Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

maducaetano 18/04/2024

Novas navegações?
Amei o livro, foi meu primeiro contato com a autora então o começo foi beeem lento para mim.

Achei a escrita inteligentíssima, o estudo dos fatos históricos foram maravilhosamente encaixados com as histórias dos personagens.

Adianto que levei 3 semanas para ler (o que para >mim< é um tempo bem acima da média para um livro de 280 páginas), mas acho que enriqueceu demais a leitura para mim, pude pesquisar e me aprofundar bastante enquanto lia.

Roser e Victor são perfeitos, o amor quando certo não tem erro, como dizia Roser ?vida é feita de dar e receber, não servimos para ficar parados?.

História comovente do início ao fim, nunca me acostumo a ler os absurdos que acontecem durante uma guerra. Recomendo demais a leitura.

Re Nader 10/04/2024

Impressionante
Esta é a primeira vez que leio um livro de Isabel Allende, fiquei impressionada com a escrita da autora. Sua forma de descrever personagens é cativante. São personagens extremamente bem construídos, descritos sem exageros mas com detalhes característicos muito importantes que moldam a forma como enxergamos a história.
Fiquei presa a trama, em como ela faz a conexão com todos os personagens em uma história em comum.
O fato dela usar como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola a Grande guerra, a ditadura de Pinochet e todos seus impactos deixa tudo muito mais empolgante, às vezes até nos tira o ar!
Não dá para falar do livro sem dar spoilers, mas é de aquecer o coração o relacionamento dos Dalmau, o pioneirismo de Naruda e a garra de Victor e sua esposa?
Estou encantada com os detalhes históricos e com a fluidez de um livro tão pesado!

Floreios 02/04/2024

Ciclos
[Trechos] Despediram-se com o compromisso de se manter em contato, embora soubessem que aquilo era só formalidade. Víctor sentiu-se aliviado: quando se vive o suficiente, os círculos se fecham. O de Ofelia del Solar fechou-se perfeitamente naquela cafeteria do Ateneo, sem deixar cinzas. As brasas se haviam consumido fazia tempo.

thepolicx 01/04/2024

Do norte ao sul
Isabel Allende eu te amo. É inacreditável como a cada leitura ela consegue me fazer amar ainda mais esse continente e o povo daqui, que apesar do pesares, respira luta. 280 páginas que eu quis engolir mas que infelizmente demorei pra ler por causa do cotidiano, mas que me fizeram viver 80 anos, 3 países, 2 exílios e muitos poemas do Pablo Neruda junto do Victor e da Roser.

Maria 30/03/2024

Comecei esse livro a sem saber muito o que esperar, sabendo apenas algumas informações básicas: houve uma guerra e os personagens principais iriam se refugiar no Chile.
A história conseguiu me surpreender e me cativar de inúmeras maneiras. Fazia tempo que não lia um livro que me prendesse tanto.
10/10

KarinaR 27/03/2024

Aulas e mais aulas de História
Longa Pétala de Mar é um romance impactante que narra a trajetória de Víctor e Roser, desde a Guerra Civil Espanhola até o regime de Pinochet no Chile.

Enfrentaram o exílio e embarcaram atrás de paz e liberdade.

Uma trama emocionante pelo século XX, com personagens envolventes, muitos deles reais e que fizeram parte da história daqueles países.

"Quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham."

Thais 22/03/2024

O livro traz um cenário histórico muito importante da Espanha e do Chile, os exílios, as guerras e os interesses políticos. Livro rico de informações, mas com uma narrativa que te prende no plano de fundo.

Vanessa 18/03/2024

Bem escrito
Eu nunca me aprofundei sobre a Guerra Civil espanhola. Também sei pouco do sangrento período de Pinochet no poder no Chile. Porém, junto a Victor Dalmau e Roser, eu pude conhecer afinco todo esse contexto histórico. Mais do que isso, eu me envolvi inteiramente nessa história. Primeiro livro de Isabel Allende que leio e estou encantada com sua escrita, sua maneira muito bem posta de conectar as ideias e definir os rumos dos personagens. Mais encantada ainda de saber que é baseado em histórias de pessoas reais! Esse livro é um presente para a história do mundo.

12/03/2024

Longa Pétala de mar
Uma exímia contadora de histórias. Adoro os livros da Isabel Allende, sua capacidade de narrar fatos históricos junto a personagens tão humanos.
Além disso, somos presenteados com, a cada capítulo, trechos de poemas do meu poeta favorito, Neruda.
Acompanhamos Víctor e Roser desde a Guerra Civil Espanhola até o fim da ditadura de Pinochet. Para mim, faltou apenas um tiquinho de carisma nos dois. No mais, Allende é maravilhosa em narrar os horrores dos conflitos armados em meio a histórias que poderiam ser de qualquer um de nós.
A cada história de guerra, me impressiona e assusta na mesma medida o quanto a polarização é perigosa.
No fim, toda guerra é imbecil.

Marcia 05/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Uau! Que viagem literária incrível fiz através desse livro: "Longa Pétala de mar" da escritora Isabel Allende.
Nesse livro, junto a família Dalmau, estive na Guerra Civil Espanhola, enfrentando muitos desafios até que precisaram fugir para França. Abandonaram Barcelona , atravessaram os Pirineus rumo a França. Quantos desafios! Na França encontraram mais dificuldades mas puderam viver/sobreviver por um tempo até os rumores da Guerra pela Europa, a Segunda Guerra, que os fez fugir novamente.
Dessa vez, a bordo do navio Winnipeg, seguiram para Valparaíso. Esse navio transportou mais de dois mil espanhóis para o Chile. Imaginem como foi esse período todo! História real!
Essa viagem foi liderada pelo poeta Pablo Neruda e apesar das dificuldades no trajeto foram muito bem recebidos no Chile. Viverão no Chile por muito tempo até que novas dificuldades aparecem. Leitura intensa, dinâmica e real.
Que livro!
"Este é um romance, mas os fatos e as pessoas que pertencem à história são reais" ( Isabel Allende)
"Longa Pétala de Mar é uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar."
Valeu!!!
Ricardo.Silvestre 18/03/2024minha estante
No ano passado li dois livros da Isabel e foram ambas leituras muito impactantes e maravilhosas. Sei que vou continuar a ler mais livros dela.

Mai.lendo 29/02/2024

Apaixonante
Muito me agrada a escrita de Isabel Allende, minha segunda obra da autora, e eu sigo encantada com a forma que ela escreve, onde consegue prender o leitor, criar proximidade e empatia com os personagens, que são muito reais (e nesse caso, de fato são, os personagens principais realmente existiram).
O contexto histórico é inserido na trama sem deixar enfadonha e nem mudar o ritmo de leitura, é genial.
Uma belíssima história de amor em meio a guerra civil espanhola, exílio, refúgio, lutas, resistência, música, família, poesia e amores.
Vale muito a pena a leitura!

Paula 24/02/2024

Isabelita sempre emocionando e trazendo grandes histórias...
Com certeza este é um dos livros mais densos que já li. Me senti como se estivesse lendo sobre campos de concentração da Segunda Guerra juntamente com a parte política de A Casa dos Espíritos da autora. A escrita nesta obra é bem parecida com este livro. Achei a trama rica e com personagens marcantes como só Isabel sabe fazer, apesar disto parecia que eu nunca terminaria o livro. O que mais me desagradou foi que a leitura não foi empolgante e havia política demais, um elemento que nem sempre me agrada. O plot final eu ja imaginava e fiquei esperando por ele desde quando percebi o que havia acontecido. A minha nota oficial está 3,7?? Mas isto não me desanimou para ler as outras obras da autora.

Livros da Gi 14/02/2024

Bom demaais
A escrita da Isabel Allende é muito boa, o contexto histórico foi construído muito bem e a história de amor é lindíssima. Eu amei esse romance histórico e eu nem curto muito romance.

Caroline1321 13/02/2024

Sem palavras. Favoritadíssimo!
Eu realmente estou sem palavras pra descrever a experiência de leitura tão grandiosa que tive ao ler essa obra prima da Isabel Allende! Sem dúvidas se tornou meu favorito da autora.

Incrível como a Isabel dá uma aula de história, política e cultura em tudo o que escreve. Como eu amo um romance histórico bem escrito!! Perfeita ambientação e personagens muito bem construídos. Leitura muito fluida.

Um livro sobre exílio, luta, coragem, persistência, pertencimento, e também sobre amor, cumplicidade e companheirismo. Principalmente sobre amor, o mais lindo e puro que os personagens poderiam ter na vida! Lindo demais!!

Essa leitura foi um surto e com certeza vou sempre lembrar desse livro com muito amor, pois me apaixonei demais ao longo da história!
letitartarotti0 13/02/2024minha estante
estou animada pra ler esse

Adele 31/01/2024

Magnífico
Que livro, que livro!!!!! Tão bem escrito, cheio de sentimentos. Cada personagem tão vivo, uma história tão real. Passa pela revolução espanhola, ser refugiado, o decorrer da revolução chilena seguida da implementação da ditadura, e sem esquecer de mostrar a opressão das mulheres e as dificuldades históricas que passamos. Mas não é só isso, é difícil explicar o quão brilhante a Isabel Allende é. Leitura imperdível. Emocionante. Lindo livro!