Francisco de Assis Hermann Hesse

Resenhas - Francisco de Assis

none 09/04/2021

Leitura para todos
Mais um grande livro de Hermann Hesse, ficção, inspiração, hagiografia, biografia, outra visão de Francisco o pobre de Assis, na Úmbria. O livro inclui outros textos do autor sobre Francisco, entre contos traduções e um belo ensaio no final abordando o texto e a obra de Hesse. A obra de Hesse está espalhada por várias editoras no Brasil, acho que é chegada a hora da reedição ou tradução de textos menos conhecidos e divulgados,Peter Camenzind, por exemplo, que bebe na fonte desse livro.
Francisco de Assis aqui não é uma biografia propriamente, Hesse busca inspiração em contos medievais, textos literários sobre Francisco, mas é bem verdade que segue as melhoras biografias sobre o santo de Assis. Não é um livro exclusivo para católicos, não é um livro contra católicos, ao mencionar isso muita gente vai torcer o nariz (católicos e não católicos). A verdade é a maioria que le busca ratificar suas convicções e não ser contestado, isso não tem graça nenhuma nem leva a aprendizado algum. Francisco de Assis, ou São Francisco pregava a simplicidade e alegria de todos em meio à natureza e ao compartilhamento da vida. Há algo nocivo nisso? Sim se você cair no dogma, buscar estigmatizar-se ou estigmatizar outra pessoa. Mas Francisco é contra - quer dizer - não defende dogmas, não pretendeu criar uma igreja, e sim unir aquela que ele conhecia. Ao contrário do moralista (detrator) fofoqueiro Chesterton, outro biografo de Francisco de Assis, que sempre procurava atacar inimigos em seus livros para ensinar uma tese louvando sua igreja e seu partido político contra os outros e contra o mundo, Hesse ressalta - com a simplicidade necessária - a inocência do biografado, parte da infância, da influência francesa materna, o contraste com o pai comerciante rico, o sonho de um jovem querer sucesso na sociedade onde vivia porém sem pisar nos demais, ou sem obter êxito material desnecessário ou excessivo.

Leandro190 15/10/2022

Sejamos todos um pouco mais franciscanos
O texto de Hesse sobre São Francisco de Assis é bem curtinho. O apêndice ocupa mais espaço que a biografia. Não gostei disso. Queria ler mais sobre Francisco e menos opiniões e explicações sobre a obra. Até porque a simplicidade de Francisco não requer grandes explicações. Trata-se muito mais de um exercício de contemplação.

Mariane.Guerra 31/12/2020

Simplicidade!
?Resenha: O u?ltimo do ano e? a primeira biografia que leio e escrita por um dos maravilhosos escritores que descobri em 2020, Hermann Hesse. O autor era fascinado pela figura de Francisco de Assis e sua refere?ncia pode ser vista em diversas de suas obras.

Francisco de Assis (batizado por pais como Giovanni), partiu de uma vida abastada fornecida por seu pai mercador , para viver como um andarilho pregando a simplicidade e o amor. Seguidos por muitos e ate? hoje lembrado como exemplo de abdicac?a?o de riquezas e dedicac?a?o aos pobres e animais. Seus admiradores na?o se restringem a religiosos crista?os e Francisco de Assis segue sendo exemplo para os que buscam simplicidade e leveza na vida. Tambe?m sua obra e? notada ate? hoje nas artes e literatura mundial.
Acho que foi uma boa escolha pra fechar o ano , recomendo!

Lucas 05/10/2020

Superficial
É um relato simples e um pouco superficial sobre a vida de São Francisco de Assis. É bom para quem quer uma leitura rápida para conhecer sobre a vida do santo, mas faltou espiritualidade.

jota 21/01/2022

MUITO BOM: uma hagiografia sobre o santo italiano de Assis, acompanhada de um oportuno ensaio sobre sua gênese
Lido entre 15 e 20/01/2022

O nome verdadeiro de são Francisco de Assis era Giovanni Bernardone (morreu em 1226; há dúvidas se nasceu em 1181 ou em 1182), coisa que eu sabia desde que visitei a encantadora cidade italiana alguns anos atrás. Curioso esse livro, que inspira bons sentimentos e certa paz no leitor. Porque não se trata exatamente de uma tentativa de biografar Francesco Bernardone, nome com que seu pai pretendia batizá-lo e que acabou prevalecendo sobre o escolhido pela mãe. Hesse escreveu uma hagiografia, ou seja, uma biografia elogiosa que exprime grande reverência pelo retratado, o que não ocorre apenas com homens e mulheres considerados santos, mas até com políticos corruptos e assemelhados.

Só que essa hagiografia foi escrita por ninguém menos do que um dos escritores humanistas mais conceituados da literatura universal, Hermann Hesse (1877-1962). Devido à sua inequívoca admiração (quase adoração, eu diria) por Francisco, o pobre de Deus – com esse título Nikos Kazantzakis, autor do consagrado Zorba, o Grego, escreveu outra bela obra sobre o santo, bem mais extensa e ficcional –, Hesse conta a vida de são Francisco de um modo tão terno, amável e respeitoso que parece que ela está sendo narrada por um anjo, caso anjos existissem. São belas páginas, algumas comoventes, e mesmo para um agnóstico é quase impossível não ficar tocado por elas. Antes, em 1904 mesmo, Hesse já havia publicado um romance, Peter Camenzind, personagem esse que nutria uma devoção mítica pelo santo.

A presente obra é dividida em várias partes, a saber: uma Introdução, em seguida vem A vida de são Francisco (que é o melhor texto do volume, claro), Lendas (seis textos curtos; as lendas são resumidas ao essencial), um Final, dois Apêndices (O Florilégio de são Francisco de Assis e O jogo das flores: sobre a infância de são Francisco, este bastante ficcional) e finalmente um bom ensaio de Fritz Wagner (cujo título já diz sobre o envolvimento do escritor com o santo): Francisco de Assis e Hermann Hesse. Esse ensaio é bastante interessante porque mostra a gênese, a escritura de A vida de são Francisco, o texto principal do volume. Ficamos sabendo mais acerca dos dois homens, do profundo interesse do escritor alemão pelo santo italiano, como a história deste atravessou os séculos, chegou até nós e certamente continuará a ser contada em futuro distante.
cid 21/01/2022minha estante
Interessante. Fiquei curiosa. Francisco de Assis pelos olhos de Herman Hesse.

jota 21/01/2022minha estante
Vale a pena dar uma olhada, sim. É um livro curto e Hesse, como sempre, escreve claramente, prende nosso interesse.

Ed Carvalho 14/01/2021

Belo e inspirador
A vida do santo cristão mais popular contada por um genial artista da literatura. Inspirador.

carolina macedo 24/06/2021

Nesse livro encantador, Hermann Hesse narra a vida de São Francisco de Assis. O santo abdicou de todos seus bens materiais a fim de pregar a Palavra de Deus, vivendo a pobreza, o amor ao próximo e a paixão pela natureza.

A edição conta com pinturas belíssimas que ilustram as diferentes etapas da vida de Francisco. Particularmente não gostei do artigo extra no final, pois não acrescenta em nada hahah. Recomendo bastante o livro!

Vick 15/04/2020

Visão de um fã
Mais uma leitura de quarentena.

A primeira parte do livro é uma exposição sobre os acontecimentos mais importantes da vida de São Francisco. Depois disso algumas lendas são transcritas por Hesse. Até aí, interessante, a visão de um fã.

No entanto a alma do livro está inegavelmente na história "O jogo das flores", original do autor. Uma contribuição delicada de um admirador às lendas sobre o santo, muito tocante, magistralmente escrita.

Impossível não se contagiar com a admiração e amor de Hesse pelo santo.

Comprei na Amazon em promoção, paguei cerca de 20 reais e valeu o investimento.

LeandroCastro88 12/06/2020

Simples
Um livro bem simples. Deu pra conhecer um pouco da história de Francisco,ou da ideia que o autor faz dele.

Anderson Souza 16/01/2022

Francisco de Assis
O livro é um primeiro contato interessante pra quem nunca ouviu falar de São Francisco de Assis, porém tem um estrutura de capítulos anti clímax e fala pouco sobre as lendas sobre o personagem, uma abordagem mais racional sobre o personagem, que inspirar as pessoas justamente pelo oposto disso.
Para pessoas não cristãs pode ser um abordagem interesse, porém muito rasa.

Valéria 18/09/2020

"A vida de uma pessoa pura e nobre é sempre algo sagrado e maravilhoso de que emanam forças inauditas e de longo alcance."

Hesse desnuda o santo, contando-nos da vida, das lendas, transformando em poesia a vida de um homem de extraordinária simplicidade que via a natureza como extensão de si, e pregava para além dos dogmas o que acreditava.

Hesse e Francisco buscavam a plenitude espiritual, cada qual a seu modo, levavam a mente ao encontro absoluto da paz nas suas relações com o mundo, seja no alto de uma montanha rezando com pássaros ou defronte uma mesa com pena e papel.

É um livrinho terno e encantador.

Elaine Messias 24/04/2020

Francisco de Assis
A trajetória de um dos santos mais populares do mundo narrada por Hermann HesseDesde muito jovem, Hermann Hesse era fascinado pela figura de São Francisco de Assis. De alguma forma, o santo era como um amigo distante, um farol em sua vida. Sua determinação e seu comportamento maravilhavam Hesse. Francisco de Assis sempre foi até o fim com aquilo que queria fazer e não pregou ?nada que ele próprio não pudesse cumprir diariamente, embasando e apoiando a doutrina no exemplo?. Ou seja, Francisco admirava uma ética que estava ligada à beleza e ao desejo de harmonia.Esse amor pode ser encontrado em outras obras de Hesse: Narciso e Goldmund, O lobo da estepe e até mesmo Demian. Nas páginas desses livros, é possível perceber a sombra tutelar de seu santo favorito, como um modelo de comportamento e como medida de excelência humana. Conhecemos esses romances, mas não conhecíamos esse belo livro dedicado inteiramente a são Francisco de Assis, que é ao mesmo tempo uma biografia e uma bela obra literária. Com uma escrita que oscila entre a lenda, a fábula e o ensaio, Francisco de Assis é uma tentativa bem-sucedida de fazer uma testemunha silenciosa dos tempos antigos voltar a falar. Um livro escrito por admiração e devoção, cujo resultado é um texto surpreendente e comovente.

Valério 12/01/2023

Ludibriado
O livro, assim considerado o texto em que Hesse conta a história de São Francisco, é muito bom. Mas deve corresponder a 40% da edição, no máximo. O restante é Hermann falando sobre o livro ou outros falando sobre Hermann - e, neste caso, repetindo boa parte do livro em aspas que chegam a ocupar uma página toda".

Assim, compramos o livro para ler Hermann Hesse contando sobre a vida de São Francisco. Vemos um relato enxuto, longe do que eu esperava.

Aletheia (@almaletrada) 04/02/2021

Onde houver ódio que eu leve o amor...
Hesse nos conta a história de São Francisco de Assis, seu crescimento, sua vida boêmia, seu sonho de ser cavaleiro e, por fim, sua descoberta da simplicidade na pobreza e sua missão em ajudar os mais humildes, incluindo entre seus agraciados, a natureza e os animais!!!

ederkam 27/02/2021

Antes um apanhado do que uma biografia...
"Francisco de Assis" é uma obra reverente e descritiva, tal como se espera de uma hagiografia. Embora enriquecida com o brilho narrativo de Hesse, não há semelhanças com "Sidarta", obra em que ele também trata de sacrifício e santidade.
A leitura é agradável, mas falta unidade. Não que haja contradições entre as partes, mas parece mais uma seleção, uma junção inorgânica de textos, do que uma biografia propriamente dita.