Catecismo da Igreja Católica

Catecismo da Igreja Católica Libreria Editrice Vaticana

Resenhas - Catecismo da Igreja Católica

ozandrezin 05/04/2024

Ainda preciso ler todas as referências que o livro dispõe, mas há muitos ensinamentos e explicações para perguntas que eu tinha dúvida, ou até mesmo assuntos que jamais teria conhecimento sem essa leitura. agora entendo o quão importante é cada posicionamento. leitura linda e rica de conhecimento!

Carol 26/02/2024

Uma grande obra
Uma grande obra, no sentido literal e simbólico.

Algumas repetições que considerei desnecessárias, mas entendo que foram colocadas como uma recapitulação para dar seguimento ao próximo ponto.

Ainda que uma leitura muito complexa e longa, fala-se apenas da base do Catolicismo. Após terminar, podemos fazer um novo plano de estudo, pois o conteúdo da doutrina é muito, muito extenso.

Leitura necessária para saber o basal.

Marihhh 26/01/2024

Livro maravilhoso!!!!
O Catecismo é um livro que deveria ser uma leitura obrigatória para todo católico. Nele é ensinado com clareza vários conceitos importantes para a Igreja Católica e sobre ela.
Eu aprendi muito com ele! Muitas informações que nem imaginava sobre a Igreja Católica. Além de poder compreender mais sobre Deus, suas ações e todo o seu amor conosco.

Izinha 29/12/2023

Catecismo da Igreja Católica.
Todos os Católicos devem ler e ter esse livro em suas casas.
Nem todos vão concordar com o que está nele, mas essa é a verdadeira doutrina!

LuaTeresa 23/12/2023

Todo católico deve ler
Que experiência maravilhosa ler o Catecismo completo esse ano. Foi muito rico, aprendi muito.
Já tinha lido algumas partes avulsas mas esse ano li completo do começo ao fim.
Eu acompanhei pelo Reading Plan do Ascension Press no qual Fr. Mike Schmitz faz o podcast "Catechism in in a Year".
Eu li por essa versão antiga do Catecismo porém na nova versão tem uma alteração no número 2267 sobre a pena de morte. Segue a única alteração:

"2267. Durante muito tempo, considerou-se o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum.

Hoje vai-se tornando cada vez mais viva a consciência de que a dignidade da pessoa não se perde, mesmo depois de ter cometido crimes gravíssimos. Além disso, difundiu-se uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado. Por fim, foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos sem, ao mesmo tempo, tirar definitivamente ao réu a possibilidade de se redimir.

Por isso a Igreja ensina, à luz do Evangelho, que «a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa»[1], e empenha-se com determinação a favor da sua abolição em todo o mundo."

Leiam!

Deyzelena.Moreira 14/07/2023

Um livro para todo católico
Um livro especial para todo católico. Um livro onde temos a base daquilo que acreditamos. E com ele podemos sempre tirar as nossas dúvidas sobre a nossa fé.
Recomendo para todo católico

Kevinho 24/06/2023

"Só se ama aquilo que se conhece"
Repito "só se ama aquilo que se conhece". Essa constatação de Santo Agostinho, claro, se aplica também à Igreja. O Catecismo é apenas uma "pequena biografia" dela que a maioria, dos que se dizem católicos, sequer tem em casa para ler e, assim, conhecer minimamente a fé que dizem professar. A própria Bíblia é apenas um aparador de poeira em muitas estantes por aí.
O Catecismo foi magistralmente estruturado a pedido de São João Paulo II por uma equipe coordenada pelo então Cardeal Ratzinger. Publicado em 1992, até hoje é desconhecido de muitos "católicos" no mundo todo.
Ler, e estudar, o Catecismo é conhecer a fé, conhecer a Cristo.
Pumps 19/07/2023minha estante
E, verdadeiramente,amar aquilo que se conhece.

Isabelle Lopes 15/06/2023

"Só se ama aquilo que se conhece" (Santo Agostinho)

E quanto amor é despertado em nós através das leituras dessas páginas! A Igreja de Cristo é linda!

Stephania 29/05/2023

Foi um ano lendo esse livro. Ele explica tudo sobre o funcionamento da Igreja Católica, os pormenores, os dogmas, enfim, tudo. É um excelente material de estudo pra iniciar os conhecimentos.

joseaugusto.lara 31/01/2023

Estudemos irmãos!
"Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança" (I Pd 3,15)

São Pedro exorta os fiéis seguidores de Cristo a estudarem para saber as razões de sua Fé e responder a quem perguntar. O norteador da Fé da Igreja de Cristo é o Catecismo da Igreja Católica. É imprescindível tê-lo e consultá-lo regularmente diante das dúvidas que temos.
Ele possui índice remissivo por título e substitulos; no final o índice é por tema facilitando o esclarecimento de dúvidas específicas.

Maria Dulce 08/01/2023

Santo Agostinho bem disse, só podemos amar aquilo que conhecemos. A fé católica precisa ser conhecida para ser amada. E o Catecismo é um dos mais belos instrumentos para isso! De linguagem simples, ideias bem organizadas, e de um conteúdo riquíssimo!
Traz citação de diversos Doutores da Igreja, totalmente embasado nas Sagradas Escrituras. Sem margens para erro. Perfeito!

Cristiane 22/12/2022

Quer amar a Igreja Católica! Estuda e aprende sobre a beleza dela!

De linguagem clara e objetiva, o Catecismo nos proporciona conhecimento e luz em todos os temas da Igreja.

laris 25/09/2022

ótimo guia para quem quer saber mais sobre a fé católica, apesar de ter alguns capítulos que ao meu ver repetem algumas coisas de outros.

Carolð 07/08/2022

ESSENCIALMENTE ESSENCIAL
Todos os católicos precisam conhecer esse livro! Aprendemos muito sobre a doutrina e o nosso dever dentro e fora da igreja.

Hildeberto 09/07/2022

Referência
O "Catecismo da Igreja Católica" é um livro de referência: nele estão explicados todos os pontos mais importantes da fé católica, em linguagem adequada e acessível.

As questões são tratadas de forma correta e didática, possibilitando que todos possam entender a essência dos conceitos. Há também, por todo o texto, uma miríade de indicações de autores e obras, sugerindo possíveis caminhos para aprofundamento nos temas.

Indicado não apenas para católicos, mas para todos que queiram saber mais sobre o pensamento cristão.