazer com que seu pai chamasse Valter, seu melhor amigo e investigador, para desvendar os segredos da fazenda. E Shelton não descansaria até que toda a verdade fosse revelada. Para isso, ele faria com que Paula fosse sua intermediária na comunicação com Valter, mesmo que ela não gostasse nem um pouco disso. Aconselhada por Cássia, uma das poucas amigas que sabiam sobre seu dom, Paula decidiu que ajudaria sim Shelton e Valter, mas que o investigador também teria que ajudá-la em troca, descobrindo a verdade sobre seu passado. Alguns dos mistérios seriam fáceis para resolver, mas outros seriam bem perigosos!

“-Paula, por Deus, corre! Cássia está sentada em um banco no jardim. Corre para lá! Grita por ela. Corre!” (página 167)

“O enigma da fazenda” foi um livro que eu gostei bastante, foi uma leitura rápida (li em dois dias), fluida, e com uma trama que me deixava curiosa para saber o que aconteceria em seguida. Nesse livro não temos reencarnação e as coisas não se explicam com base em vidas passadas; é um romance policial pela visão espírita, onde os personagens tem uma ajudinha do além para desvendar os mistérios. Tem todos os elementos que o gênero pede: um crime, um investigador e muitos suspeitos. E a obra trouxe dois casos ao mesmo tempo: quem estava fazendo mal aos filhos do senhor José Antônio, e qual era o passado de Paula. O segundo caso é mais tranquilo, já o primeiro foi mais complicado por apontar vários suspeitos e motivações para o crime, mas trouxe uma resolução satisfatória.

Como pontos negativos, destaco que, inicialmente, tive uma pequena dificuldade para identificar todas as personagens, colegas de Paula; elas, com exceção de Cássia, não foram tão bem trabalhas na trama. A revisão também poderia ser um pouco melhorada, há travessões onde não deveriam estar.

Algo que eu gostei bastante, além do Valter e do Shelton, foi ver a Paula descobrindo que ela não estava sozinha no mundo, que não era louca, ela só tinha um dom, e que poderia viver em paz com ele se o entendesse.

Sobre a parte visual: eu gostei da capa, achei bonita e condizente com a trama. A diagramação está boa, com margens, fonte e espaçamento de bom tamanho. As páginas são brancas.

Enfim, “O enigma da fazenda” foi uma leitura que me surpreendeu positivamente e que recomendo para quem quer um livro espírita que, além de falar sobre o espiritismo, possa entreter com uma história interessante. Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí arrisca um palpite sobre os enigmas da história?

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/03/resenha-livro-o-enigma-da-fazenda-vera.html

Celia.Rabelo 24/01/2017

Quando espíritos não dão medo
Paula, uma garota órfã que estuda em um colégio interno particular e vê sua vida mudar radicalmente em uma troca de diretoras e em sua primeira vez fora do colégio em férias. Paula não é jovem comum, desde pequena ela vê espíritos, chamada de louca por algumas colegas e tendo o apoio de sua querida amiga Cássia, ela desconhece a história de sua vida e sabe apenas de um tutor que nunca quis vê-la. Quando da troca de diretoras, Neliza assume e durante as férias, convida as meninas que nunca saiam do colégio para a Fazenda Água Funda que pertence ao noivo da irmã, lá ela encontrará o espírito do filho do dono, Shelton, que com dúvidas sobre a sua própria morte, virará a vida de Paula, de seu amigo Valter e de toda a fazenda de pernas para o ar. Uma aventura emocionante, com grandes lições no aprendizado sobre o espiritismo, ensinando inclusive sobre a inveja e suas consequências. Recomendo à todos.

Saori 03/09/2019

No meio de todo suspense, a história fala sobre a inveja, o abandono (orfandade) e a ganância. Saber lidar com os obstáculos que surgem na vida sem se deixar envolver com o negativismo nos torna mais forte.
Frases destacadas:
* Piedade é um bom e nobre sentimento, mas que necessita ser acompanhada com atitudes úteis. Somente ele não resolve problemas, mas, se juntar a ação benéfica, são realizadas obras maravilhosas. Se você tem dó de si mesmo, junte a ação. Seja benevolente consigo.
* Ninguém pode fazer por nós o que nos cabe. Podem-se dar exemplos, explicar, falar de experiências próprias, mas somente nós nos preparamos para a mudança de planos.
* Se todos os seres humanos tivessem piedade, se a crueldade não existisse e se nos amássemos, não existiriam mais os errados.

vicky 14/06/2023

O espírito de água funda
Simplesmente apaixonada nesse livro, tantas lições que a mãe do Shelton já desencarnada nos ensina, além de podemos aprender junto com a própria protagonista que está descobrindo a sua mediuninadade e aprendendo com o Livro dos Mediuns.
Adorei o livro, me emocionei em muitos momentos, principalmente vendo a frustração do Shelton em estar desencarnado, realmente deve ser muito doloroso.