Mais Pesado Que o Céu

Mais Pesado Que o Céu Charles R. Cross

Resenhas - Mais Pesado que o Céu

Esdras 18/08/2012

Kurdt/Kurt Cobain
Eu realmente nao sei explicar muito bem o que estou sentindo agora.
É estranho, sabe. Li esse livro em quase 1 mes ( o que é estranho pois,eu raramente demoro tanto assim) e me acostumei em ler um pouco da vida do Kurt toda noite antes de dormir. E agora que acabei, olho pra aquela capa e penso em como NUNCA vou num show do Nirvana, NUNCA vou ver eles tocando Smells Like Teen Spirit ao vivo.
Pode parecer drama, mas fiquei com aquele vazio de quando voce termina de ler um livro que gosta muito. Na verdade, terminei de ler sobre a vida de um dos caras que eu mais admiro, e isso, querendo ou nao, me deixa com uma espécie diferente de vazio, um vazio que em parte é bom, pois agora sei ao menos um pouco mais da metade da vida dele. Nao toda, isso so ele soube.

So queria agradecer do FUNDO do meu coracao ao Charles R Cross por ter feito algo tao perfeito, bem escrito e completo. Uma leitura que definitivamente, nunca esquecerei.
E, para terminar: Obrigado pelas suas musicas, seu talento, e toda a REVOLUÇÃO que você fez nesse mundo, Kurt Donald Cobain.
Mandark 27/08/2012minha estante
Se eu já tinha vontade de ler esse livro, sua resenha deixou a vontade ainda maior! Gosto dessas resenhas que expressam sentimentos intensos... São as que mais me agradam... E vc faz isso de um jeito parecido comigo... Muito bom!

Adris 10/09/2012minha estante
Ed, vc conseguiu transmitir o que eu já estou sentindo, mesmo ainda no 6o. capítulo!!

Ewelyn 07/01/2016minha estante
Acabo de terminar este livro e sinto o mesmo vazio que você. Fiquei olhando e olhando para a capa, olhando e fixando em seus olhos. É meio louco e bom. Charles R. Cross fez um excelente trabalho. Ele não foi crítico em momento algum e conseguiu passar e nos fazer sentir o sofrimento e amor por Kurt Cobain. Estou boba até agora.

Ana 04/01/2018minha estante
Acabei de ler e estou aos prantos. Que vazio! Que saudades!

Tondo 10/07/2021minha estante
Descreveu a minha sensação ao terminar o livro!! Essa sensação perdurou por anos após ler o livro e quando penso nisso ainda sinto!

Valéria 25/01/2022minha estante
Quando a gente termina fica pensando que ele foi uma pessoa muito solitária, em uma família desestruturada

Mat35 18/06/2022minha estante
Demorei 3 anos para terminar este livro, porque toda vez que voltava a ler eu sabia como iria terminar e isso me dava angústia, angústia de chegar ao final e me despedir de maneira tão dura.

Thiago740 05/02/2023minha estante
Vendo q esse comentários foi de 11 anos atrás ... Não sabia q o Skoob era tão velho assim

Mandark 05/02/2023minha estante
Thiago, o skoob existe desde 2009. Estou por aqui desde o começo... Amo esse lugar!! ;)

Craotchky 02/05/2020

Kurt, Kurdt para os íntimos
"...é melhor queimar do que se apagar aos poucos." - Kurt (citando o trecho de uma canção de Neil Young) em seu bilhete de suicídio.

Não existe exatamente um motivo, mas o fato é que eu estava com essa biografia parada na estante desde meados de 2016. Não totalmente parada, visto que de lá pra cá cheguei até mesmo a emprestá-la para um amigo. Não lembro de alguma vez ter demorado tanto tempo para ler um livro. O mais próximo disso que acontece é eu ter algum livro encalhado há tanto tempo na estante que certo dia percebo que jamais o lerei. Neste caso seu destino mais provável é ser trocado num sebo. No entanto isso não aconteceu com a biografia de Kurt; Kurdt, para os íntimos. Parecia que eu sabia que ainda leria ele.

Eis a biografia de Cobain: do bebê de olhos azul-celeste que nasceu em 1967 com três quilos e quatrocentas gramas, até o homem de 27 anos e seu fim trágico, passando pelo músico de sucesso rápido e intenso. Kurt, que frequentemente grifava KURDT em seus diários, teve uma vida bastante atribulada a partir dos seus sete anos, momento que acontece a separação dos seus pais, evento que provocou sequelas e consequências imensuráveis na futura saúde psíquica do artista.

(Bem, não quero falar da vida de Kurt pois entendo que seria spoiler, afinal, trata-se de uma biografia. O livro está aí para contar a história biográfica dele muito melhor do que eu poderia nesse pequeno texto.)

Ao terminar essa obra e refletir sobre outros livros de cunho biográfico que já li, observei que esse tipo de livro consegue ser interessante ainda além da pessoa/vida/banda biografada. Ler a história de um(a) "personagem" que é real parece trazer outra percepção quanto aos eventos narrados. A impressão que tenho é que a assimilação deste tipo de obra é diferente. Saber que tudo realmente aconteceu parece sedimentar a história de outro jeito. Não sei bem explicar, então não vou mais tentar.

Por fim, achei a narrativa suficientemente dinâmica. Pouco me cansou ao longo da leitura. O autor conseguiu concatenar de modo claro e até certo ponto direto todas as informações que dispunha de entrevistas, diários e afins. Ao contrário de alguns leitores(as) não notei qualquer tom tendencioso por parte do biógrafo. Achei até que o livro foi conduzido de modo imparcial e com um saudável distanciamento emocional. Em suma, fiquei satisfeito com o texto.

CURIOSIDADES/BIZARRICES (por sua conta e risco)
📌 Kurt pintou o banheiro de uma de suas primeiras casas de vermelho-sangue, e escreveu REDRUM na parede em referência a O iluminado.
📌 Em determinada época Kurt teve muitos animais em casa. Embora a população efetiva variasse ao longo dos anos, ele teve cinco gatos, quatro ratos, uma cacatua, dois coelhos e tartarugas. Por essa razão Cobain apelidou este seu lar de "Animal Farm", título do livro de George Orwell. Além disso, Kurt permitia que Quisp, seu gato macho, fizesse sexo com Stew, seu coelho fêmea.
📌 Certo dia Kurt foi nadar numa pedreira e voltou pra casa com dúzias de girinos. Ao chegar despejou-os no aquário onde mantinha suas tartarugas e ficou assistindo enquanto estas devoravam os pobres girinos.
📌 "Teen spirit" era o nome de um desodorante para garotas adolescentes que Tobi, uma garota com quem Kurt se relacionou, usava. Sua amiga Kathleen, certa vez, pintou com spray na parede do quarto de Kurt a frase KURT SMELLS LIKE TEEN SPIRIT para zombar indicando que ele dormia com Tobi. Bem, o resto é história...
📌 Enquanto Courtney estava grávida, Kurt e ela chamavam o bebê de "the bean", isto é, a vagem. Por isso o nome da menina foi registrado como Frances Bean Cobain. (Além disso o ultrassom dela estampa a capa do disco "Lithium")

Em certo lugar do livro encontra-se o seguinte trecho: "No budismo, nirvana é o lugar alcançado quando a pessoa transcende o ciclo interminável de renascimento e sofrimento humano." Pois é, ao fim da leitura, no meu entender Kurdt jamais conseguiu alcançar seu Nirvana.
Luiza 02/05/2020minha estante
Resenha maravilhosa!

Craotchky 02/05/2020minha estante
Obrigado, Luh, pela visita e comentário!

maggianni 02/05/2020minha estante
Uau!!!!

: )

Samuel Paulo 02/05/2020minha estante
Sua resenha está muito boa, ela é bem incentivadora!

Craotchky 02/05/2020minha estante
É mesmo!? Não penso nesse fator quando faço resenhas, mas é gratificante o retorno positivo neste sentido.

Samuel Paulo 02/05/2020minha estante
Sim! O modo como você descreve e destaca os pontos mais importantes da sua leitura, e como constrói na sua resenha, causam isso, mesmo não sendo a sua intenção.

Craotchky 02/05/2020minha estante
Obrigado, Samuel. Entendo que a maior parte das resenhas que escrevo acabam se voltando mais para quem já leu o livro em questão, do que os possíveis pretendentes. Esta em específico realmente ficou adequada para os postulantes a ler o livro. Sobretudo o que penso quando escrevo é falar o menos possível sobre o enredo da obra. Deixo claro no meu mural do perfil que detesto isso, a não ser que seja muito necessário para explicar algum ponto. No mais, gosto de trazer as percepções mais pessoais. Algumas das resenhas que mais gosto são aquelas que divago e falo praticamente nada do livro.

Samuel Paulo 02/05/2020minha estante
Exatamente! Concordo com seu ponto de vista. Essas resenhas são realmente as melhores, porque não atrapalham em nada a experiência dos outros, e até ajudam quem ainda não percebe certas reflexões que estão nos livros resenhados.

Assino embaixo.

João 19/04/2021

Sem palavras
Mais pesado que o céu te faz sentir-se proximo à Kurt, é dificil entender o que se passava com ele, mas mesmo sendo uma pessoa muito complicada e as vezes até estupido, você vai ama-lo. Me tornei ainda mais fã de Kurt, não consigo compreender sua dor, mas acho que talvez nem ele conseguisse. Obrigado Kurt, apenas por ter lutado contra seus demonios até onde você aguentou, e já foi o suficiente para mudar o mundo, para melhor!

João 09/08/2023

Uma alma que sofre...
Nunca fui muito fã de Nirvana, porém é inegável a importância que Kurt Cobain teve para música. E que biografia triste.

A separação dos pais foi o ponto de partida para sua personalidade rebelde e depressiva. Com os pais se casando de novo e tendo novos filhos, Kurt se sentiu excluído dos dois lados. Kurt tinha uma doença no estômago que lhe causava dores terríveis, e que nenhum médico solucionava. Foi na heroína que ele buscou alívio. Com uma depressão crônica, a droga só potencializou tudo.

Interessante notar como a saúde mental era negligenciada até pouco tempo atrás. Morre um jovem talentoso, fica sua arte!

San 02/12/2023

Impactada por tudo que li
Realizei a leitura aos poucos, pois sabia que seria uma leitura forte, que despertaria reflexões, pois é de conhecimento o triste fim, quis ler para conhecer a trajetória de Kurt, consequentemente do Nirvana.

Ao longo da leitura me peguei perguntando, teria como ter sido evitado o suic*dio ?
E Se fosse hoje? Com todo o avanço da medicina, com o que se sabe sobre depressão, tratamentos de dependência química, e na área de gastroentorologia, o final seria diferente?

Não tem como saber !! Não é "simples assim"...

Só sei que enquanto lia, em muitos momentos, eu só queria pegá-lo no colo (seja na fase criança / adolescente / jovem) e dar carinho e atenção.

Se gosta de biografias, e quer conhecer um pouco mais sobre a história do Kurt e Nivana, super recomendo.
Mas, deixo o aviso: é uma história tensa.
Natty. 02/12/2023minha estante

Maria.Eloisa 03/08/2021

Realmente profundo
Mesmo tendo visto muitos documentários a respeito de Kurt e tendo lido outros livros sobre sua carreira/vida, essa, sem dúvida, foi a obra que mais me impactou.
Charles Cross, em "Mais Pesado Que o Céu", conta toda a história de Cobain, desde sua infância até o seu último dia de vida, fazendo análises, trazendo diversos depoimentos e detalhes a respeito da trajetória do cantor.
No início, confesso que a leitura não me cativou muito. Mas depois da página 100 as coisas fluíram muito bem e eu fiquei muito imersa a ponto de quase não conseguir largar o livro.
Depoimentos de Dave Grohl fazem falta na biografia. O tempo todo eu sentia que algo estava faltando e espero que esse vazio seja compensado em "The Storyteller", que será lançado em breve. Também gostaria que algumas partes tivessem sido mais detalhadas (como as descrições de alguns shows icônicos), principalmente no final, e de mais fotos, pois as poucas imagens não foram suficientes para ilustrar um material tão vasto.
De qualquer forma, após terminar a leitura, estou realmente reflexiva a respeito de tudo lido. Tenho certeza de que é um livro que levarei comigo para o resto da vida.
Entretanto, é necessário mencionar que especificamente a edição brasileira é cheia de erros de tradução e ortografia (palavras traduzidas erradas, erros de concordância, uso de palavras não usuais que deixaram a leitura mais dura e por vezes, uma tradução que se contradizia. Por exemplo, na página 243 da edição física, Danny Goldberg é tratado como uma mulher e chamado de "empresária", quando, na verdade, ele é um homem e isso só é arrumado no final do livro. Ou na página 346 em que é dito que o Kurt acabou num carro com um redator da Rolling Stone, sendo que era uma redatora, Kim Neely). Claramente não houve um trabalho de revisão e cheguei a cogitar abandonar essa edição e procurar a original, em inglês. Não torna a obra menos grandiosa mas atrapalha a leitura.
enz 03/08/2021minha estante
a surra na tradução porca

Li 11/02/2022minha estante
Eu ia ler o livro até ler seu comentário. Traduções mal feitas estragam a leitura e irritam muito. Também fico com vontade de abandonar a leitura. Então, nem vou começar a ler. Obrigada..

Jordania 06/01/2024

Impactante
Recomendo a todos os fãs lerem. Comecei o livro achando chato, do meio pro final o ritmo melhora muito, terminei devastada. A muitos anos sou fã do Nirvana e de Kurt, mas minha visão sobre a obra artística mudou muito depois dessa leitura, e continuo gostando muito. Kurt foi uma pessoa sofrida, corroído pela doença mental associada as drogas. Saio com a sensação que a Courtney foi a que mais sofreu porque viveu diretamente os piores momentos de Kurt. O cara possuía um talento incomum, mas foi abatido por não gostar de si mesmo.

null 07/02/2020

Esse livro me tocou de uma forma muito profunda
Foi o primeiro livro que comprei na vida. A capa chamou a minha atenção pela vitrine e logo soube que precisava dele. Foi a leitura mais tocante que tive até hoje e sou completamente apaixonado por ele.
Mais Pesado Que o Céu me marcou mais pela abordagem da vida pessoal e construção de Kurt Cobain como pessoa, do que como músico.
Ele foi um artista maravilhoso. Sou muito feliz por ter feito essa compra e deixado sua história fazer parte de mim.

Biu.V 09/05/2010

Era mais pesado que o Céu. Ponto Final. Uma excelente Biografia principalmente para os fãs do Nirvana, como é o meu caso.

Fer.Mac 17/03/2021

Eu prometi que não ia chorar....
Quando iniciei a leitura desta Biografia sobre Kurt, eu não sabia muita coisa sobre ele.
Aprendi muita coisa sobre a vida, carreira, pensamentos sobre esse grande astro do rock punk.
Kurt não era santo, sempre fez merdas, maltratou algumas pessoas também, mas admiro muito seu pensamento que tinha sobre fama, suas letras das músicas e sentimentos. Muitas das vezes foi interpretado errado e suas letras também.
Sempre vou gostar do Kurt Cobain por ele ter sido ele mesmo, independente do que as pessoas pensavam.

Pimentel 29/07/2020

Mais pesado que o céu.
Leitura obrigatória para qualquer fã da banda Nirvana, onde de maneira muito competente Charles R. Cross esmiúça toda trajetória conturbada de um ícone hiper criativo quanto problemático.
Como um cara com mais de um milhão de discos vendidos, e com Nevermind chegando ao posto de 1º da Billboard batendo Michael Jackson (Dangerous), ainda dormia no banco de trás de seu carro de segunda mão?!
Isso é no mínimo insano!
Mas este era Kurt Donald Cobain, que vivia em luta contra si próprio implorando a aceitação que não teve em sua vida em Aberdeen - Washington, mas quando recebida, esta trazida pela sua fama de rock star, à renegava compulsoriamente. Uma mente brilhante que não cabia dentro de seu ser autodestrutivo, vencido por sua depressao e o vicio em heroina, no qual "preferiu queimar do que se apagar aos poucos", palavras estas do próprio em sua ultima carta de despedida naquele início de manhã de abril de 1994.?

Fabio.Chagas 10/07/2021

EMPOLGANTE E EMOCIONANTE até a última página ? (Rip kurt)
Quando se trata de biografias o que se espera de um livro deste gênero é uma boa narrativa por parte do autor, contextualizando de forma coerente com fatos históricos presentes na vida de uma pessoa ou personagem. No caso de ?Heavier Than Heaven?, temos uma excelente junção destes fatores e Charles R. Cross entrega ao leitor algo mais atrativo que uma biografia, uma visão da vida de um dos maiores artistas que a música já teve, Kurt Cobain o vocalista e guitarrista da banda Nirvana.

O autor levanta muitas questões que estiveram presentes na vida de Kurt, como a dependência química, depressão e o fato que marcaria uma geração de fãs que foi o seu suicídio. Além disso, é retratada de forma excepcional a vida de Cobain desde seu nascimento até sua morte, passando de dias alegres para dias sombrios. Toda essa história foi contada após anos de pesquisas por parte do autor, que entrevistou membros da família, visitou lugares em que o astro frequentou em vida, chegando até mesmo a segurar o bilhete de suicídio deixado por Kurt Cobain, segundo Cross: ?A pesquisa levou-me a lugares ? tanto emocionais como físicos ? a que jamais imaginava ir?.

A leitura é capaz de prender qualquer pessoa em suas linhas e, em se tratando de biografias, ouso dizer que deve ser uma das melhores neste quesito. O autor consegue passar os sentimentos que o artista vivenciava diariamente e você pode até mesmo imaginar a feição de Kurt em momentos de sua vida, que podiam ser hilários ou tristes. Uma síntese feita pelo pai adotivo de Kurt, Dave Reed, retrata de forma única a sua vida da seguinte maneira: ?Ele tinha o desespero, não a coragem, para ser ele mesmo. Uma vez que você tem isso, você não pode dar errado, porque você não pode cometer nenhum erro quando as pessoas o amam por você ser você mesmo. Mas, para Kurt, não importava que as outras pessoas o amassem; ele simplesmente não se amava o bastante.? O ponto trágico na vida deste astro veio no dia 5 de abril de 1994, onde ele acabou se entregando para a morte que o levou sem deixar rastros. Ele entrava para o ?Clube dos 27?, que associava coincidentemente artistas que morriam aos 27 anos de idade, como Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison, por exemplo. Sua música é até nos dias atuais uma inspiração para novos músicos, deixando uma gama de maravilhosas composições para a posteridade. A banda Nirvana formada por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl, entraria para a história e nunca mais seria esquecida, fato este que já ficava evidenciado antes mesmo da morte de Kurt.

Mais pesado que o céu é um nome adequado para um livro que trata de um assunto ?pesado? presente na sociedade, que é a depressão seguida do suicídio. Porém mais que tratar deste assunto, podemos analisar e entender os motivos que levaram Kurt Cobain a tal desfecho. Vislumbrar seu ser autodestrutivo proveniente de conflitos que abalaram e marcaram a sua vida, levando-o diretamente para o mundo das drogas, como sendo o seu País das Maravilhas, onde ele se encontraria distante de qualquer um desses problemas cotidianos que tanto o incomodaram. Existe uma frase marcante de Kurt Cobain na qual ele diz: ?Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo?. E é exatamente isto que vemos nesta biografia, a sua alma.

Daia 10/09/2012

Mais Pesado Que o Céu
Este é um livro realmente interessante para aqueles amantes de rock e principalmente, admiradores do aspecto romântico e dramático na vida de diversas estrelas do rock.

A obra começa fazendo um paralelo curioso, primeiramente contando a primeira vez que o enigmático Kurt Cobain, vê o céu após quase morrer de overdose em um quarto de hotel, e a primeira vez que ele vê o céu, nas colinas de Grays Harbor, quando nasceu.

O autor, Charles Cross, jornalista e critico musical, que foi editor de uma das revistas de música mais importantes do noroeste dos Estados Unidos, The Rocket, inclusive responsável pela primeira matéria de capa do Nirvana, fez uma pesquisa minunciosa de quatro anos, com acesso a diários, letras, fotos, relatórios médicos e policiais, além de ter feito mais de quatrocentas entrevistas com pessoas ligadas ao astro, dando uma alta credibilidade a obra.Todo esse estudo, está concluido em mais de 400 páginas, que em detalhes vão desde o nascimento de Kurt em uma família simples, passando por sua adolescência conturbada, sua fuga da realidade na arte: escrevendo, tocando e desenhando; a ascenção da sua banda, Nirvana, ao sucesso, seu polemico relacionamento com Courtney Love e por fim, emocionando completamente o leitor com a triste descrição da sua morte, em Abril de 1994.

Apesar de Heavier Than Heaven ser um dos melhores livros do autor, (ganhou a ASCAP Award 2002 para Biografia Proeminente) Cross tambem fez obras notáveis como: Led Zeppelin: Heaven And Hell, Backstreets: Springsteen, The Man And His Music, além de uma biografia mais atual de Jimi Hendrix.

Na minha opinião, Mais Pesado Que O Céu é o livro que mais chegou perto de desvendar a alma de Cobain, sendo bem fiel a realidade, o livro abre mão de sensacionalismo, caracteristica frequente nas demais biografias.

Fonte: meu blog > http://teenager-whore.blogspot.com/

vitória helena 22/01/2022

"não tenho mais a paixão e, lembrem-se, é melhor queimar do que se apagar aos poucos.

paz. amor. empatia. kurt cobain."