Um Conto de Duas Cidades

Um Conto de Duas Cidades Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Duas Cidades

Jamile162 16/02/2024

Demorei pra ler esse, mas é muito bom.
A história é muito triste, cheia de injustiças, cheia de reviravoltas. Amo quando as reviravoltas se encaixam perfeitamente com o resto da história e não estão lá só pra causar algum impacto, elas realmente fazem sentido.
Provavelmente vou reler esse clássico no futuro, sinto que ainda não extrai tudo o que esse livro quer passar ao leitor

Sandrinha 11/02/2024

?A água corria da fonte, o rio corria ligeiro, o dia corria para a noite, tanta vida na cidade corria para a morte??

Charles Dickens é um escritor autêntico que nos mostra através de suas críticas construtivas as injustiças sociais, denunciando os privilégios da burguesia e a miséria do povo em sua época.

Um Conto de duas Cidades nos fornece um contexto histórico, pois
a principal fonte para o romance foi o livro A Revolução Francesa, do historiador Thomas Carlyle.

Dickens retrata as sociedades inglesa e francesa no período pré-Revolução Francesa, abordando o impacto causado em todas as camadas sociais.

Ambientada durante a revolução francesa,  investiga o forte contraste entre a aristocracia e as pessoas comuns oprimidas. Temas de amor, sacrifício e transformação pessoal são explorados, juntamente com as jornadas dos personagens e buscas por redenção.
O final do romance é profético.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

rrodolfo.lima 02/02/2024

Dickens é muito descritivo nos ambientes e personagens, com isso o livro começa muito lento, até que faça a apresentação de todos os personagens. E como a linguagem é mais clássica, fica mais lento e até difícil de interpretar.

Depois que ele pega um ritmo, melhora. Eu poderia dar uma nota mais baixa, mas cumpriu um pouco do propósito de quando decidi ler, que foi entender um pouco mais sobre a revolução francesa, e conseguiu me mostrar uma versão que não conhecia muito bem
Deisi 02/02/2024minha estante
Vítor Hugo também é muito descritivo

Beatriz.Ordonhes 30/01/2024

"Cultivem-se de novo as mesmas sementes de desordem e opressão rapazes e certamente serão colhidos os mesmos frutos amargos."
Consigo entender porque esse livro é um dos clássicos da literatura. A prosa poética e época de Charles Dickens, entrelaçada com um dos períodos mais revolucionários e sangrentos da história humana forma um conto de tirar o fôlego e de derramar lágrimas.
Toda a dualidade daquele tempo, as figuras que ele formou e seu viés romântico criam um cenário de se apaixonar. Os próprios personagens (Darnay e Carton) demonstram isso claramente, sendo tão parecidos e tão opostos. A paixão pela mesma mulher, a vida que levavam e as escolhas que tomam na narrativa entram em conflito e honestamente me deixaram de queixo no chão.
Amei como o autor conseguiu trazer um sentimento de empatia e raiva pelos mesmos personagens e como a descrição de cenários era gritante e expressada pelos mesmos.
De fato, o melhor dos tempos, o pior dos tempos.

Nezuminos0 29/01/2024

Leitura dedicada à Tessa Gray e Will Herondale...
Que livro incrível, pode parecer grande e chato, mas é incrível! A parte do romance entre o Charles e a Lucie é fraca, inexistente, no começo do livro, mas pro final é bonita a relação deles. Tantas reviravoltas nesse livro, mas, para mim, a melhor foi o Sydney Carton no final, ele é o melhor personagem, e eu, agora, entendo o motivo do Will se comparar com ele (os dois são homens incríveis, que me fizeram chorar). A parte mais marcante do livro, é sim a revolução em si, a forma como a nobreza é ruim/podre no começo e a revolta do povo, isso é evidente no livro, a parte central! E sobre os revolucionários, o casal Defarge, em um momento, era muito especial para mim, mas a Thérèse, simplesmente, virou a mais vil e odioso ser, e mereceu o final que teve- senhorita Pross foi grandona. Gostei bastante da escrita e desenvolvimento das coisas e dos personagens. Uma das melhores leituras desse ano.

m.cIara 24/01/2024

Ressurreição, renascimento e segundas chances.
É picaresco e desarticulado; é um ?conto?, mas longo; é ficção histórica, mas evita grande parte da história e, dado o seu material de origem, corre vários riscos de falta de originalidade. Mas, nas mãos de um mestre, torna-se um clássico. Entre os pontos fortes para recomendá-lo, não há como negar que Dickens sabe escrever uma grande cena. De um modo geral, ele cria um tom para o leitor sentir o mundo que está criando para ele, como quando descreve a pobreza e a fome na França, com as ferramentas e armas afiadas e prontas. Dickens sempre consegue armar suas palavras com drama e tensão. Ele então concentra deliberadamente sua capacidade de dar grande poder a certos capítulos e momentos da história.

Lae 15/01/2024

Meio confuso
Achei que o início da história deixa muito a desejar. No final ele fica mais intenso e interessante. É um bom livro, porém muito prolixo.

Lorenza 31/12/2023

Horrível
Esse é simplesmente o pior livro que já li já minha vida e, pra mim, o hype dele só existe, porque as pessoas consideram um clássico.
Foi horrível ter que ler inteiro. Uma tortura.
Essa é a resenha. Livro merda, resenha merda.

Debs @DeboraMaryn 28/12/2023

Leio e aprecio bastante as obras de Charles Dickens. Inicialmente, relutei em começar a leitura de "O Conto de Duas Cidades", pois não esperava muito dele. No entanto, ao contrário das minhas expectativas, a leitura se revelou desafiadora, distinta de qualquer outro livro do autor que já havia lido. Apesar de alguns trechos arrastados e um tanto confusos, a história se revela notavelmente profundida, repleta de simbolismo, e cada detalhe, por mais trivial que pareça, desempenha um papel crucial. O desfecho dos personagens me impactou profundamente, e concluí a leitura comovida.

andrids 27/12/2023

Tudo sobre esse livro é extremamente fascinante. adoro a forma como q contextualização histórica se mistura com a ficção e cria imagens tão completas dos cenários da trama. no começo me senti perdido lendo a história com calma e tive que voltar para o início para ficar mais atento em cada personagem, mas depois lendo de maneira continua a história me prendeu até o final.

Amal0 02/11/2023

Não é um livro fácil
É um romance histórico sobre a Revolução Francesa. Bem, não é um livro fácil e até um pouco confuso mas surpreende. Recomendo

Joyce544 04/10/2023

Livro favorito de Will herondale
Em 'Um Conto de Duas Cidades', Charles Dickens nos presenteia com um romance histórico que mistura ficção e realidade no cenário tumultuado da Revolução Francesa. Nesta obra, somos apresentados a diversos personagens, cada um revelando uma faceta única da revolução e das perspectivas opostas da Inglaterra e da França, como Dickens expressou no início do livro com as palavras 'Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos.'

Nota: Através de uma referência na trilogia 'Peças Infernais', de Cassandra Clare, conheci 'Um Conto de Duas Cidades', o que tornou a leitura ainda mais especial e significativa, recomendo :) .
Fabio 06/10/2023minha estante
Adorei a resenha!???

Joao 27/07/2023

Não posso falar muito sobre esse livro. Na verdade, não me atrevo a falar algo que não fosse tão espetacularmente próximo daquilo que lhe é merecido.

Em breves palavras, trata-se de um romance histórico que retrata um pouco do que foi a Revolução Feancesa. Apresenta inúmeros personagens, cada qual com suas peculiaridades.

A trama é toda bem trabalhada e possui um desfecho primoroso que me faltam adjetivos suficientes para elogiar. Final de livro é sempre difícil de agradar, mas o deste aqui não só me agradou como tornou-se algo inesquecível.

Um começo lindo e poético. Um final coeso e impressionante!

Leiam!

Giulia Miranda @giuumirandaa 24/07/2023

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Vinícius Tyrone 06/07/2023

Uma obra completa
Tem de tudo nesse livro, romance, críticas sociais, ação, drama. É um livro muito completo, porém, achei um tanto quanto complicado de ler. Às vezes dá uma perdida. A história é boa, mas um pouco confusa.