Sete Pesadelos no Riacho

Sete Pesadelos no Riacho Glen Adison

Resenhas - Sete Pesadelos no Riacho

Edu 21/10/2011minha estante
Relendo, agora que o tenho!
Saboreando cada página... Gravando cada cena... Re-experimentando cada sensação!

Thaisa 05/12/2015

Simplesmente Assustador!
Desde criança sou fascinada por lendas urbanas e por coisas sobrenaturais. Apesar de morrer de medo (quando criança) adorava ouvir história de trancoso e toda sorte de "causos" que acontecem e existem nas cidadezinhas do interior nordestino. Fogo corredor, Santa Cruz de beira de estrada, butija, etc... cresci ouvindo essas histórias e tal foi a minha alegria ao descobrir a existência desse livro por justamente abordar lendas urbanas como essa. Não pensei duas vezes e precisava muito ler Sete Pesadelos no Riacho. Histórias sim (não estórias), já que elas estão tão arraigadas na cultura local que passam a fazer parte da vida das pessoas que acreditam piamente nelas. Eu acredito no sobrenatural, você não?

Sete Pesadelos no Riacho é o primeiro livro de uma trilogia. Cada um dos livros é formado por 7 contos que se interligam em determinado momento. Apesar dos contos serem tenebrosos, não é uma leitura densa. O fato do livro ser dividido em contos, ajuda bastante ao leitor parar para respirar um pouco antes de continuar a leitura. Vá por mim, você precisará dessas pausas! O autor teve uma sacada fantástica com a forma que escreveu o livro. Dividindo em contos e interligando todas as histórias no final deixou a leitura mais leve e permitiu que o leitor tenha seus momentos de pausa para a leitura fluir melhor.

Quanto ao enredo você encontra histórias horripilantes, tenebrosas, assustadores e tão verossímeis que você fica se perguntando se aquilo é fantasia ou realidade. Glen escreve com tanta propriedade que parece que ele vivenciou cada uma de suas histórias. Ele tem uma maneira bem peculiar de narrar cada fato. Eu não sou uma pessoa de me assustar com facilidade, mas confesso a vocês que nunca mais entrarei em um banheiro público sozinha e o espelho do meu quarto já retirei da parede... Se você for uma pessoa que se assusta com facilidade não leia esse livro a noite.

Os personagens são intrigantes. Me apeguei a cada um deles de maneiras diferentes. Mesmo contendo histórias curtas é possível captar a essência de cada um dos personagens e sentir fortes emoções a cada página lida.

O autor conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim. Estou desesperada pela continuação e mais aflita ainda pra saber como será o desfecho dessa trilogia. Sinceramente? Estou morrendo de vontade de conhecer Groaíras mas já sei que jamais devo procurar por D. Inês...

A obra me despertou sentimentos como: medo, curiosidade, tensão, saudade, empatia. Um livro com 148 páginas que é ao mesmo tempo intenso e leve que vai fazer o leitor viajar num mundo sobrenatural e ficar na dúvida se isso é realidade ou fantasia. Está mais do que recomendado.

Ah, se você ainda não viu, clica aqui e confira a entrevista com o autor e saiba mais detalhes sobre Sete Pesadelos no Riacho.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2015/12/sete-pesadelos-no-riacho-de-glen-adison/

Emerson. 05/05/2017

Resenha - Sete pesadelos no riacho.
Conta setes historia macabras que faz o leitor tremer de medo, no primeiro conto "O vingador'' conhecemos Túlio, um rapaz que começa a ter uns tipos de visão, ele pensa que esta ficando doente, mas o evento sobrenatural começa a acontecer, o que faz com o que ele fique cada vez mais desconfiado, de sua própria sanidade, ele começa ver fantasma inexplicavelmente, o mais inacreditável é que um desses fantasmaa negro encapuzado é seu próprio ser.

No dia da apresentação da peça de teatro ele novamente começa a ver aqueles fantasmas e em destaque está àquela garota na frente de todos os outros fantasmas, Túlio, deu continuidade a sua apresentação, mesmo com seu corpo todo tremulo e soado, em certo momento ele é possuído por uma maldição onde tudo é explicado ao leitor e deixa-nos cada vez mais curioso, pra que esse conto seja um livro completo, porém sabendo o sentido da maldição, saberemos que o livro nunca iria ter fim...

Os demais contos são cada um melhor do que o outro, o ritual mesmo tem uma pegada de bruxaria sinistra de adolescente que serve a satã, que faz tudo pelo poder, adolescente que se embebeda e leva seus próprios amigos ou conhecidos para o ritual.

O conto que mais gostei foi o do numero 4° - Andréia Mendes, até fico com medo de escrever o nome desse conto de tão sinistro que ficou, o autor do conto fez cada cena ficar mais aterrorizante, três pessoas vão atrás de uma cartomante, vidente, ou seja, lá como você define essas pessoas que praticam esse tipo de poder, bruxaria ou sei lá, porém essas pessoas acabam não se dando muito bem, durante o conto de Andréia temos outra historia paralela onde tudo é explicando sobre a vida de Dona Inês, (vidente), e podemos entender perfeitamente todo contexto do conto sem interferir nos outros três personagens Ana, João e Bianca, que estão atrás da dona Inês para prever algum futuro pra sua empresa, entretanto eles se perdem por horas na entrada e começa a chover e ter aquela agitação toda até o momento que eles vêem uma criança na estrada, porém em seguida essa criança desaparecer deixando apenas uma fita de cetim no chão, até o momento que Bianca pega essa fita e depois desse momento sua vida não será mais a mesma, algo começa a acontecer, batidas encima do carro começa a ficar mais intenso, batidas como se fosse o pico de algum pássaro, sobre o teto, som enlouquecedor, fazendo com que todos fiquem com medo daquela chuva, daqueles momentos, até o momento que Bianca e João acham melhor ir atrás daquela criança pedir informação para chegar até a casa da Dona Inês porém não sabia eles que esse seria seu fim.

São contos aterrorizantes e maravilhosos e bem construídos, alguns deles seriam perfeitos para livro individual, o autor escreve incrivelmente, fazendo o leitor morrer de medo e ao mesmo tempo fica curioso com o fim de cada pagina.

site: http://pensamentogeeks.blogspot.com.br/2017/05/7-sete-pesadelos-no-riacho.html

Nara 16/06/2016

O despertar do pesadelo
Sete é um número místico e no livro "Sete pesadelos no riacho", sete contos sobrenaturais são amarrados entre si para dar início a uma trama maior que compõe a trilogia de mesmo nome. Nesse livro, somos apresentados a sete estórias de terror que se passam no pequeno município de Groaíras, no interior do Ceará. Ambientado pela caatinga e pelas lendas locais, nos deparamos com sete estórias interessantes e, por vezes, assustadoras.
No primeiro conto, "O Vingador" conhecemos Túlio, um jovem que em um determinado dia começa a passar por presságios sobrenaturais que vão culminar em uma transformação demoníaca orquestrada por uma inimiga que faz dele seu servo.
No conto número dois, "Ritual", Michelle e Cecília, duas garotas que se envolvem com um grupo esquisito de adolescentes que praticam magia negra e, por isso, passam por uma experiência terrível.
No terceiro, "Gemidos no mato", temos uma genuína estória de "visage", ou fantasmas, como preferir, onde Pablo, um usuário de drogas, começa a conversar com um espectro durante suas "viagens", um espectro que pode não ser fruto das alucinações causadas pelas drogas.
Em "Andréia Mendes" o autor conta duas estórias paralelas, a primeira sobre três jovens que se perdem no mato durante uma tarde de chuva enquanto procuravam a casa de uma "macumbeira" e a segunda, a própria estória dessa macumbeira chamada Inês, que se passa há 40 anos e que gera uma maldição da qual surge a figura infernal de Andréia Mendes, uma criança amaldiçoada. Um dos contos mais assustadores de todo o livro.
O conto "Respirando morte" chega muito perto da ficção científica. Nela, em um futuro um pouco distante, a cidade de Groaíras torna-se expoente mundial na produção de um novo combustível que se chama plurofórmio, no entanto, pesquisas adjacentes utilizando esse elemento, levam a criação de um produto perigoso, que após uma tentativa de roubo, é espalhado pela cidade e dá origem a um apocalipse zumbi em pleno sertão do Ceará. O conto é voltado em torno dos esforços do cientista Eduardo Melo tentando deter esse episódio ao lado de um amor do passado.
Em "Um lôbrego apelo das águas" conhecemos Marcelo, um universitário prestes a se formar que possui um irmão gêmeo, Ricardo. Marcelo passa a ter raiva do irmão quando o mesmo começa a namorar a garota por quem ele é apaixonado, Juliana. Um certo dia, quando voltavam a noite para Groaíras, o ônibus universitário no qual viajavam colide com um animal e acaba caindo no fundo do açude do Itamaracá, Marcelinho morre no acidente após Ricardo salvar Juliana e não ser capaz de salvá-lo, Marcelinho então passa a assombrar o local, sempre esperando por alguém, até que um dia, Ricardo e Juliana voltam a Groaíras por aquela estrada....
O conto final "Eu voltarei para você" amarra todos os outros seis, numa continuação da noite onde Túlio torna-se o vingador. Nesse conto, Mariana, uma moça que está grávida e é médium, percebe-se da missão de parar algo grande e mal que está por acontecer. Em meio a noite tenebrosa que se assola sob a fúria de Túlio em Groaíras, ela parte a procura de Inês, a macumbeira que mora no Salgado dos Mendes onde Andréia Mendes está.
Com esse "cliffhanger" o livro termina e percebemos que todas as estórias se entrelaçam e fazem parte de algo maior, nos deixando na expectativa pelo segundo livro da trilogia "Sete Indícios de um pesadelo".
"Sete pesadelos no riacho" é um livro muito interessante e você não percebe o tempo passar ao lê-lo, as estórias são intrigantes e assustadoras, além de serem uma forma deliciosa de revisitar o sertão do Ceará.