Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arthur 06/05/2021

O amor e a palavra são revolucionários
Escrevo essa resenha em meio a dois momentos muito marcantes: a maior pandemia em anos e no dia em que uma operação policial no Rio de Janeiro terminou com a morte de 25 pessoas. Menciono isso pois, diante da possibilidade iminente de morte seguimos, muitos, com o discurso enviesado das elites que sempre ditaram os rumos do país, em detrimento da própria vida, e na repercussão do acontecido no Rio de Janeiro vemos a naturalização da morte como meio de dominação, de novo, discurso partindo de muitos que podem muito bem ser os próximos alvos dessa necropolítica.
"Pedagogia do oprimido" é uma obra que vai acalentar justamente esses que sonham com uma sociedade mais justa e mais esclarecida de sua realidade. É sobre como, em um processo dialógico, como diz Freire, podemos compreender juntos as diversas realidades que nos oprimem e os discursos que nos dividem e manipulam. E assim, na primeira pessoa do plural, porque esse processo não deve ser imposto, nem entregue, mas sim construído entre educador e educando, entre líderes e massa, entre interlocutores. De forma cúmplice e amorosa.
Esse livro mudou a minha vida quando o li na graduação. Fiz essa releitura que muito me tocou novamente e, provavelmente, o revisitarei tantas outras vezes. Não me sinto muito capaz e digno de comentar muito mais sobre o livro, apenas a incentivar a quem se interessar pelo pensamento freiriano que o leia, ainda que não seja um profissional da educação. E leia com a disposição de fazer as reflexões propostas explícita e implícitamente. É sobre amor, é sobre gente e é sobre mundo.

Dani Cruz 19/04/2020

Pedagogia do Oprimido
Esta é uma das obras mais conhecidas de Paulo Freire, contudo, só tive oportunidade de lê-la por completo recentemente, já na fase adulta. Tendo contato com essa obra eu pude perceber o quanto a minha educação e de milhares de crianças mundo à fora poderia ter sido diferente se os ensinamentos do mestre fossem mais difundidos.

Na pedagogia do oprimido, uma das maiores críticas de Paulo Freire está relacionada à prática "bancária" da educação, onde os estudantes são sempre vistos de forma inferior aos educadores, sendo eles, os únicos detentores do saber. Quando na verdade, numa sala de aula, há vários saberes diferentes que devem ser compartilhados e igualmente levados à sério. Tornando o processo educacional dialógico e prazeroso.

Ao mesmo tempo que refletimos sobre essa prática pedagógica de Paulo Freire, a pontuação que eu fiz no primeiro parágrafo é respondida. Uma prática educacional dialógica cria seres críticos e potenciais agentes transformadores capazes de mudar nossa realidade. Mas a quem interessa esse tipo de educação?

Seres pensantes são o terror de qualquer governo que lucra com a ignorância das massas!

Lu_Augusto 16/02/2024

Por uma educação libertadora!
Um livro extremamente necessário. Leitura é um pouco complicada por causa do vocabulário empregado e de ideias complexas quando vistas pela primeira vez.
Entretanto, mesmo com tais adversidades é possível extrair todas as concepções de Paulo Freire com uma leitura atenta.
Ele começa falando sobre a situação do oprimido (trabalhadores) principalmente no âmbito da educação; faz críticas ao sistema "bancário" de ensino, um ensino que não é crítico e, por consequência, não é libertador. Nos mostra a importância do diálogo e o quanto isso enriquece o aprendizado. Nos mostra, com exemplos concretos, como funciona a dominação das elites opressoras em diversos campos da nossa sociedade e suas armas para dividir e manter sob domínio os outros; mostra também, com exemplos concretos, líderes que uniram se ao povo em ideia e práxis para mudar a realidade em que viviam, mostrando assim que é possível repetir isso também aqui no Brasil.

PS: Paulo Freire é muito atacado, assim como a educação brasileira, os que não leram ou não tiveram capacidade cognitiva para compreender suas palavras dizem que o caos educacional que vivemos é culpa de seu método. Pobres almas, mal sabem que tais métodos nunca foram nem cogitados para nosso sistema de ensino. O verdadeiro vilão da educação brasileira é a casta de políticos que são financiadores de escolar e universidade particulares enquanto, propositalmente, deixam o sucateamento da educação pública acontecer.

Luís Otávio 31/05/2020

Amor e revolução
Sempre tive uma admiração pelas ideias de Paulo Freire, mas o admirava de longe, como quem admira a um ídolo distante mas que tem medo de o conhecer realmente. Achava que pela importância da sua obra, pela magnitude das suas ideias, seria difícil compreender sendo tão jovem. Feliz engano.
Os temas abordados no livro são feitos de forma tão humilde, tão amorosa, tão respeitosa, tão didáticas, que é como se você estivesse sentado em um café com o autor, trocando ideias como iguais e não com o autor em um pedestal como eu, ingenuamente, achei que ele estaria. Fato é que o tema principal desse livro é a educação, mas poderia ser o amor, a empatia, o respeito, pois essas são as armas que Paulo Freire diz serem fundamentais para a mudança do mundo.
Não é simplesmente a educação como prática de liberdade, mas o amor como um ato revolucionário, como um ato educacional, o amor como ferramenta para mudar o mundo. O amor pela humanidade, a fé nos homens e a coragem de lutar. Tudo isso é Pedagogia do Oprimido.

Leandro.Souza 03/08/2022

Leitura fundamental
Aos educadores e cidadãos que são entusiastas de uma ação dialógica de transformação social: este livro fundamenta a ação transformadora da emancipação política de todos e todas. Não tenha a compreensão equivocada de que "este material é restrito aos professores e professoras". Esta é uma obra política fundamental que envolve nossas ações cotidianas em favor da libertação das massas ao se descobrirem como POVO.
Em um primeiro momento, no capítulo 1 desta obra, nos aproximamos de questões fundamentais a serem inteligidas: as situações de opressão e seus agentes. Conquanto, iniciando a ponte com a educação, mas, contudo, sem se restringir ao ambiente educativo formal (escola). O professor Paulo Freire elucida um dos conceitos mais importantes de sua fundamentação: ninguém é capaz de educar alguém, a educação não se manifesta como uma imposição; o ato educativo necessita que os sujeitos se reconheçam no processo, reflitam sobre a realidade, assim transformando-a.
O segundo capítulo demonstra como se dá o funcionamento da educação dos opressores, a concepção "bancária". Como o próprio nome remete, em resumo, a dinâmica pertencente à esta educação é restrita ao "depósito" do conhecimento a ser absorvido pelo estudante (conhecimento este que é filtrado de acordo com os interesses da formação). Ao final do capítulo, somos introduzidos a ideia do "ser mais", a natureza humana de se expressar e agir no mundo. Logo, o ser humano é tido como ser inconcluso em busca (eterna) de aperfeiçoamento.
O capítulo três, este bem direcionado para a organização de estratégias dialéticas de educação, fundamenta toda a estrutura de uma educação libertadora e os princípios necessários para viabilizar a educação dos estudantes-educadores e educadores-educandos; um processo sistemático, mas em conjunto.
Por fim, em uma importantíssima análise política e educacional, o Professor abrange, a fundo, as características das teorias antidialógicas e dialógicas; seus contrapontos e antagonismo.

bianca0902 15/11/2023

Marxismo com roupagem pedagógica
Livro horroroso, péssimo e não tem nada de pedagogia. O livro se trata mais de uma idealização Gramsciana.

Paulo Freire ficou glorificando Fidel Castro, Che Guevara, Lênin e Mao Tsé-Tung. Paulo Freire só é debatido no Brasil porque somos um país socialmente doente. Olhamos para o nosso país depois de tantos anos de Paulo Freire, onde chegamos? Pensem. Somos últimos em índice educacionais.

A própria ideia de discutimos Paulo Freire ela já é em si um problema, porque ele defendeu genocidas e morreu defendendo genocidas. Ele tem uma escultura ao lado da escultura Mao Tse-Tung, qual o mérito nisso?

Não podemos negar os fatos: Paulo Freire é um dos maiores culpados pelo triste resultado pedagógico da educação brasileira das últimas décadas e das futuras,(se tudo continuar como está!)
Canoff 15/11/2023minha estante
Resenha cirúrgica!

bianca0902 16/11/2023minha estante
Eu tava com medo era de ser lixada, porque todas as avaliações aqui no skoob são elogiando esse livro e exaltando o Paulo Freire.

Canoff 16/11/2023minha estante
Não se preocupe. Critique os livros que devem ser criticados. Mesmo que só tenha a sua resenha como negativa, não hesite em expor a sua opinião.

Elielson.Goulart 17/11/2023minha estante
Fatos e mais fatos!!! As vezes fico imaginando os grandes mestres do ensino do passado observando este país elogiando até dar náuseas um homem cujo modelo de ensino colocou o país entre os últimos colocados em educação no ranking mundial. É vergonhoso.

Michela Wakami 18/11/2023minha estante
Estou aqui te aplaudindo de pé, Bianca. Parabéns pela sua resenha, a verdade tem que ser dita doa a quem doer.???????????

Rogéria Martins 19/11/2023minha estante
Bianca, adorei sua resenha honesta e extremamente verdadeira!
A ideologia do Paulo Freire só trouxe problemas para o nosso ensino.

Camila 05/03/2021

Eu era uma vasilha
Não creio que eu possa falar da Pedagogia do Oprimido a não ser pra contar minha experiência pessoal. Certamente existirão muitas resenhas de todo tipo, então gostaria apenas de registrar meu desejo de que qualquer pessoa que chegue a se interessar, mesmo que vagamente, pela leitura, não espere mais e se dedique a ela.
Cheguei ao final do livro já com saudade de cada descoberta que fiz durante a leitura. Mas tenho certeza de que a cada releitura, eu vou descobrir ainda mais coisas. Porque somos seres inconclusos, na busca do ser mais. E cada um de nós que se comprometa com a Pedagogia do Oprimido se humaniza e aos demais.
Gostaria de poder reler Pedagodia do Oprimido uma vez por ano, se não for muita ambição.

Fael 07/03/2021

Pedagogia e Revolução
Nesse brlhante e denso livro, Freire aborda a pedagogia como um ato com potencial revolucionário.
Essa pedagogia revolucionária parte do pressuposto que os oprimidos estão imersos em uma realidade mitificada pelos opressores. Nesse sentido, a humildade do educando, que se coloca em posição de aprender junto de seus companheiros, num claro processo de ensino-aprendizagem, se torna indispensável.
Essa via de mão dupla, que contém as experiências vividas pelos oprimidos, se torna suficientemente clara para a tomada de consciência por parte dos mesmos.
Todo esse processo é obtido através de uma ferramenta importante e que anda em falta nos dias atuais: o diálogo.
É o diálogo que atravessa as pessoas e constrói um entendimento da realidade. Sem impôr verdades, e sim nesse processo de construção, a revolução se torna possível através da interpretação crítica da realidade.
Todo esse cenário de construção de uma Pedagogia do Oprimido é trabalhada dialeticamente com uma ideia de revolução pedagógica. Para Freire a Revolução precisa elevar seu caráter pedagógico, e é assim que o mesmo trabalha toda essa linha de raciocínio também com os líderes revolucionários.

Diálogo, humildade e educação.
Ideias escritas há décadas pelo patromo da educação brasileira e que parecem ser, ainda, o caminho para uma melhora substancial de condição de vida em nossas terras.
Se uma revolução parece estar distante, que seja para atribuir valores básicos para o nosso dia-a-dia, o que aparentemente perdemos nos últimos anos.

laurafontess 15/11/2021

Minha humilde opinião
Ah gente, eu vou falar. Paulo Freire te amo você foi muito importante e necessário. Mas eu não gosto dos seus livros. Lógico que se b0ls0narista falar mal a gente te defende com unhas e dentes. Mas precisa usar tantas palavras difíceis pra transmitir um conteúdo? Aprendi muitas palavras novas e obrigada por isso. Mas, de uma certa forma, você não acaba oprimindo quando todas as formas de se comunicar só chegam a pessoas que tem uma formação para entender seus argumentos complexos? Esse livro não é para todo mundo, é só para quem tem um nível superiror de ensino. Eu tomei como aprendizado tentar me comunicar com o máximo de simplicidade possível para que qualquer pessoa me entenda, inclusive nessas resenhas.

Victória Gabrielle 06/09/2023

A Faculdade me obrigou
A faculdade me obrigou a ler mas acabei gostando muito desse livro apesar de ter uma escrita um tanto quanto difícil as vezes.
É um livro muito importante e que faz muito sentindo.
Da pra aprender e refletir demais. Deveria (se já não for) ser leitura obrigatória para todos os pedagogos.

Juliana.Azadinho 15/09/2020

Mudou minha vida
Essa é uma releitura que fiz depois da faculdade, talvez pela maturidade ela tenha sido mais significativa.

Giovanna 13/12/2020

A necessidade atual de Paulo Freire
Através dessa obra Freire nos prova a necessidade de união das minorias oprimidas, o livro é sobre um método educacional baseado na humanização, empatia, respeito e amor, e ao mesmo tempo quase que um manual para que possamos evoluir politicamente e superar fases sombrias sem nos deixar corromper ou recair.

João 22/12/2020

Pedagogia do Oprimido
Livro polêmico. Um ótimo livro para quem quer entender a educação brasileira.

Mari Lopes 10/11/2021

Leitura obrigatória e de cabeceira
A teoria é linda no papel, mas acredito que, na prática, ele apresenta falhas que a retorna à ideia de opressores que oprimem as massas. Contudo, acredito que Freire é uma leitura obrigatória a qualquer um que queira entender o que vivemos na política e na educação brasileira e somente uma leitura não será suficiente para compreender tudo que "Pedagogia do Oprimido" tem a nos oferecer. Por isso, leia, discuta e releia.

RGreen 30/07/2021

coisas para pensar
a pedagogia do oprimido traz uma reflexão extensa sobre as relações entre opressores e oprimidos.
a linguagem do livro é clara com apenas algumas palavras difíceis e referencias interessantes em sua lingua original (que pode ser um problema para quem não tem acesso a um tradutor).
recomendo uma leitura calma para pensar sobre as questões que o livro traz e para compreender o seu papel na sociedade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5