Acerto de Contas

Acerto de Contas John Grisham

Resenhas - Acerto de Contas

Marcos 05/08/2022

Acerto de Contas
Pete Banning, veterano de guerra, pessoa admirada em seu condado, repentinamente resolve matar o Pastor Dexter Bell. A grande pergunta é? o que faz um homem bom se transformar num assassino ?

Ótimo livro! A motivação do homicídio prende o leitor do início ao fim!

O livro tem bons personagens, mas o destaque vai para Joel e Florry Banning, que além de Pete, são os personagens mais envolvidos na motivação e no conflito familiar.

A segunda parte do livro referente a Pete na segunda guerra é chocante, mas fica um pouco arrastado? é bem provável que o autor tenha feito de forma proposital, para que o leitor sinta o cansaço do personagem durante as dificuldades da guerra.

Ótimo livro! A próxima leitura será mais um livro do John Grisham.

Alice.Stock 14/02/2022

Marcante e emocionante, fiquei um pouco decepicionada com o final e com dó do Pete, mas a história é muito boa ??

Rafa 24/12/2020

Numa cidadezinha no interior do Mississippi, Pete Banning era considerado um homem exemplar e herói da Segunda Guerra. Até que ele entrou calmamente na igreja e matou o reverendo Dexter Bell com três tiros. Por que Pete fez isso? Essa pergunta iria pairar por anos sobre a cidade!

Ouvi e li muitas coisas boas a respeito dos livros de Josh Grisham, então fui com boas expectativas para ler Acerto de Contas. Mas infelizmente foi uma perda de tempo total!! Que livro fraco!! Difícil apontar alguma coisa que me encheu os olhos nele. Talvez a premissa, que me fez optar pela sua leitura. Mas é só!

Não sei se por nunca ter lido alguma obra do autor previamente e não estar habituado, mas a escrita dele me prendeu muito pouco. Achei a leitura bem arrastada, principalmente no meio da obra, quando ele descreve minuciosamente TODAS as "aventuras" de Pete na guerra. A insistência dele de não querer revelar porque matou o reverendo foi outra coisa bem chata!!

Enfim, mesmo com uma tentativa de reviravolta no final (aleluia o segredo de Pete foi revelado!), ela não salvou a trama de Acerto de Contas que se tornou um dos livros mais decepcionantes que eu já li!
Patricia 06/01/2021minha estante
Rafa eu gosto muito desse escritor, mas sua resenha está perfeita. O livro se perde nas ideias, os personagens não geram empatia e o final é muito decepcionante. Sem sombra de dúvida o pior livro que li em 2020.

Pandora 22/05/2022minha estante
Concordo!

Joyce 17/03/2020

Fraco
Me decepcionei bastante com esse livro... pela sinopse parecia um livro envolvente mas o que encontrei foi uma leitura arrastada demais... por algumas vezes eu pensei em desistir da leitura, nas não gosto de abandonar um livro. Consegui finalmente chegar ao final e o único sentimento que eu tenho é de alívio por ter finalizado rsrs.
Mas essa é a minha opinião a partir da minha experiência... nunca deixem de ler um livro por que alguém não gostou...o que é chato para mim, pode não ser para você.
Se alguém já leu esse livro é teve outra opinião, me conte, por favor?
Bruginski 11/06/2020minha estante
O pior livro do Grishman. Nada haver com a robusta carreira literária que ele tem.

Joyce 11/06/2020minha estante
Então não posso julgar o autor por esse livro? Já estava traumatizada rsrs. Tentarei ler outra coisa do autor...

Marcia.Gomes 29/09/2020minha estante
Decepcionante, é o que define este livro. Acerto de Contas nem parece um livro escrito por John Grisham.

Léo 11/04/2023

Mais longo do que o necessário
A obra tem um ritmo lento, e o final é muito mal escrito. Fui ler para conhecer alguma obra dele e me arrependi.

Claudia Cordeiro 22/09/2020

Resumindo: 1a parte, monótona e previsível. 2a parte, mto chocante as perversidades dos japoneses com os prisioneiros de guerra. Fica a pergunta: por que só falam dos nazistas? Por este livro, os japoneses são sérios concorrentes a nível de maldade, fiquei abalada (não estou num período bom na vida real). 3a parte, contra-indicada para quem tem depressão. Inacreditavelmente TRISTE.

Paty Tuma 19/04/2022

Ótima narrativa da 2a guerra nas filipinas
A história de fundo achei pouco envolvente. Mas a 2a parte do livro, que descreve a ofensiva do Japão contra os Estados Unidos nas filipinas é impressionante. Vários fatos reais que eu desconhecia. Esse trecho foi o que fez valer o livro.

Heloisa 16/02/2021

Na minha opinião, melhor do que comentam aqui
Eu confio bastante na opinião que outros leitores compartilham aqui no Skoob, mas eu vou ter que discordar quanto a esse livro.
O livro tem um enredo maneiro, dá pra aprender bastante coisa, vc fica meio impactado com os horrores da guerra e por um momento vc até tem pena dos Estados Unidos - mas aí vc lembra das bombas atômicas e essa pena passa rapidinho.
Só não dei 5 estrelas pq eu acho que o desfecho poderia ser melhor explorado pelo autor. Acabou que ele optou por dar ênfase pra outras questões enquanto a história principal, que todo mundo queria saber ficou pouco escrito.

Em resumo, eu indico a leitura.
Kenny 27/01/2022minha estante
CONTÉM QUASE-SPOILER

achei um pouco arrastado a segunda parte, mas depois entendi oq ele queria mostrar no final... O desfecho de fato caiu como um luva pra motivação dos personagens.... e eu ficava me perguntando se a motivação nao poderia anular o julgamento la.... mas é tao profundo e chocante, ainda mais praquela época que realmente nao havia muito o que fazer! Do incio ao fim o segredo foi levado pro túmulo. John realmente mostrou como esses julgamentos são maçantes, de ficar adiando uma coisa aqui, outra ali.... Fugindo um pouco dos métodos usados nas outras obras dele. Mas com certeza o livro nao decepcionou como tem algumas pessoas falando.

Pandora 25/05/2022

Eu gosto de livros “de tribunal”. Em geral são calcados em questões criminais interessantes e me agrada acompanhar as tentativas de defesa e acusação de convencerem os jurados a decidirem a favor da parte que representam. John Grisham é um famoso escritor desse segmento, com mais de 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, vários best-sellers e livros adaptados para o cinema. Ele sabe do que fala e escreve bem.

Aqui ele traz uma história ambientada no período pós Segunda Guerra, em que um conceituado fazendeiro do Mississippi, Pete Banning, herói de guerra, assassina o pastor de sua igreja e se recusa a falar sobre o assunto, ainda que isso o condene à morte. Pena de morte, racismo, machismo, são alguns dos temas pincelados aqui. Pincelados, não tratados profundamente. O grande mote é: por que Banning fez o que fez? E é o desenvolvimento até chegar ao motivo que não funciona.

O livro é dividido em três partes: a atual, quando o ocorre o crime, a da juventude de Pete e sua experiência na guerra e após a sentença, com as implicações que advém do crime para os familiares do acusado.

A primeira parte é a mais interessante, que trata do crime e do julgamento, da opinião pública e da reação da família e tem uma das cenas mais impactantes do livro, que fala por si só (da qual não discorro para não dar spoiler). A segunda é longa e um tanto maçante para quem, como eu, não aprecia relatos de guerra e embora tenha o seu valor histórico, não acrescenta nada ao mistério da narrativa. A terceira é a mais fraca, na minha opinião, repleta de situações comuns e cenas sem nenhuma importância, numa tentativa, talvez, de prolongar a ansiedade do leitor pela revelação final que acaba sendo uma decepção.

A família tradicional americana do sul dos Estados Unidos nos anos 40 é aqui supervalorizada por tratar bem os empregados negros e ter “trabalhado duro” há gerações para construir seu patrimônio; Pete é um cidadão exemplar que jogou a mulher num sanatório e impede que até os filhos tenham contato com a mãe; e os filhos não têm nenhum interesse em se dedicar para manter esse patrimônio, apenas em continuar tirando seu sustento dele ad infinutum. Não dá pra ter muita empatia por eles. No final, para mim, o grande personagem é o advogado que tenta tirar leite de pedra e ainda tem que lembrar dos honorários… rs…

Já li do autor o livro de contos Caminhos da Lei e me diverti bem mais. Um dia pretendo ler algum dos seus livros mais famosos, mas por enquanto já está de bom tamanho.
Naty__ 28/05/2022minha estante
Adoro as suas resenhas, De. Uma pena que esse livro não tenha funcionado. Há uns 5 anos li "O homem que fazia chover" e gostei, na época. Quem sabe você goste... Rs

Pandora 28/05/2022minha estante
Obrigada! :)
Ah, vou anotar. A obra dele é bem vasta, um dia me aventuro em outro.

@wesleisalgado 07/01/2023

Não vale o pay off
Há uns bons 10 anos para mais não leio um livro do John Grisham. Mas já fui um leitor ávido por eles na juventude e me deliciava com cada um.

O maior problema pra mim é que não valeu o investimento de 400 páginas. E mesmo a frase embaixo do título da capa , é uma fraude. Porque não há nada para se desvendar e a resolução literalmente nas cinco últimas páginas é bem vergonhosa.

A primeira parte é OK , eu compro e quero saber o fez o Pete matar o pastor. A segunda parte é muito boa, com os terrores da guerra nas Filipinas e a terceira descambou pra um algo bem "nhé"!

Mas O ADVOGADO, O HOMEM QUE FAZIA CHOVER, O CLIENTE, A CASA PINTADA e outros ainda permanecem em um lugar especial na minha memória afetiva de leitor.
Bagui 17/05/2023minha estante
spoiler?

Virgílio César 08/04/2020

Este autor há muito tempo que não escreve um bom livro. Este foi outra decepção.

Lívia 27/05/2021

Não tão bom assim
O livro foi muito bem até bem mais da metade. Não sei se a minha expectativa com os livros do Grisham são muito altas, mas achei o final meio fraco, tão diferente de tantos livros incríveis que ele já escreveu

Zeantonio 19/12/2021

John Grisham sempre acerta na dose e escreve livros de suspense de um ótimo gosto. Personagens cativantes, lugares marcantes e uma história que prende a atenção do leitor do começo ao fim.

aally_souza 03/04/2020

Acerto de contas me decepcionou.
O desfecho da história de Pete, seus motivos para assassinar o reverendo, são frívolos, chegando a ser ridículos. Seu final foi muito previsível, tirando um pouco do clima bom de suspense.
Apesar de tudo, é um livro que prende e instiga a descobrir o motivo do assassinato de Dexter Bell.

Neto.Antonelli 23/05/2020

Instigante, magistral
Meu escritor favorito misturou dois dos temas que mais me interessam num único livro: Julgamento (de um crime comum) e Segunda Guerra Mundial.

Junte isso ao ingrediente mais desejado nos romances: um mistério.

Como pode uma pessoa boa e respeitável cometer um homicídio?

O que justifica uma pessoa não contar os motivos? O que a vítima fez?

Pois é... essa é a receita deste livro magistral.