Babel-17 & Estrela Imperial

Samuel R. Delany

Resenhas - Babel-17 e estrela imperial

Livia1405 24/01/2024

Bom mas meio técnico
São duas histórias com a comunicação em comum, mas bem distintas. Estrela Imperial me lembra algum episódio intenso de Doctor Who. Babel 17 é mais longo e da pra se aproximar mais dos personagens, mas acho que eu ia aproveitar 100% da leitura só se eu fosse linguista.

skuser02844 26/05/2023

2.5
Um daqueles livros que talvez leia no futuro com uma mente mais aberta, pois nesse instante não sei se realmente gostei ou não.
Demorei mais de um ano para lê-lo e sinceramente não sei como opinar. A escrita é boa, porém em alguns momentos não estava conseguindo acompanhar e me perdia.

Janaina 18/05/2023

Se eu tivesse que escolher...
...um favorito, entre "Babel-17" e "Estrela Imperial", acho que escolheria o 2°.
"Babel-17" me arrebatou com a proposta de uma língua ser um "personagem" do livro. Todo o desenvolvimento do Carniceiro me remeteu mto ao livro "Flores para Algernon" que é uma obra belíssima e tocante.
Ainda assim, "Estrela Imperial" me virou com os pés para cima com aquele final. Simples assim.

Francine Nunes 03/12/2022

Amei
Li Estrela Imperial e achei incrível, principalmente o plot.
Recomendo.
Assim que ler Babel-17 digo o que achei.

Paojjas 13/11/2022

Comecei por Babel-17 e, apesar de gostar muito da ficção linguística, tive dificuldade para me engajar. Estrela Imperial, no entanto, foi rápido, direto e brilhante.

Natália Tomazeli 28/08/2022

A LINGUAGEM É UM UNIVERSO INTEIRO
Em meio a um universo futurista com vida extraterrestre, Rydra é convocada pelas Forças Armadas para analisar ondas sonoras que precedem e sucedem ataques. Mas no que aparenta ser um som sem nexo, ela reconhece uma mensagem, com toda a beleza, ordem e poder de persuasão que só uma língua possui.

Por muitos meses fiquei matutando jeitos de vir aqui falar sobre "Babel 17", um livro tão precioso e incrível, um marco histórico da ficção científica, que inspirou livros como "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil", da Becky Chambers e "Neuromancer" de William Gibson, assim como o filme "A Chegada" de Denis Villeneuve, todas obras que amo. Obviamente que com Babel 17, o favoritismo também veio, um livro que me pego pensando e sentindo sobre até hoje.

Porque sim, esse é um sci-fi onde o leitor muito mais sente do que entende o que acontece. Samuel R. Delany confia muito no leitor para capturar sua mensagem, não se preocupando muito em explicar o que significa tudo o que ele escreve. Acho isso de um carinho tão grande, o escritor deixar o leitor captar todo seu universo literário e interpretar as suas escolhas de enredo de acordo com suas vivências e experiência.

Essa obra é um deleite para os amantes de linguagens. O autor mistura tantas ciências distintas com eficiencia, quase uma dança sincronizada em passos imprevisíveis. A língua determina a cultura e a visão de mundo que as pessoas terão, assim como suas experiências. Delany mostra isso de uma forma repleta de camadas.

Não posso deixar de falar da Rydra Wong, a protagonista incrível que Samuel traz para a história. Escritora renomada conhecida em literalmente todas as galáxias, ela é tudo, menos um clichê. Uma protagonista habilidosa, que nos conduz por uma história não-linear através de seus pensamentos.

É uma obra-prima, que mesmo escrita nos anos 60, traz representatividade LGBT e não-branca, assim como muitos outros aspectos à frente do seu tempo. Um livro que tive a oportunidade de conhecer através do @clubemaisscifi que desde 2020 visa ler livros de ficção científica escritos por pessoas negras (e que vocês ainda vão me ver falar bastante por aqui).

Kamonmila 06/04/2022

Entrelinhas
Esse é um livro de entrelinhas, as coisas não ficam claras e é preciso prestar bastante atenção para pegar as coisas. Precisei voltar algumas passagens e ler mais uma vez para compreender tudo. Mas o plot é muito bom!

Lazy3 17/01/2022

sou burra
passei a maior parte do livro me sentindo burra, mas gostei bastante, quero um dia reler ele com mais atenção, tenho a impressão dq li ele as pressas(?) e isso prejudicou meu entendimento de varias coisas, quando eu for reler, eu vou querer ele físico pra eu poder grifar coisas e fzr anotações ao longo da leitura

Valerya insta @leslivres_ 31/12/2021

O poder das palavras...
Um livro sci-fi magnífico que nos mostra o poder da comunicação e das palavras. Amei!
E esta edição está maravilhosa pelas duas obras que vieram juntas como o autor sempre desejou.

Mii 23/09/2021

Amei, mas não sei se compreendi
Delany me cativou de fato. A sua forma de escrita é única, como ele utiliza da linguagem para transmitir pequenas lições, os jogos de palavras. Enfim, o livro me tocou e eu vou leva-lo na minha jornada com carinho. Ah sim, antes que eu me esqueça, sua obra é um pouco confusa kkkkkkkkk tenho certeza que não compreendi tudo e pretendo fazer uma releitura.

void_Indigo 15/09/2021

Uma Mistura Meio Esquisita
No final do livro há uma pequena bio do autor, onde citam que ele sempre quis que esses dois livros fossem editados juntos. Devo dizer que até há uma certa relação (semântica?!), mas são histórias bem diferentes mesmo.

Babel-17 conta uma história de espionagem entre a Aliança e os Invasores, que envolve um código, Babel-17, que se revela uma linguagem sofisticada, que permite um modo melhor de pensar mas com um segredo sinistro. A história se baseia fortemente em alguns conceitos interessantes de linguagens, com exemplos terrestres e alienígenas! Fiquei impressionado com o islandês e a língua dos çiribianos, bem como uma tecnologia de naves que precisam de relacionamentos específicos da tripulação para funcionar. A tripulação inclui até espíritos!

Já a história de Estrela Imperial começa com um início bem simples, de um jovem de um planeta bem subdesenvolvido que começa uma jornada para entregar uma mensagem que recebe de um jóia, que ele descobre numa nave caída. Ele vai passando por várias situações e conhecendo vários personagens superinteressantes, que vão adicionando camadas de complexidade à história. A própria estrutura da história reflete uma explicação dada logo no início do livro sobre pensamento simplexo, complexo e multiplexo. O personagem que mais me impressionou foi o poeta aventureiro Ni Ty Lee. Um personagem que achei bastante trágico!! Achei o final um pouco corrido, mas pela própria estrutura da história, já dá para perceber para onde a história está se encaminhando. Apenas alguns detalhes vão esclarecendo pontos menores, mas com algumas surpresas.

Ralibô 31/08/2021

Dois em um
Gostei mais de Estrela Imperial, me identifiquei muito mais. Babel-17 meio que larguei e depois voltei a leitura, muito louco, apesar de ambos serem. Acredito que a loucura da estrela faça mais sentido para mim. Nunca havia lido nada parecido, isso tenho que admitir.
A descrição de Cometa-Jo é tão perfeita que contiene imaginar ele em detalhes.

Flavio.Vinicius 09/06/2021

Livro chato
O enredo e os personagens são intragáveis, apenas o mundo tem algum interesse, mas é mal explorado e mal aproveitado pelo autor. O livro tem várias partes sem sentido, os personagens entram e saem da história e não consegui me importar com nenhum deles: são superficiais e desinteressantes. Acho que a literatura de Samuel Delany não me cai bem. Terminei Babel-17 sem empolgação nenhuma de ler o outro livro, Estrela Imperial. Aliás, não quero ler nada mais do autor. É uma pena, eu tinha altas expectativas sobre Samuel Delany: autor negro e homossexual, eu queria ter me agradado da literatura dele. Enfim, acho que é um adeus a Delany, e não um até logo.