Não nasci para ser mãe de marido Lívia Stocco

História intensa
RESENHA
E-book: 185 páginas
Autora Lívia Stocco

A leitura é de fácil entendimento, além de ser o primeiro contato com a escrita da autora. Achei que pelo título fosse ser algo leve, comediante, mas a história é intensa, tem pouca conversa, é contada por Sara, uma criança de nove anos, sua história vai se passando até sua fase adulta, em como foi seu processo de crescimento sendo criada por sua mãe, uma mulher viúva mas que não tinha instintos maternos, uma mulher temente a Deus, com valores altamente rigorosos baseada na religião.

A história é bem detalhada nos fazendo sentir o que Sara passou. Sara não podia cortar o cabelo, mesmo que fosse alvo de bullying na escola, Sara estava sendo criada para ser mãe e uma esposa devota, qualquer coisa fora disso era o caminho do pecado, não entraria no céu. Ela cresce sabendo que tudo isso era errado, essas limitações que sua mãe colocava.

Sara cresce, se casa e encara duas gestações, assim como também percebe as traições do marido, que o seu "príncipe" na realidade era um tremendo sapo. Ela consegue muitas coisas sozinha, diante da sua força de vontade. A história aborda esse lado dela de depender muito dos outros, por isso acaba sofrendo pelos abusos entre outras coisas ruins. Também vemos que Sara demonstra um amor tão grande pelos filhos, um amor que não teve com a mãe dela.
Aline 09/05/2023minha estante
Adorei essa resenha

Rubi.Elaine 16/05/2023

A escrita é boa, e a história também. Mas achei um pouco repetitiva, e não teve muita coerência em algumas partes. Em geral é boa, mas peca em alguns aspectos.

Nath 01/07/2020

Não nasci para ser mãe de marido
Sabe aquele livro que voce? se identifica tanto com a histo?ria que na?o consegue parar de ler? Enta?o! Gastei umas 5 horas lendo esse livro sem parar nessa madrugada...
Na?o Nasci Para Ser Ma?e de Marido retrata a histo?ria da Sara (e de va?rias outras mulheres desse nosso Brasil que se identificam com a histo?ria, assim como eu). Sara foi criada pela ma?e, viu?va, cato?lica praticante e muito devota, que criou a filha para ser submissa, dona de casa, ma?e, obediente ao marido, etc...
Sara uma adolescente gra?vida, que sonha com um mundo cor de rosa e seu pri?ncipe encantado que lhe dara? muita felicidade.
Mas o que fazer quando esse pri?ncipe na verdade na?o existe?
Vivendo num casamento de traic?o?es, com uma filha pequena e logo vinha outra a caminho a Sara precisa se reinventar para sobreviver.
Mas logo ela percebeu que o Chico, seu ex marido na?o seria o u?nico sapo que apareceria em sua vida...Logo viria outro, e outro ainda pior. Que parecia que ela vivia um ciclo vicioso, apesar de ser muito guerreira e batalhadora, conquistando diversas coisas sozinhas e com muito esforc?o, quando se tratava de escolher um marido todos acabavam vendo ela como uma ma?e... A que lava, passa, cozinha, cuida do lar e dos filhos.
Pore?m sua trajeto?ria ainda passa por abuso, depende?ncia emocional, e outras coisas ruins na sua busca pela felicidade dela e das filhas e pelo verdadeiro amor.

Kelly 08/12/2022

Surpreendente
Esse livro não é nem um pouco como eu achei que seria, achei que a protagonista seria chata e ia querer as coisas do jeito dela. Mas não, ela é batalhadora apesar de sofrer muito, mesmo errando ela continua tentando dar o melhor dela principalmente sendo mãe, nesse livro você vai chorar, sofrer e também vai ficar feliz pelas conquistas da protagonista.
Palavras da Jessie 08/12/2022minha estante
Já gostei do título

Aline 09/05/2023

Perfeito
Esse livro é mais que perfeito ....
A cada livro da Livía me surpreendo mais
Esse livro nossa super viciante
Uma escrita leve e fluida que já é marca registrada da Livía
Nossa Sara é uma personagem forte
Que apesar das dificuldades ñ deixar a peteca cair
Saiu de vários relacionamento frustrados
Ñ desistir dos sonhos e conseguiu da volta por cima
Tem alguns gatilhos
Mais Lívia sobe fala de vários temas pesados super bem
Parabéns
Esse livro Ñ merece só 5 estrelinha
Merece mil estrelinhas é mil coraçãozinho

LeMoraes_ 11/05/2023

[...] "Minha alma estava esburacada"
Sofrido!
Acompanhar a trajetória da Sara foi sofrido, ela passou por tantas coisas.
Desde pequena crescendo em uma casa com uma mãe religiosa extrema, se apaixonou por uma pessoa que não valia nada e se entregou de cabeça, nisso gerando um casamento recheado de traições e duas filhas. Os pensamentos antiquados da mãe sobre ser serviente ao marido, que corromboraram para as decisões que ela tomava.
Quando enfim se ergueu, e pareceu que tudo iria se resolver, caiu de novo em tentação e se relacionou com mais pessoas erradas.
Ela sofreu muito! As filhas sofreram também!
E no final, finalmente ela encontrou alguém que realmente a ame e valorize, mas isso não é tudo e nem o mais importante, ela se tornou madura, pensar antes de se jogar de cabeça, captar detalhes que antes ela ignorava e deixava passar.
Amei o final, ela merece ser feliz depois de todas as quedas que teve. E acima de tudo, achei um tema bem interessante, pois quantas mulheres passam por isso e aceitam? Pois, consideram normal? Assim como a própria Sara.

Adriana781 29/01/2022

Intenso
Um livro envolvente e com uma temática bem atual sobre gravidez na adolescência, relacionamento abusivo, o livro nos mostra coisas que parecem ser simples no dia a dia e que no decorrer de nossas vidas pode se transformar em algo destruidor, que nos tira a identidade a nossa essência, respeito, liberdade...
O relacionamento abusivo é algo que nos destrói a cada dia, o livro nos mostra coisas que parecem ser simples mas que aos poucos toma conta e se transforma em uma relação tóxica, às vezes sem volta.
No livro encontraremos a personagem Sara que foi criada por uma mãe com dogmas de pecado, inferno e que a mulher deveria ser submissa ao marido sem questionar.
Sara ficou grávida e logo se casou com Francisco, porém nem tudo foi como imaginou, mas o nascimento de Rute foi um bálsamo para sua vida.
Passado uns anos Sara se viu grávida novamente, depois do nascimento de Helen, o relacionamento dela com Francisco piorou e um dia ele chegou em casa e terminou o casamento.
Sara ficou com duas crianças pequenas, ela voltou a estudar, passou em concurso público, mudou de cidade, deu a volta por cima e estava seguindo em frente.
Porém a vida, o sogro e o ex-marido deram uma rasteira em Sara , chegaram de surpresa em sua casa e encontraram uma situação delicada e começaram tirar fotos.
Agora o quê vai acontecer com Sara e suas filhas?
Agora deixo um convite para ler o livro e descobrir as reviravoltas na vida de Sara e suas meninas, tenho certeza que você vai se surpreender com tudo.

Sophie 18/05/2023

Uma história de superação! Maravilhoso!
Não nasci para ser mãe de marido conta a história de Sara, criada por uma mãe católica que acreditava que a mulher tinha que se preparar para ser mãe e esposa, cuidando do marido e da casa, independente da forma como é tratada pelo marido, já que a função da mulher seria ser totalmente submissa às vontades do marido. Com essas concepções, Sara se tornou uma adolescente insegura e ingênua, caindo na lábia do primeiro calhorda que apareceu, a engravidando ainda na adolescência. Ele assumiu a paternidade e se casou com ela? Sim. Mas isso é tudo que uma esposa precisa? É claro que não! Devido a esse casamento fora de hora, ela foi obrigada a deixar os estudos para se tornar aquilo que a mãe sonhava para ela. Porém, na vida da Sara nada foi flores. Devido à criação da mãe, Sara passava por humilhações, acreditando que era normal a vida que levava, e que as coisas erradas feitas pelo marido eram por sua culpa, por não ser a mulher que o marido precisava. Mas o mulherengo decidiu sair de casa por conta própria, indo morar com outra mulher. Sara passou por diversos infortúnios devido às más escolhas e a responsabilidade que assumiu ainda muito nova. Precisou crescer e se empoderar, estudando e trabalhando, para manter a guarda das filhas, que quase perdeu por causa de outro homem que apareceu na sua vida, só para causar problemas. Sua força de vontade e perseverança a fez vencer na vida, que nunca foi fácil. Mesmo com toda a experiência negativa, Sara ainda acreditava no amor e na família, um sonho de princesa, que se converteu em pesadelo quando ela resolveu dar mais uma chance para um homem, que se mostrou ainda pior que os primeiros. Sara não tinha um dedo podre pra escolher seus parceiros, não, eram as duas mãos!
Nesse livro vemos como é importante o amor próprio em primeiro lugar. Em qualquer relacionamento, além do amor, precisa ter respeito e parceria. A mulher precisa entender que ninguém nasceu para sofrer, muito menos na mão de marido calhorda. Também fica claro que, se você quer saber como seu marido vai te tratar, observe o tipo de relacionamento que ele tem com a mãe dele e o que ele pensa sobre o casamento.
Um livro de superação e muitos ensinamentos importantes para todas as mulheres, pricipalmente para aquelas que sofrem abuso, de qualquer tipo, em casa. Infelizmente, o que a autora trata de forma muito fluída, é a realidade de muitas mulheres em um mundo machista que, apesar de existirem leis que protegem a mulher, ainda existe muita violência doméstica, seja física ou emocional.
Não tem como não se emocionar com a narrativa da Livia, que está de parabéns por tratar de um tema tão importante.
Super indico essa leitura!

Camila Gondim 17/05/2023

Uma leitura muito envolvente!!
Não nasci pra ser mãe de marido é um daqueles livros para se refletir. Sobre como as mulheres não devem ser submissas aos homens e a autora conseguiu escrever sobre isso de uma forma maravilhosa, uma narrativa muito bem construída e fluída, e a gente acaba sofrendo e sentindo tudo que a Sara (protagonista do livro) sente pelos maridos errados e as filhas.

Leticia1761 17/05/2023

Não nasci para ser mãe do meu marido ????????
Quando vc inicia pensa que seria ao leve e algo envolvido com comédia, mas quando vc realmente começa a ler não envolve nada disso.
O livro é contado por Sara desde a sua infância, desde essa época já da pra perceber o quanto a influência da mãe, que é altamente religiosa, impacta totalmente a vida dela.
A Sara passou por mt coisa e que até hj não sei se teria aguentado, ela é uma mulher mt forte que vivia pelas filhas e faz de tudo por elas, e foi nessa parte que eu me emocionei ainda mais.
Ela não deixa os acontecimentos da sua criação atrapalhar a forma que ela está criando as filhas e isso realmente mostra a vontade da sua mudança de ciclos.

Hayana4 29/05/2023

E o pior de tudo é imaginar que o passado de Sara é a realidade de muitas mães por aí e que infelizmente a maioria não dá a volta por cima. Não encontra alguém que seja bom pra si.

Sissi Freire @dicasdasissi 01/12/2019

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima
Confesso que me surpreendi com a leitura. Esperava algo leve e engraçado e me deparei com um livro intenso, onde a nossa personagem principal passa por maus pedaços, como várias mulheres que conhecemos.

O livro não tem muitos diálogos, pois Sara está contando sua história para um homem - que permanece anônimo até o final do livro - e a narrativa é intensa e bem detalhada, nos levando a sentir na pele tudo que acontece com ela.

Sara foi criada por uma mãe super religiosa, daquelas que consideram quase tudo um pecado e, por mais que saiba que isso está errado, cresce presa em uma crença limitante onde a mulher tem que ser submissa, passiva e permissiva.

Com isso encara um casamento e duas gestações, finalizando o primeiro ciclo da sua conversa com o tal homem em uma frustração imensa. Seguimos acompanhando as escolhas - erradas - de Sara e sua batalha para se manter em pé e a salvo, enquanto a autora nos presenteia com um retrato - ainda - atual e real da educação patriarcal.
O desfecho do livro é surpreendente, e recomendo a leitura com o coração pleno!
Parabéns, Lívia! Vou procurar outras histórias suas!

site: https://www.instagram.com/dicasdasissi/

Rita.Liziet 31/01/2022

Lívia saiu de sua zona de conforto da fantasia e nos trouxe essa incrível história!

Um livro intenso e bem verdadeiro. Tive pena da Sara durante todo o livro...a começar pela mãe, que foi criada daquele jeito e passou para ela, além da religiosidade excessiva. Ela passava a se culpar por tudo, até que sua primeira rebeldia foi cortar seu cabelo.

Sua história, infelizmente, é igual a muitas por aí...não só as que casam para ser empregadas de marido, como se anulam pelo mesmo motivo.

Ainda bem que, mesmo à custa da própria vida, dava a volta por cima, não sem antes sofrer bastante. E após ser mãe, suas forças para uma vida melhor e proteção de suas meninas são redobradas.

É um livro que deve ser lido por todos e todas!

Karen.Caetano 19/10/2023

Virou meu livro favorito!
Foi quase impossível pra mim não viver os altos e baixos da Sara escritos em cada palavra, linha ou parágrafo.
Eu amei demais!
É uma história de superação que te faz ficar motivado!
Recomendo!

Joice 15/08/2022

Reflexão e questionamentos importantes
Me surpreendi com esse livro. Já tinha lido a Lívia antes e pelo titulo esperava algo engraçado, leve .. e o que li foi real, atualíssimo, nem um pouco do gênero fantasia .. uma historia inTENSA. Assim como várias mulheres que conhecemos, Sara sofre um bocado. O livro é narrado de forma bem detalhada por ela (parece que ela esta falando com o leitor)

Sara foi criada por uma mãe mega master religiosa - quase tudo é pecado, e cresce presa em uma crença limitante onde a mulher tem que ser submissa, passiva e permissiva.

Acompanhando a busca de Sara pelo verdadeiro amor e pela felicidade dela e das filhas, nos deparamos com relacionamento toxico e abusivo, dependência emocional, erros, acertos e a força feminina. Parabéns a autora, não ficou devendo NADA!!

O desfecho do livro é surpreendente, tá mais que recomendado a leitura!!
Me prendeu demais .. sorri, me emocionei, senti raiva, um misto de sensações, não parei até terminar de ler.