Sobre os ossos dos mortos

Sobre os ossos dos mortos Olga Tokarczuk

Resenhas - Sobre os ossos dos mortos

Wlisses.Oliveira 25/04/2024

Minha vó tá maluca, tanta coisa pra fazer foi traduzir livro estranho, morar isolada e virar advogada de bicho.
Coitada da vovó
Livro ok, as divagações existenciais são show mas tipo, vovó tá com tempo e com o aposento em dia.

Mary 25/04/2024

Decepcionante e intrigante
Sobre os ossos dos mortos é um livro que o primeiro capítulo impressionou mas os outros foram bem decepcionantes, porém o final teve um plot twist muito bom que me motivou a terminar.
O livro conta a história de Janina Dusheiko e as tantas mortes que acontece na região onde ela mora que intriga os cidadãos, depois que ela cria a teoria de que os animais querem vingança, já que ao redor das mortes tem indícios de animais.
Basicamente, o livro me deu uma espectativa grande, mas não foi um livro que me prendeu como eu pensei que faria.

Denise 15/04/2024

Talvez uma escolha equivocada para sair de um ressaca literária.

Os trechos sobre astrologia acabaram sendo cansativos pra mim pois não tenho nenhuma referência no assunto. Além disso, os pensamentos soltos da narradora me pareceram confusos.

O fechamento do ?caso? acabou realmente me surpreendendo.

Acredito q seja uma livro que fale muito mais com pessoas que tem pet e/ ou q não comem carme. Se é q isso pode fazer algum sentido?.

?De qualquer modo, conheço a taxa da minha própria morte e graça a isso me sinto livre?

Alessan.dra 13/04/2024

Astros cativam
De primeira não achei muito cativante, mas conforme você começa a entender os pensamento das sra. Dusheiko, desde suas referências astrológicas ( que achei bem agradáveis e uma boa passagem de tempo para vermos como a mente dela está indo e divagando) até seus motivos para o seu ativismo, tudo meio que se encaixa e faz sentido, o final é um pouco previsível em algumas partes, mas ainda me surpreendi no geral, leria novamente.

Gabriel 08/04/2024

Diferente
Eu não achei que o livro ia seguir o caminho que seguiu, mas gostei dos últimos capítulos mas esperava mais do finalzinho, porém eu ja tinha sacado o final la pelo meio do livro, muito legal!

Daniela 07/04/2024

Sobre os ossos dos mortos
Romance noir e subversivo, Janina Dusheiko narra os acontecimentos que envolveram o desaparecimento de suas cadelas. Excêntrica, ela sempre pareceu preferir a companhia de animais à das pessoas. (Nem imagino o porquê? ?)

Michul 07/04/2024

Senti que o livro foi me conduzindo como se eu estivesse em uma leve correnteza. Tem muitos devaneios, que por algum motivo não me incomodaram... fluíram muito bem. Reflexão muito boa sobre a relação do homem com os animais/natureza. Gostei bastante da revelação final, faz sentido.

Vivian.Strapasson 04/04/2024

Descobri que Saturno é perigoso
Eu vi muitas pessoas reclamando das referências astrológicas mas eu adorei rs.
O final é bem previsível mas não atrapalha a leitura.
No geral é um livro bom.

P. Barata 31/03/2024

Um parto. Pra engrenar é isso: o tempo de um parto. O plot já é perceptível. As divagações de astrologia deixaram a leitura mais modorrenta. Ponto positivo fica pela forma como as alcunhas surgem, e pela bela capa. No mais, muito chato.

VitAria540 30/03/2024

Fábula filosófica sobre vida e morte
Vi um booktuber br famosinho falando mal desse livro dizendo que abandonou pq tem muita divagação e fluxo de pensamento, deixando a história chata e por isso, confesso, que fiquei com medo de pegar pra ler. Mas quando comecei o livro, não senti NADA disso que ele disse, muito pelo contrário, o livro é incrível e as divagações/fluxos de pensamento existem literalmente para adicionar contexto na história!

O plot twist não me surpreendeu porque eu já descobri antes então não foi algo chocante pra mim. Mas mesmo assim, a mensagem desse livro é incrível, muito real e deixa uma reflexão sobre a natureza, respeito com os animais e sobre a vida/morte de seres vivos.

@bibipinheiro 29/03/2024

Etarismo, feminismo e cuidados aos animais
Um livro que fala sobre como ser mulher mais velha em qualquer lugar do mundo é difícil, principalmente quando você não é casada. Outro tema relevante e que dá nome ao mesmo é a questão de bons tratos aos animais.

Mar 28/03/2024

Achei uma leitura interessante, apesar de demorar para engrenar. As referências a astrologia incomodam, acaba deixando o livro chato quando são referências longas.
Os capítulos finais deixam a leitura muito interessante.

yale.monteiro 26/03/2024

Eu amo esse livro, e estou tão surpresa por continuar amando 3 anos depois da primeira leitura ? agora estou convicta que não foi um surto e que eu genuinamente gostei dessa história.

A escrita me encanta de uma maneira que poucos livros fazem. Eu me sinto calma lendo esse livro. Ler as percepções de Dusheiko sobre a vida, os animais, as inconsistências, as essências, é um presente. Só posso dizer que sou grata por esse livro ter aparecido para mim, sinto que termino esse livro satisfeita, cheia.

Ver Dusheiko se aproximar de Esquisito, Boas Novas e Dísio me trouxe tanta alegria e alívio. E depois se aproximar daquele biólogo, também. Mesmo ela tendo decisões muuuuito erradas na vida dela, eu a adoro! Mesmo, também, que eu não concorde 100% com suas opiniões. Mas é sobre isso, né? Cada um tem sua verdade.

(Só não dou 5 estrelas porque acho um pouco entediante as partes sobre astrologia?)

Raphael Clezar 26/03/2024

Era uma vez...
Não conhecia nada sobre quando eu vi a sua capa, que imediatamente me vendeu o livro (capa importa, sim). Já estava com altas expectativas só por conta dela.

Infelizmente não achei que o livro correspondeu a elas. A narrativa mistura uma história de mistério com um "slice of life", o dia-a-dia, da protagonista, a sra. Dusheiko, tudo isso junto de um clima meio macabro e fantástico e muitas reflexões quanto aos animais, como os humanos os tratam, a maldade do mundo e astrologia.

Vi essas reflexões como o ponto mais centra do livro e sinceramente, achei tudo bem raso. Longe de discordar das ideias num escopo geral, mas como elas são abordadas e usadas pela narrativa são de um modo muito simples, muito "bom ou mal". É um tema e um assunto que parecem nunca serem desenvolvidos para além de uma base simples mas que tem repercussões complexas que nunca são confrontadas pelo livro. Senti muita falta de um aprofundamento da discussão que o livro apresenta.

O que salvou a leitura para mim foram os personagens e as interações nos seus cotidianos. Gostei de acompanhar a Dusheiko e seus resmungos levemente pessimistas que permeiam todo o livro, e como eles vão evoluindo ao longo da narrativa. Li que muitas pessoas se incomodam com as muitas pgs sobre a astrologia mas, como alguém que sinceramente possui zero interesse no assunto, achei bem divertidas de acompanhar. As amizades e como as relações da Dusheiko vão mudando ela foram as partes que eu mais gostei do livro.

Também achei interessante o clima da narração. Tem um mistério meio sobrenatural rolando em uma cidadezinha que parece ser um pouco separada do resto do mundo, onde o macabro parece se esconder até dar um bote fatal, que me lembra um pouco o clima do filme "The Wolf of Snow Hollow" (recomendo bastante). O enredo também segue um ritmo bem calmo: ninguém está particularmente com pressa pra resolver tudo, pelo menos é o que parece.

Mas todo esse tempo livre não vem sem seu custo. Achei que algumas partes do livro são um pouco monótonas e se delongam. Novamente, a autora é bem direta no que ela quer discutir, e são assuntos muito interessantes, mas eu senti falta de alguma reflexão mais profunda sobre o como fazer a coisa certa pode levar a outras situações ruins, e como alguns pensamentos nocivos vão muito além de indivíduos e estão enraizados no coletivo da sociedade (que é algo que o livro trata brevemente no seu fim).

Apesar dos pesares, recomendo a leitura se o livro pareceu ser interessante. Fiquei decepcionado, e duvido esse livro represente a autora no seu auge. É ok, e é uma leitura rápida e bem simples (digo isso como elogio!), mesmo que eu ache que tinha capacidade de ir um pouco mais além.

juciele.dutra 24/03/2024

Gostei
Eu gostei do livro e da reflexão que ele traz
A protagonista é cativante de tão humana que ela é e o mistério que a trama explora é bem legal
Gostei bastante da leitura