Olhos Fechados

Olhos Fechados Luísa Aranha

Resenhas - Olhos Fechados

Mari BT 24/04/2024

Impactante!
Uma obra um pouco previsível em certas partes mas chocante, real e triste, e que prende o leitor devido ao tema com certeza!

Lmjbissex 03/09/2022

3 estrelas por conta do assunto.
Confesso que o assunto é muito bom, mas o livro em si, confesso que não gostei muito. Para todas as mulheres que sofreram e ainda sofrem com a violência, seja ela qual for, aqui vai toda a minha solidariedade à vocês!!

Quotes:

"Quem cuida demais da própria imagem e se preocupa exacerbadamente com isso, tende a querer controlar o parceiro também, para não estragar como o mundo lhe enxerga."

?Comportamentos abusivos sem a violência física são mais difíceis de identificar, mas eles não deixam de ser relacionamentos doentios porque não há a agressão física?

Não faltava justiça só às mulheres vítimas de violência doméstica, de estupros, de abusos sexuais: faltava às mulheres justiça em seu lugar de fala, em seus direitos, em seus salários, nas condições de trabalho e nas obrigações parentais."

iammoremylrds 17/08/2022

uma leitura eletrizante, que te prende do início ao fim, um tanto quanto difícil de se digerir, abordando assuntos delicados, me deixou agoniada em diversos momentos ainda mais pela realidade nua e crua

Thai 23/07/2022

Perfeito
Escrita perfeita temática que te envolve eu amei a narrativa é leve e fluida a história super envolvente com diálogos que te faz pensa, confesso que eu adivinhei os plots finais do livro incrível com história de superação gente só leia.

Não me prometeu nada e me entrego tudo

Giovanna Simões 25/06/2022

Olhos fechados
Esse foi um livro que me deixou muito agonizada. Constantemente eu me sentia no lugar da Margarida e fiquei aflita 98% do tempo que estava lendo, os outros 2% eu estava apavorada mesmo.
Esse livro doeu muito em mim, mas sinto que foi completamente necessário. Abram seus olhos, vejam o que pode estar sendo disfarçado de amor.
Eu não sei o que dizer, apenas leiam.
Mesmo que doa, é a realidade do nosso mundo.

"Nunca julguem uma vítima. Nunca. Não interessa se ela é dona de casa, prostituta, professora, adulta, criança ou advogada do direito das mulheres. Nunca julguem. Nem seu silêncio, nem os modos que encontra de sair da situação."

Luuh 17/04/2022

Maravilhoso! (Porém difícil)
Esse é aquele tipo de livro que te prende até o final e te envolve completamente com as personagens. Além é claro de você se ver torcendo incondicionalmente pela personagem principal.

É um livro difícil por outro lado pela temática que o envolve: violência doméstica e violência psicológica, mas a autora aborda muito bem o assunto, achei a escrita muito fluída e me deixou com vontade de conhecer outras obras da mesma.

Recomendo muitíssimo a leitura, caso você esteja procurando um livro com essa temática, até porque o livro é um tapa na cara de como as aparências enganam e às vezes uma violência pode estar acontecendo bem do seu lado sem você nem perceber.

Juliana 11/04/2022

Um dos melhores livros que já li.
Fantástico em todos os quesitos, apesar de tratar de um tema tão espinhoso. A realidade aqui, nua e crua. Além disso, a autora tem uma escrita maravilhosa, com certeza, uma das melhores que já tive o prazer de ler.
Ganhou uma fã.

Vivi Moreno 24/02/2022

Um livro necessário!
Vou deixar alertas para esse livro, porque é sempre bom saber o que livro aborda, mas de jeito nenhum esses alertas devem ser impeditivos para a leitura. Sei dos temas pesados, mas eles são extremamente relevantes, pois casos de violência doméstica e relacionamentos abusivos se repetem diariamente, enquanto permanecemos de olhos fechados.

Um corpo caiu do céu, deixando uma imensa mancha de sangue. Sem indícios, todos acham que se trata de uma tentativa de suícido. Mas uma mulher observa a cena em choque.

A vítima é levada ao hospital em estado grave, nem os médicos acreditam em sua recuperação. Exames mostraram fraturas antigas não condizentes com a queda.

Enquanto isso, um jornalista busca por uma grande matéria para premiar sua carreira. Numa visita a delegacia, ele vê a foto da mulher que caiu do céu, e identifica a vítima como Margarida Souto, 29 anos, advogada e ativista contra a violência doméstica. O marido, Gustavo, 12 anos mais velho que Margarida, também advogado e referência nacional em relacionamentos abusivos, estava fora da cidade a trabalho.

O jornalista, Felipe, quer publicar uma matéria a respeito, mas o jornal quer abafar o caso, deixando o jornalista intrigado.

Margarida está em coma e em estado vegetativo, mas nos conta como conheceu o marido, Solange (a mulher que assistiu a cena do corpo caído no chão) e Gregério (um jornalista que simpatizou pela causa defendida por Margarida por ter visto o sofrimento da mãe)..

Aos poucos, Margarida demonstra sinais de retomada de sua consciência, mas só consegue se comunicar com olhos, com piscadas de olhos. Médicos, jornalistas e a polícia descobrem sua história através de confirmações ou negativas de Margarida dava.

Em meio a tudo isso, o corpo de um homem é achado num cais, boiando há mais de 05 meses.

Que livro! Ainda estou impactada com a história de Margarida e seu voo para a liberdade. Ao longo do livro, temos vários alertas para destacar como começam os relacionamentos abusivos: um pedido para que a mulher troque sua roupa, se comporte de maneira diferente, se afaste de suas amigas? Todos esses comportamentos mascarados em forma de afeto. Existem mulheres agredidas, que se culpam pela agressão, por achar que erram porque o almoço não ficou pronta na ?hora certa?.

Outro aspecto importantíssimo nesse livro foi que, Luisa Aranha, colocou como protagonista de violência doméstica e relacionamento abusivo, uma mulher ativista no assunto, para nos mostrar que, nenhuma mulher está isenta de passar por essa situação. E é por isso que é tão importante o amparo, a ajuda, não julgar e se meter sim, nas brigas de casais.

Kravlaar 16/01/2022

Um senhor livro
Candidato a leitura do ano. Totalmente maravilhoso, bem escrito, bem desenvolvido. Completamente visceral e sensível.

kau 15/01/2022

Esse é aquele livro que você começa a ler e simplesmente não para até terminar, porque é impossível largá-lo de lado. Ele te prende e mexe com todos os seus sentidos, te deixa o tempo todo em alerta e com a respiração suspensa, em que você vai soltando aos poucos a cada virar de página.

Rosangela Thomaz 12/10/2021

OLHOS FECHADOS
Me emocionei muito lendo esse livro! Sempre me perguntei, como mulheres vivem um relacionamento abusivo, sem denunciar, sem sair desse relacionamento, chegando até morrer...Esse romance, foi maravilhoso por me mostrar o porquê! Me revolto, chorei e sofri com a mocinha. E li até o final, para saber como acabaria! Eu indico a leitura desse romance! Indico muito emocionada, pela bagagem que ele trás!💖💖💖

Bianca Costa 12/10/2021

Forte, denso e necessário!!!!
Esse é aquele livro que você começa a ler e simplesmente não para até terminar, porque é impossível largá-lo de lado ou lê-lo displicentemente. Ele te prende e mexe com todos os seus sentidos, te deixa o tempo todo em alerta e com a respiração suspensa, em que você vai soltando aos poucos a cada virar de página.

Tudo começa com um corpo de uma mulher estirado no asfalto de uma rua importante de um bairro de classe alta, ninguém sabe quem é, de onde caiu ou o que lhe aconteceu. Contra todas as possibilidades, ela sobrevive aos traumas da queda e às 48 horas seguintes às cirurgias de emergência no hospital, mas está em coma, e ninguém parece procurar por ela. Até que ela é identificada ? Margarida Souto, advogada ativista dos direitos da mulher e contra a violência doméstica, casada com um advogado de renome, também ativista nas mesmas causas, cuja presença provoca um arrepio na esposa e o disparo nas máquinas que a mantêm viva na UTI. A batalha pela vida de Margarida está só começando.

Enquanto a polícia se pergunta se foi tentativa de suicídio, em outro canto ?há o sumiço de um importante jornalista criminal, amigo de Margarida, que estava investigando casos de abuso sexual e violência contra a mulher para uma grande matéria, em que ninguém parece se importar, exceto um jovem jornalista iniciante e a secretária e amiga de Margarida.

A narrativa não nos deixa relaxar um momento sequer, cada descoberta feita nos leva ao próximo passo e são tantas atrocidades que esse "vilão" comete e nos perguntamos como é possível tanto cinismo assim ? verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

"Eu não sabia como não havia percebido antes, mas Gustavo não descrevia um abusador. Ele descrevia a si mesmo, seu comportamento e a forma como conduzia nosso relacionamento."

Um livro pungente, denso, forte, impactante, que traz um pouco de esperança, mas que aborda o tema do relacionamento abusivo, violência doméstica contra a mulher, assédios e assassinato com propriedade e sem romantismo e que merece ser lido por todos. Simplesmente maravilhoso!!!

Laura_Stephanee 23/07/2021

Mais ou menos
O livro é bom e tem uma mensagem super importante para conscientizar as pessoas.

Apesar de ser um livro bom, achei muito previsível, onde eu conseguia descobrir todas as coisas, como quem acabaria morrendo e com quem ela se relacionaria, e não me trouxe uma curiosidade para saber o que iria acontecer no final.

Achei que ficaria bem sentida com a história, mas foi ok, não consegui me apegar com nenhum personagem.

Karol 10/06/2021

Bom!!!
Em muitos livros que já li sobre esse tema, alguns autores acabam pecando ao serem prolixos demais na hora de abordar o tema da violência doméstica, aqui a autora conseguiu falar com seriedade sobre o assunto, mas de maneira leve, fluida e rápida.
É um bom livro!