Contos de Fantasmas

Resenhas - Contos de Fantasmas

1 | 2 | 3 | 4

Pedro Schabarum 12/02/2020

Contos de Fantasmas
Coletânea de contos de fantasmas verdadeiros e falsos, de Daniel Defoe

Daniel - S.P. 08/07/2014

3-O fantasma útil
4-Os presuntos e o Quaker
5-O adivinho na Feira de Bristol

Isa Soares 03/10/2015

Como o próprio título já diz o livro trata de um assunto de interesse geral e dual quanto a existência desses seres que intitulamos fantasmas. O livro é dividido em duas partes: a primeira trata- se de histórias "reais" e a outra de aparições fictícias. Alguns contos são interessantes outros nem tanto. Estão cercados de carga religiosa o que mostra o tamanho da religiosidade do autor que também a todo momento quer provar para o seu leitor que aquilo que ele está narrando é real.
Fiquei interessada em saber se o contos intitulados de "reais" foram mesmo verdadeiros, mas infelizmente não encontrei nada a respeito. Mas acredito que deve haver muitos acrescimos vindos da imaginação, pois os contos foram transmitidos oralmente e então quem mete o conto acrescenta um ponto.
Imagino o quão divertidas e aterrorisante seriam essas histórias no séc. XIX quando elas aconteceram e ainda mais seria ser fossem lidas a noite ao pé da lareira há luz de velas. Mas temível mesmo só para aquela época. Hoje somos céticos demais para acreditar nessas inocentes histórias. Indico apenas para aqueles que como eu querem ler algo do gênero, mas são medrosos demais para algo mais forte.

Iva 31/03/2016

Ótimo livro
Texto muito fluente, bem escrito, com pitadas de bom humor, parece que estamos na casa de avós interioranos, que contam histórias do passado. A intenção não é que fiquemos com medo, mas entreter com maestria, provavelmente são contos de "lenda urbana" ou rural?. O autor, que é inglês, tem rico material nas histórias do povo, pois todos sabemos que a Inglaterra é a terra de fantasmas.

Ana 30/05/2017

Gosto muito de literatura setecentista, inglesa, e de Daniel Defoe, além de temas sobrenaturais. Esse livro é um excelente entretenimento, com algumas críticas ao charlatanismo em alguns casos da época, bem como valiosos conselhos em meio a muito bom-humor, tipicamente inglês.

Ana S. 26/01/2009

Bom pra aguçar o gosto pela leitura!

Carla 06/07/2019

Registro de uma época
Nesse livro, Daniel Dafoe eterniza "causos" ocorridos e que corriam de boca em boca na sociedade do final do século XVII. Os casos, concentrados nas aparições de pessoas já falecidas ou atribuídos a intervenções do diabo, aconteceram com pessoas que o autor julga de "alma ilibada", "firmes de espirito" e totalmente dignos de confiança.
Dafoe não faz juízo de valor sobre esses acontecidos, nem os tenta explicar. Tenta, antes, explanar o mais fidedignamente possível os relatos que obteve.
A escrita de Dafoe é bastante típica da época, floreada e cheia de detalhes sobre o estado de espírito dos protagonistas.
Vale a leitura para conhecer no que acreditavam a sociedade da época e entrar em contato de forma breve com a escrita do autor que ficou famoso com Robison Crusoé.

Gárgula 23/10/2019

Contos de Fantasmas, por Daniel Defoe
Cheguei a este pequeno livro enquanto passeava pela loja da Livraria Saraiva, no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro. Estava naquele momento de não querer gastar muito ao mesmo tempo em que já havia decidido levar algo. Tenho de confessar que é um momento tenso, pois você precisa realmente iniciar um garimpo pela loja atrás daquele livro que você não sabe qual é! Risos.

L&PM Pocket possui vários bons livros como os que eu tinha em mente e foi exatamente pelo totem giratório deles que encontrei Contos de Fantasmas, de Daniel Defoe, com tradução de Henrique de Araújo Mesquita. Percebendo que nunca tinha lido nada dele, ou que me lembrasse já ter lido, fiz a aquisição.

Os contos na verdade vêm na forma de relatos e o livro se divide em duas partes. Na primeira, temos as Histórias Verdadeiras de Fantasmas, onde o autor garante a veracidade dos contos normalmente baseado na conduta ilibada de suas testemunhas ou, como no caso do relato descrito em A aparição da senhora Veal, onde colocava sua reputação em jogo ao se propor “ir em juízo” confirmar a veracidade. A segunda parte segue com as Fantasmas Falsos e aventuras divertidas, onde vários casos estranhos e engraçados são narrados como contraponto à primeira parte.

Estamos falando de contos que aconteceram, seja de que parte do livro forem, do primeiro terço do século XVIII. Relatos como estes permeiam o imaginário comum das pessoas da época, portanto suas ocorrências deveriam ser aterradoras. O autor ficou célebre por ter escrito Robinson Crusoé, além de outros títulos que o tornaram um dos maiores novelistas ingleses.

Contos de Fantasmas é um daqueles livrinhos pequenos, mas recheados de bons relatos. São capazes de trazer a imaginação da época para nós, do século XXI. Gosto sempre de ressaltar o quão importante é irmos nas fontes antigas e entendermos como o horror nasceu e se transformou no gênero que é hoje.

Fica a dica de um livro bom e barato para sua coleção!

Esta resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 17 de Outubro de 2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/10/17/contos-de-fantasmas-por-daniel-defoe/

1 | 2 | 3 | 4