Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Lhyz 26/04/2021

"Lavar as mãos" em face da opressão é reforçar o poder do...
opressor, é optar por ele." (Pág. 109)

Eu marquei no mínimo 20 citações revolucionárias nesse livro, e a maioria se encaixa na vida como um todo e não somente às práticas educacionais. (Mas a educação faz parte da vida como um todo, né?)

Estou me tornando/sou professora e, por escolha minha, sempre aluna, e por isso te digo: as ideias da cabeça desse homem são capazes de mudar o mundo, o meu, o seu e, o mais importante, o nosso.
Terminei a obra pensando na minha necessidade de rever concepções como professora e como ser humano.

Até porque mudar "Significa reconhecer que somos seres condicionados mas não determinados. Reconhecer que a história é tempo de possibilidade e não de determinismo, que o futuro, permita-se-me reiterar, é problemático e não inexorável." (Pág. 20).

Leia.

Dani Cruz 19/04/2020

Pedagogia da autonomia
Eu opto por transcrever aqui uma passagem do seu livro, que pra mim, deixa bastante claro do que se trata a pedagogia da autonomia e seus ensinamentos:

"É preciso deixar claro que a transgressão da eticidade jamais pode ser vista ou entendida como virtude, mas como ruptura com a decência. O que quero dizer é o seguinte: que alguém se torne machista, racista, classista, sei lá o quê, mas se assuma como transgressor da natureza humana. Não me venha com justificativas genéticas, sociológicas ou históricas ou filosóficas para explicar a superioridade da branquitude sobre a negritude, dos homens sobre as mulheres, dos patrões sobre os empregados. Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é num dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar. A boniteza de ser gente se acha, entre outras coisas, nessa possibilidade e nesse dever de brigar."

Viva Paulo Freire!
Juh 19/04/2020minha estante