Contos da Carochinha

Contos da Carochinha Figueiredo Pimentel

Resenhas - Contos da Carochinha

Lorena 17/10/2017

Primeiro livro infantil publicado no Brasil
Contos da Carochinha ou Contos da Baratinha são uma série de pequenos contos da tradição oral. Originários de diversas culturas. Algumas muito conhecidos de todos nós como Branca de Neve, Bela Adormecida, O pé de feijão, Chapeuzinho Vermelho, Gata Borralheira... E outros tantos não tão conhecidos mas igualmente fascinantes. Cheios de feitiçaria, magia, monstros, animais falantes, bruxas, belas donzelas, valentes cavaleiros, gente paupérrima, membros da realeza, orgulho, ganância, e onde os bons triunfam e os maus recebem seu merecido castigo. São histórias por vezes chocantes e até assustadoras, mas que mostram como as pessoas antigamente entendiam e explicavam os fatos da vida e os mistérios do mundo. E de certo forma como a visão deles influencia a nossa e permanece até hoje. E há de perdurar por muito tempo mais.

Aventura de aprender 26/11/2017

Todos os três livros seguem a mesma fórmula: histórias antigas contadas para crianças. Há alguns famosos, mas a maioria eu desconhecia.

Nem todos são bons porque em algumas histórias o diabo foi o herói e a maldade foi recompensada. Outras, no entanto, parecem até mesmo da tradição cristã.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/45000699-livros-lidos-em-2015

EvaíOliveira 15/11/2019

Primeiro livro infantil publicado no Brasil
Pelo que eu li, Figueiredo Pimentel reuniu as histórias e lançou em um livro só. Muitas histórias são um pouco diferentes das versões que conhecemos.

Lorena 17/10/2017