Lógica para principiantes

Lógica para principiantes Pedro Abelardo
Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento




Resenhas - logica para principiantes


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Filino 31/07/2020

Denso... e essencial para a famosa "querela dos universais" e o "nome da rosa"
Trata-se de um texto importante para os que se debruçam sobre Filosofia, notadamente a medieval e, em particular, por tratar da questão acerca dos universais - afinal, eles existem por si sós; são (in)corpóreos...? A partir de uma glosa de Porfírio e sua "Isagoge", Pedro Abelardo discorre sobre o que se concebe como universal (presente no gênero e na espécie), abordando questões que foram tocadas somente "en passant" por Porfírio.

A linguagem não é das mais agradáveis; afinal, é tipicamente um texto "técnico" de filosofia - e abordando um tema tipicamente medieval. Abelardo aponta na direção na qual os universais são predicados (pelo homem) a partir de muitos, por intermédio da abstração. E numa linguagem sinuosa, conclui tanto pela corporeidade como pela incorporeidade, mas desde que enfocados, cada um desses, por perspectivas diversas (mas não excludentes entre si). De qualquer modo, os universais não existiriam em separado daquilo a partir do qual são encontrados.

Também nesse texto lê-se a famosa questão acerca do "nome da rosa": afinal, esse nome subsistiria caso não houvesse mais nenhuma rosa? Segundo Abelardo, o nome da rosa continuaria a ser significativo, mas careceria de denominação. O caráter significativo perduraria até porque, caso contrário, não seria possível enunciar que "as rosas não existem".

A despeito de curto, não se trata de um texto fácil. Mas é importantíssimo para a história da filosofia.
comentários(0)comente



Wanderreis 02/01/2014

Nonsense
Muito provavelmente pode ser erro da edição, impressão ou mesmo tradução, mas alguns trechos desta versão não fazem o menor sentido, parecendo que ficaram faltando trechos ou parágrafos.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR