This Coven Won

This Coven Won't Break Isabel Sterling

Resenhas - This Coven Won't Break

Izabela 21/10/2021

Não vou negar que eu estava enrolando para ler a continuação de These Witches Don't Burn (que eu amei), mas acho que comecei a me dar a desculpa de que era porque eu estava esperando o mês das bruxas para ler (e acabou rolando isso mesmo, rs). As desculpas acabaram e eu me joguei na leitura... e amei tanto quanto o primeiro. Acredito que tenha ajudado o fato de que fui com as expectativas bem baixas depois de ler algumas resenhas negativas por aí, mas, ainda assim, o livro entrega o que promete e fica na mesma vibe do primeiro. A história é leve e divertida até mesmo quando tenta se levar a sério. É um livro no melhor dos estilos dos filmes clássicos da sessão da tarde. Muito disso se deve ao fato de que a classificação indicativa dele é de doze anos (e tem isso escrito nele, ponto para a editora gringa), ou seja, a ideia aqui é ser mais leve mesmo. Ok, já deu para entender que é um livro brega e clichê (e isso já deixar claro meu próximo ponto) e que eu gostei demais, porque esse estilo é o meu favorito. Outra coisa importante de deixar claro aqui, é que estamos falando de uma continuação, ou seja, você pode considerar uma coisa ou outra como spoiler, por mais que eu tome muito cuidado com isso, quando se trata de uma continuação é meio complicado de evitar.

Hannah aprendeu muitas coisas nos últimos meses. As bruxas de sangue, por exemplo, não são todas terríveis, ainda mais considerando que estar ao lado de sua nova namorada sempre fazia muito bem para ela. Em segundo, os caçadores de bruxas estavam soltos por toda parte e prontos para tentar destruir os covens. E eles, ainda por cima, estavam estudando formas de derrubar grupos inteiros de bruxas de uma única vez. Os resultados das tentativas estavam sendo terríveis, uma vez que o que eles acreditavam ser um antídoto, era algo capaz de tirar todos os poderes das bruxas e, dependendo do caso, até mesmo algo pior. Isso tudo no meio de um ano letivo em que Hannah precisava correr atrás de muitas matérias e ainda lidar com o novo relacionamento. Sem esquecer de que ela estava vivendo um grande luto em sua vida, mas não sabendo lidar com todos os seus sentimentos e como aquilo afetava sua ligação com a magia elemental. Agora as bruxas precisam se juntar sem olhar sua origem. Os feiticeiros, os elementais e os de sangue precisam estar todos do mesmo lado. Eles precisam de planos e mais planos para descobrir como chegar na fonte, quase que literalmente, do problema dos caçadores. Para isso, os grandes mestres dos covens precisam contar com a última bruxa que conhecem que sobreviveu ao ataque de um caçador para contar história e que está disponível para ajudar, Hannah, é claro.

Uma das maiores reclamações que li, nas resenhas que comentei no começo, é que a Veronica não aparece muito. Ahhhhhhhh! É claro que não aparece, meu povo (inclusive, ela não está nem nas cartas da capa desse livro). Ela é a ex-namorada da personagem principal e foi fazer faculdade em outra cidade. Se ela ficasse sendo citada toda hora ficaria bem chato para a atual namorada de Hannah, a Morgan, e, até mesmo, daria a impressão de que o relacionamento não foi superado, o que não é verdade. Quando ela precisou aparecer, para ajudar a resolver todas as tretas que estavam rolando, ela apareceu e foi legal. Mas ela não era o foco, era a Hannah.

Falando na personagem principal, no vlog de leitura do livro (que sai em tempo real lá no canal do blog de todos os livros que eu leio), até comentei que ela está passando por uma fase Harry Potter aqui nesse livro. Aquela mania de achar que tudo gira em torno dela e de que todos fazem tudo por ela (o que no caso do HP até tem um fundo de verdade, mas aqui tem muito drama e trauma por trás também). Mas não é nada chato demais, é algo que faz parte da personalidade dela e, mais do que isso, que faz sentido com tudo que ela viveu nos últimos meses e tem vivido no momento. O que me lembra que até bruxas precisam de terapia, como bem vemos aqui. Mudando de assunto, por completo, a melhor amiga da personagem principal, Gemma, continua sendo uma ótima personagem que rouba a cena quando aparece. E a Morgan, que agora tem muito mais destaque, também tem ótimo comentários e é uma leitora que traz comentários fantásticos para a história (inclusive, citando Vermelho, Branco e Sangue Azul em um momento, rs). Antes que eu me esqueça, também adorei acompanhar a Alice, mais uma bruxa de sangue.

Em resumo, é um livro leve e com soluções fáceis, mas ainda assim, me surpreendeu com o final mais que o primeiro. Como comentei no começo, ele entrega o que promete e eu amo esse estilo levemente brega e clichê.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

ju 21/01/2021

Infelizmente esse livro me decepcionou muito. Confesso que só dei 3 estrelas por consideração, porque a vontade mesmo era de dar 2,5.
Talvez a culpa tenha sido minha, eu estava com expectativas altíssimas já que o primeiro livro é um dos meus favoritos. De qualquer maneira, essa história não chegou nem perto do que eu imaginava.
Tirando três (dos muitos) personagens (Gemma, Morgan e Archer vocês tem meu coração todinho!), todo mundo mundo me irritou demais, incluindo a personagem principal. Além de agir de forma burra 80% do tempo, tudo poderia ser resolvido de forma mais fácil e rápida se a Hannah simplesmente não fosse inconsequente, teimosa e escutasse as outras pessoas.
E pra piorar tudo, apesar de ter achado o plot da história interessante, não gostei de como ele foi explorado, não gostei das redenções (sério?) e nem do plot twist e dos acontecimentos ?chocantes? (e sem sentido nenhum).
O ponto mais positivo foi, de longe, a representatividade.
Enfim, esperava muito mais.
Tau 21/01/2021minha estante
aaaa que saco amiga, é péssimo quando vc favorita o primeiro e o segundo é um coco

ju 21/01/2021minha estante
simmm afff pior coisa

Lauraa Machado 16/06/2021

Confuso, forçado e decepcionante
Nota verdadeira: 2,5.

Eu sou do tipo de pessoa que pesquisa bastante antes de comprar um livro, lê resenhas negativas, lê algumas medianas e procura saber todos os problemas e as qualidades dele antes de comprar e ler. Mas eu raramente procuro saber sobre o segundo livro de uma série. Se dou uma chance para o primeiro e gosto, é o suficiente para eu saber que quero ler o próximo. Infelizmente, eu deveria ter pesquisado e visto algumas resenhas negativas desse segundo, porque ele acabou me decepcionando.

Tenho bastante coisa para mencionar e terminei de ler faz pouco tempo, então estou com medo de acabar me esquecendo de algo. Vou começar pela Hannah. Eu me lembro de ter gostado dela no primeiro livro, mas nossa. Ela estava quase insuportável aqui. Primeiro, ela se martiriza por absolutamente tudo o tempo todo! Tudo é culpa dela, tudo é razão para ela ficar reclamando, mesmo que a única sombra de culpa que ela tenha esteja bem no começo da cadeia de acontecimentos que levaram à situação atual dela; e, no meio dessa cadeia, tinha vários adultos capazes de tomarem suas próprias decisões. É muito irritante que a protagonista fique o tempo todo se culpando por tudo quando muita gente tomou atitudes que ela nunca poderia ter evitado.

Pior ainda é que, mesmo só reclamando de tudo, mesmo não conseguindo cumprir nada que precisa direito, todos os personagens dão créditos demais a ela. Hannah só atrapalhou, mas ainda assim falavam dela como se ela fosse inteligente, criativa, ótima para descobrir uma saída e salvar todo mundo. Essa foi só a primeira das incoerências do livro. A questão do poder dela (tentando não dar spoiler para quem não leu o primeiro) foi a que mais me decepcionou, porque eu achei que teria um momento incrível de reviravolta, já que o obstáculo era tão grande e importante. Mas não, ela o supera do nada, sem grandes complicações ou complexidade.

Mas são várias incoerências mesmo. Por exemplo, sua mãe. Sei que livros YA amam tirar os pais do enredo, porque pai nenhum sairia deixando seus filhos de 17 anos ficarem se arriscando desse jeito (pelo menos não os pais amáveis e presentes que eles têm), mas a autora precisava ter encontrado razões melhores para tirar a mãe de Hannah da jogada. Por que exatamente ela não vai viajar com a filha, sendo que parece não fazer nada e também é uma bruxa? Por que que ela nunca luta, nunca toma uma atitude, parece estar sempre andando pela casa de pijama e tentando colocar sua filha de castigo? Não fez sentido nenhum.

E isso só favoreceu para aquela sensação de que os adultos são inúteis, as adolescentes precisam salvar o mundo. Tudo bem que muito livro de YA é assim, mas tem que fazer sentido. Ou seja, as adolescentes precisam ser inteligentes de verdade. Precisam tomar atitudes certeiras. Elas não podem só piorar tudo e depois ainda saírem como as incríveis.

Sobre o enredo, também foi decepcionante. Primeiro, porque parece na primeira metade que nada vai acontecer. A questão em geral só vai aumentando e ficando mais difícil de lidar, mas as cenas e atitudes da Hannah e das bruxas não demonstram urgência suficiente. Quando as coisas começam a acontecer de verdade, ainda é de um jeito perdido, confuso e sem sentido, com momentos de calmaria demais no meio de outros mais turbulentos, e nada parece seguir uma lógica. Pior que tem revelações importantes, como o efeito das bruxas de sangue e uma reviravolta, que foram adiados por muito tempo e, quando finalmente revelados, não foi de um jeito impactante ou surpreendente. Talvez porque foram previsíveis e eu consegui enxergar umas cem ou duzentas páginas antes de cair a ficha deles.

Acho que muita coisa foi passada por cima, principalmente no final, em relação à Gemma, ao Archer e à Keating. Parece que a ideia era manter o livro curto, com menos de 330 páginas, então a autora pulou certos acontecimentos e evitou criar problemas em situações quase impossíveis de acontecerem sem problemas. Não tinha para que forçar essas coisas se mais algumas páginas ajudariam a abordar direito.

Sinto que tem mais coisa que eu precisava comentar, mas acho também que já foi o suficiente. Gosto muito do romance, acho que a Morgan e a Alice mereciam livros só para elas, sem contar com a Tori e as bruxas Caster. Acho, aliás, que esse universo foi muito pouco explorado por todo o potencial que ele tem. Eu costumo amar livros narrados na primeira pessoa, mas esse universo era interessante demais para isso. Teria ficado mais complexo e até mais completo se tivesse sido narrado na terceira pessoa e por outros personagens também.

Não é uma leitura péssima, é super rápida e tem sempre algo acontecendo, ainda que faça pouco sentido. Eu esperava bem mais, principalmente pelo primeiro livro, esperava pelo menos gostar, me divertir, mas até isso não funcionou direito. Talvez eu ainda dê uma chance para o próximo livro da autora, que é sobre vampiros, mas por enquanto ainda estou um pouco desanimada. Decepção literária é tão ruim, né?
Chris 16/06/2021minha estante
Acredita que só agora parei pra perceber que os pais são mesmo inúteis nos livros de YA kkk

Lauraa Machado 16/06/2021minha estante
Haha coitados, né? Mas normalmente tem uma boa razão para eles não estarem presentes!

Carous 22/06/2021minha estante
Ai, que pena =// Muitas vezes quando termino um livro e acho que a história deu tudo o que tinha que dar finjo que nem existe sequência. Já vi que você leu umas que decepcionaram bastante.

Eu gostei de ler The Cheerleaders justamente porque a autora não descartava os pais assim

Ana Paula 11/10/2021minha estante
Concordo demaaaaais com a questão do poder da Hannah. Tentando não elaborar muito para não sar spoiler pra ninguém, mas se o negócio tivesse resolvido quando ela estava com o Archer, naquela situação lá, teria sido muito bom e um ponto positivo pra Hannah. Mas a autora perdeu totalmente essa oportunidade :(

sofs 21/11/2021

This coven won?t break
Esse livro é maravilhoso, a duologia de livros é incrível.A construção desse mundo de bruxas e covens foi muito boa.Esse livro teve mais ação e fiquei um pouco triste de não ter muitas cenas da Morgan e da Hannah.
Gostei do suspense pra ver quem tinha traído os covens e fiquei bem surpresa quando descobri quem era e o motivo do porque foi muito bom também.A única coisa ruim foi que o livro não me prendeu muito e as vezes as coisas ficavam um pouco repetitivas.
Os personagens todos são perfeitos e ganharam meu coração assim como a história.Recomendo muito essa duologia, virou uma das minhas preferidas!

biacs 28/09/2021

Bom demais!
Não acredito em sequências melhores que o original, mas ainda assim esse livro foi ótimo! Adoro ver as personagens de novo, e nada é melhor do que bruxas e magia.
Sinto que o livro tentou até demais ter várias partes ?chocantes?, então tinha muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Muitos elementos simultâneos, e revelações que as vezes não fazem muito sentido.
Ainda assim, continuo amando a escrita e o universo, então valeu muito a pena.

g4b5 14/12/2021

admito que eu tava morrendo de medo de ler esse livro e nao gostar tanto quanto gostei do primeiro, mas aconteceu exatamente o oposto, acho que esse é tão quanto o primeiro. a historia é bem desenvolvida e os personagens bem explorados e diferente do primeiro, aqui a magia e a historia dos Covens é muito mais explorada, o que me agradou demais. gostei tambem de como nesse existe muito mais ação e misterios (os pequenos plots são bons, mas nada muito surpreendente) mas acho que mais uma vez a autora apresentou diversos problemas e questoes que nao tiveram tempo de ser devidamente bem exploradas, deixando alguns pequenos "buracos" na historia, o que me incomodou bastante, mas não afeta tanto o livro num geral.

Isabela 23/04/2021

k...
Não achei lá a melhor coisa do mundo, nem a pior, mas o primeiro livro é melhorzinho. Me apeguei a um total de zero personagens e fui com Deus.

Ludmila 30/07/2022

Conseguiu ser melhor que o primeiro! Tem mais cenas de ação, e o plot Twist é bem inesperado, inclusive!

Camila 19/11/2021

Eu amei! Tem coisa acontecendo o tempo inteiro, quando você acha que vai acalmar, começa tudo de novo. O relacionamento delas é fofíssimo também. Acabou exatamente como eu queria. Amei demais esse e o primeiro livro

Cintia.Peruci 16/04/2022

Não tão mágico
Bom, esse livro é menos interessante que o primeiro. Indo direto ao ponto.
Fiquei meio entediada lendo, creio que seja pela personagem principal achar que o mundo só funcionará se ela ajudar e isso me incomoda.
Talvez se eu tivesse a idade dela, me sentisse representada e animada.
Sem contar a quantidade de adultos na trama, que deixam todo o problema nos ombros da adolescente e tudo bem.
Com isso, a série é legal - para adolescentes.

Tori 03/03/2021

Depois de acabar These Witches Don't Burn, eu comecei This Coven Won't Break com MUITAS expectativas e tudo bem se elas não tivessem sido correspondidas, sabe? Até porque não era obrigação alguma da autora corresponder minhas expectativas. Mas o problema aqui vai muito além disso. Simplesmente, na maior parte do tempo, o livro não fez sentido algum. Desde o primeiro livro, Hannah só sofre e isso justifica tudo o que ela sentiu e grande parte de suas ações durante o livro, mas a única pessoa que olha pra cara dela e aparece com a ideia de procurar terapia é a Veronica? Que aliás é esquecida no churrasco por metade do livro e a autora só parece lembrar que ela existe quando é conveniente usando a desculpa da faculdade, que some quando ela é necessária pra uma cena.
Toda a situação dos Caçadores foi feita de forma confusa e preguiçosa e, mais uma vez, veio o plot de traição, que funcionou bem demais no primeiro livro e acredito que por isso Sterling resolveu se aproveitar dele mais uma vez, mas dessa vez não funcionou nem um pouco. TCWB acabou apenas parecendo uma repetição de TWWB e todo o potencial da sequência foi jogado no lixo. Consigo entender o problema com os poderes da Hannah, já que eles são diretamente ligados às emoções dela, então, por mais que não tenha curtido tanto assim a forma com que isso foi trabalhado, não acho que dê pra ser julgado. Sinto também que personagens como Gemma e Alice poderiam ser mais aproveitados e gostaria que es bruxes que perderam seus poderes não tivessem sido reduzidos só a isso quando acontecia, queria poder ter visto sobre mais sobre elus do que só ocasionalmente quando a Hannah tava mal.
O final do Archer foi ridículo e sem sentido algum, várias coisas no livro parecem jogadas só para causar e metade do drama do livro era desnecessário.
Por fim, a única coisa que realmente não consigo achar um motivo para reclamar nesse livro foi o romance Morgan/Hannah. Os momentos das duas aqueciam meu coração. Uma das poucas coisas que se salvam nessa história. É isso. Esperei demais e me decepcionei.

Liv 03/10/2021

Eu com certeza tava com expectativas mais altas do que o entregado. Mas ainda assim foi uma boa leitura, concluindo a história do primeiro livro de uma forma satisfatória. Claro, senti que algumas coisas ficaram muito rasas enquanto outras ficaram soltas ou muito arrastadas. Mas ainda assim, boa história, boa conclusão e no geral um bom livro.

lia 04/04/2022

Não me pegou tanto quanto o primeiro
Vai ser difícil fazer uma resenha sobre esse livro porque eu passei 15 dias lendo e minhas emoções sobre ele podem ser confundidas com a raiva que eu senti de não ter tempo pra ler e ficar nele por tanto tempo.
Eu achei a leitura do primeiro mais dinâmica e me deixou mais curiosa, mas esse é muito bom, com uma história muito interessante e personagens incríveis.
Ótimo para passar o tempo, essa duologia é cheia de representatividade sem aquela parte sofrida, só lgbts fazendo feitiços e não sofrendo homofobia a todo momento como única forma de plot, amo muito e recomendo pra quem gosta de romance lgbt, fantasia e livros levinhos e envolventes.

Costelinha 06/02/2022

que perfeito
caras, que livro perfeito

eu amo a hannah, simpatizei muito com ela e acho que ela foi a melhor protagonista que já li, sério!!!!!

eu gostei de cada personagem, cada coisa que acontece é simplesmente incrível

apaixonei real