Jesus, Justiça e Papéis de Gênero

Jesus, Justiça e Papéis de Gênero Kathy Keller

Resenhas - Jesus, Justiça e Papéis de Gênero

Débora 21/03/2024

Esclarecedor!
Segue um trecho do livro:
Justiça, no final, é o que Deus decreta. Então, se você é ou não capaz de ver justiça nos papéis de gênero divinamente criados, isso depende amplamente do quanto você confia no caráter de Deus. Não é mais provável que o Juíz de toda a terra faça o certo? Nós podemos definir justiça como algo que não o projeto de Deus? Usando o que como guia? O que nós sabemos que Ele não saiba?

Digo que esse livrinho (pequeno no tamanho) é gigante em conhecimento e hermenêutica. Super recomendo para todos os membros da igreja, sejam os com autoridade ou não. (Usando conhecimento do livro, já ?)
Recomendo muito a leitura.

Jheyssyka 24/12/2023

Sem palavras
Não consigo compreender como pessoas tão cultas não compreendem o contexto histórico e cultural a qual Paulo se referiu em suas cartas e querem trazer isso para os dias atuais.

dnascif 04/10/2023

Vale a leitura
Achei um pouco repetitivo as vezes, mas tem bons argumentos para defender seu ponto de vista, obviamente se baseando em passagens bíblicas

Rafael1548 12/09/2023

Obra importantíssima!
Esse opúsculo busca elucidar uma das maiorias controvérsias da cristandade atual: os gêneros na liderança.

A autora assume a postura complementarista no qual Deus deu a liderança da família e da igreja ao homem e a mulher o auxilia. Algo muito interessante pontuado é a questão do afã de querer um cargo para aplicar seus talentos deixa evidente que não quer multiplicá-los, antes busca os holofotes humanos.

A inobservância de textos inequívocos das Escrituras, como 1 Timóteo 2.11-13, demonstra tamanha REBELIÃO (e o pecado de rebelião é igual feitiçaria). É tão interessante que usam a Bíblia para dizer que o homem deve amar a esposa (e deve mesmo por ser um dever intrasmissivel), mas a mesma Bíblia que renunciam textos como esses

NUNCA na História da Igreja houve ordenação pastoral de uma mulher. Esse fenômeno veio após o surgimento de um movimento social: FEMINISMO.

A historiadora Ana Caroline Campagnolo diz em seu livro "Feminismo: Perversão é Subversão" que o primeiro encontro feminista em Nova York nos dia 19 e 20 de Julho de 1848, em Seneca Falls (p.84). No ano seguinte, foi ordenado uma pastora, ou seja, plantamos erva venenosa na Vinha do SENHOR.

Uma arma de Satanás desde o Eden é distorcer a Bíblia. Corrobora para o entendimento os dizeres do erudito Wayne Grudem em seu livro "Feminismo Evangélico":

"(...) Isso acontece porque as afirmações e argumentos que os feministas evangélicos adotaram a respeito dessas passagens específicas da Bíblia colocam em movimento um processo de interpretação da Escritura que será usado cada vez mais para anular a autoridade da Escritura em outras áreas também (p.17)"

No Livro de Isaías uma das maldições ao povo era a falta de líderes homens na congregação.

A autora conclui dizendo que, assim como muitos homens não querem os lugares de liderança (por causa dos grandes sacrifícios), mas se submetem a ordem bíblica, assim também deve uma mulher que se diz ser cheia do Espírito Santo. Justiça não tem a ver com minha indignação pessoal, mas com os decretos DIVINOS e desejos de DEUS.

Quando cada um estiver no lugar que a Bíblia ordena poderemos dizer que há justiça, gozo e leveza.

Elda 22/08/2023

"O resto está revestido de mistério, ao qual nós submetemos em plena confiança de que é para o nosso bem". Um dos melhores trechos

Raquel.Barros 30/05/2023

Terminei como comecei?
Terminei o livro como comecei: achando confuso e se li bem as notas de rodapé, todos os livros que ela usa pra respaldar a interpretação dos presbiterianos foi escrito por homens. Respeito muito a família Keller mas continuo sem concordar com a restrição a ordenação de mulheres. Inclusive achei uma das frases bem contraditória: ?Por que deveríamos sentir que é necessário ter um título ou papel específico antes de executar os dons??. Se é apenas uma questão de título então porque não dá-lo as mulheres? Sensação que o livro apresenta mais perguntas do que respostas.

Lore.dossn 21/05/2023

??
"Se Deus é imutável e em sua providência reuniu um livro para guiar seu povo em todas as épocas e em todos os locais, então o que ele revelou ontem sobre o seu próprio caráter e desejo para suas criaturas não será alterado hoje"

Foi um livro esclarecedor e muito sensato sobre um tema tão polêmico, sinceramente, a autora não poderia ter abordado de maneira melhor, expondo principalmente as escrituras e o porquê obedecemos a elas, fantástico!

lauralopesa 25/03/2023

Keller traz luz a alguns pontos muito relevantes quanto à interpretação de alguns textos, mas ainda deixa muito a desejar no que se refere ao seu posicionamento em relação à ordenação de mulheres, ao mesmo tempo que critica o complementarismo, parece compactuar com ele

Ana Bernhard 25/02/2023

Confiar na justiça e no propósito de Deus
O livro apresenta de forma simples e clara, pautado nas escrituras, o ponto chave sobre papéis de gênero diante de Deus: a confiança na sua autoridade e justiça.

Sempre que analisamos essas questões sob a perspectiva mundana, interpretamos textos bíblicos com a premissa de que o senso de justiça do mundo está certo, e o senso de justiça de Deus pode estar errado. E qual a base para isso?

É mais fácil para nós acreditar que o Deus que criou a tudo e conhece todos os propósitos tenha errado? Ou que a nossa percepção é que esteja equivocada?

Kathy Keller começa o livro já indicando dois princípios de hermenêutica bíblia muito importantes: o de que "Escrituras interpretam escrituras" (onde a explicação para um texto bíblico está no próprio texto) e de que "o claro interpreta o nebuloso" (quando algo está confuso, a resposta clara próxima a ele á responde). Ela mostra exemplos onde pra entender um texto (como o polêmico 1 Coríntios 14) basta literalmente LER O TEXTO por completo (simples assim!)

De um modo geral, nossos olhos se abrem para entender que homem e mulher SÃO diferentes, e servem em propósitos diferentes. São igualmente imagem e semelhança de Deus, dotados de dons e habilidades feitos para adorar ao Pai, mas com propósitos diferentes.

E o fato de sermos diferentes (e complementares) não é algo ruim, ou feito pra que sejamos oprimidas: é algo feito de acordo com a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

Ela nos leva a entender também que o princípio de submissão não é algo ruim, pelo contrário. Nos indica que, como igreja, todos nós (homens e mulheres) estamos em um papel "feminino" (pois somos a noiva de Cristo, submissos a Ele).
E nos mostra também que Jesus desempenhou um trabalho submisso: "assumindo o papel de servo para garantir nossa salvação (Filipenses 2:5-11), mostra que sua submissão ao Pai foi um dom, não algo compelido a ele. [...] Não obstante, ele assumiu de bom grado o papel de um servo com o propósito de completar nossa justificação.". E isso é algo bom.

A mentalidade do mundo nos faz sempre duvidar da capacidade de Deus de ser justo, colocando o autor de todo o universo como réu, e colocando nós, humanos e passíveis de erro, como grandes juízes de justiça. E isso é claramente um erro fruto da nossa ignorância.

"A justiça por trás da criação de homem e mulher, por Deus, e o arranjo de diferentes papéis que ele escolheu para cada um podem não ser sempre aparentes a nós. Por que um e não o outro? Mas devemos esperar que a nossa finitude entenda a infinita, onipotente, sábia, boa, amável e graciosa justiça de Deus?"

Natalies 08/02/2023

Fácil compreensão.
Eu demorei um pouco pra terminar de ler por causa de alguns imprevistos, mas é uma leitura super rápida. Além de que a autora consegue explicar bem, o que ajuda muuuito na compreensão do assunto.
Se trata de um assunto sensível para o mundo de hoje, muitos podem reprovar o livro antes mesmo de ler, mas é de fato esclarecedor. Kathy explica com amor aquilo que é uma realidade e que deve ser obedecido por nós.
Recomendo!

Trecho q eu amei e quero compartilhar:
"A justiça por trás da criação de homem e mulher, por Deus, e o arranjo de diferentes papéis que ele escolheu para cada um podem não ser aparentes a nós. Por que um e não outro? Mas devemos esperar que a nossa finitude entenda a infinita, onipotente, sábia, boa, amável e graciosa justiça de Deus?"

~Clari~ 11/01/2023

Precisamos falar sobre esse livro!!
Me surpreendeu o quanto um livro tão pequeno pode ser tão conteudista! Kathy Keller consegue resumir em poucas páginas as verdades bíblicas acerca dos assuntos descritos no título. Confesso que além de me despertar grande interesse pelo assunto, Keller apresentou de forma didática e esclarecedora o tão polêmico assunto dos papéis de gênero e nos incentiva a viver, como cristãos, uma vida pautada na palavra e não permitir que sejamos moldados pelas doutrinas seculares, de forma a nos adaptar ao que o mundo pensa ser correto sobre o cristianismo.

Kathy Keller é definitivamente um exemplo de coragem e resiliência por se apresentar de forma tão firme diante de um assunto tão delicado!

Mariana Destacio 22/06/2022

Jesus, Justiça e Papéis de Gênero - mulheres no ministério
Confesso que fiquei decepcionada com esse livro. Achei que fosse isso: um livro, porém é apenas um livreto que não se aprofunda em nenhum dos temas proposto no título. Ensina em um determinado ponto como interpretar alguns versículos mal interpretados, porém não discorre muito sobre outros assuntos. Fiquei lendo, esperando e então acabou. Acredito que faltou mais argumentos sobre mulheres no ministério. Enfim, achei uma leitura válida, porém tem livros mais completos.

Clara 19/06/2022

perfeita analogia e respostas.
Amei o desenvolvimento dos versículos desmistificados, foi com uma clareza surreal.

Bianca 02/06/2022

Por mais que seja uma leitura curta e rápida, a autora é muito esclarecedora.
Li bem rápido, recomendo para quem se interessa pelo assunto.