Espumas flutuantes

Espumas flutuantes Castro Alves

Resenhas -

Lara.Bia 30/08/2023

Romantismo terceira geração
O coração é o colibri dourado
Das veigas puras do jardim do céu.
Um ? tem o mel da granadilha agreste,
Bebe os perfumes, que a bonina deu.

O outro ? voa em mais virentes balsas,
Pousa de um riso na rubente flor.
Vive do mel ? a que se chama ?crenças?,
Vive do aroma ? que se diz ?amor?.

Carol Lino 29/12/2022

bom livro é feito com vocabulário amplo, enredo imprevisível e sem furos, personagens tridimensionais

Najulia 30/06/2022

?Oh! Bendito o que semeia
Livros? livros à mão cheia?
E manda o povo pensar!
O livro caindo n?alma
É germe - que faz a palma
É chuva - que faz o mar. ?

J. Silva 28/02/2022

Espumas Flutuantes, único livro publicado em vida e revisado pelo autor, é composto por 54 poemas que tratam de inúmeros temas. De se destacar, amor platônico, amor carnaval, transitoriedade da vida, conhecimento e progresso.

Depois de longa leitura e estudo, há de se concordar com o autor: a vida só pode ser vivida de modo livre, corajoso e apaixonado.

feehbmb 15/02/2022

"Quem dá aos pobres, empresta a Deus."
Castro Alves, o poeta mais apaixonado que já vi KKKKK Castro tinha muito amor pra dar? Acho muito legal o jeito como esses autores escrevem suas obras se baseando em sua própria vida, e nessa coletânea de 54 poemas de Castro Alves não foi diferente.
Tem poemas em que o autor fala de seus amores e de suas paixões, mas tem muitos outros poemas em que Castro fala da fome, da miséria, da natureza, de traições, de suas amizades, de Deus, e até da morte.
Mais um clássico da literatura brasileira que leio. E que gostei.

"O leite dos eufórbias
P'ra mim não é veneno...
Ouve-me, ó Deus sereno!
Ó Deus consolador!
Com teu divino bálsamo
Cala-me a ansiedade!
Mata-me esta saudade,
Apaga-me esta dor."

EvaíOliveira 25/01/2022

“Espumas Flutuantes”, o único livro publicado em vida por Castro Alves, reúne poemas escritos em diferentes épocas, abrangendo os mais variados temas de sua poética. O livro reúne 53 poemas e foi publicado em 1870.

Sérgio 04/01/2022

A poesia de Castro Alves é tocante
Não há muito o que dizer, a poesia é um tanto quando bonita, parece até música. Em especial, existem poesias belíssimas, como Laço de Fita, tão belo como a própria musa de um escritor romancista. Seu caráter abolicionista é visto aqui, porém de maneira mais delicada, mas bastante interessante.

Barboza 29/08/2021

Potente!
Confesso que tenho pouca experiência com poesia, mas fiquei bastante surpreendido.

Bom, Castro Alves dispensa apresentações. Embora sempre tenha escutado falar dele como poeta da crítica social, me impressionou a potência do romantismo nas obras deste livro.

Canção do Boêmio e A Uma Atriz se tornaram os meus preferidos.

Nadine 27/07/2021

Eu não tenho o dom de entender e sentir poemas e seus temas. Li o livro por conta da importância do autor na literatura brasileira. Me sinto até uma herege por não ter usufruído melhor dos poemas

bianca 21/03/2021

"Quem dá aos pobres, empresta a Deus"
Eu, Que a pobreza de meus pobres cantos
Dei aos heróis - aos miseráveis grandes -,
Eu, que sou cego - mas só peço luzes...
Que sou pequeno - mas só fito os Andes...
Canto nest´hora, como o bardo antigo
Das priscas eras, que bem longe,
O grande NADA dos heróis, que dormem
Do vasto pampa no funéreo chão...

Pedro.Henrique 16/02/2021

Mar Calmo
Ler "Espumas Flutuantes" é uma viagem ao nosso próprio interior. Castro Alves escreve coisas extremamente pessoais de uma maneira que facilita a identificação do leitor. Ele transmite as próprias lembranças e provoca reflexão e paz de maneira quase homeopática.

peedroferreiraa_ 06/02/2021

Recomendo!
?Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n?alma
É germe - que faz a
palma,
É chuva - que faz o mar!?
- Castro Alves.

Livro interessante! Muito bom.

Mariinorberto 25/01/2021

Ah como eu sou apaixonada por obras do Romantismo, e com Castro Alves não é diferente.

Leonardo Rasseli 15/01/2021

Castro Alves foi brilhante nesse livro. Ótimos poemas. Uma pena ter sido a sua única obra publicada em vida.

Ana Be 22/08/2020

Livros excelente. Escrito com maestria e faz jus ser um dos livros mais importantes para o Romantismo Brasileiro. Castro Alves foi um gênio, usou vários recursos românticos mas sem deixar de lado inovações para a época. Para quem gosta de poesias esse é um bom livro.