Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

Gustavo Santos 26/03/2024

Pequeno manual antirracista
Livro muito necessário e informativo, mostra literalmente tópicos de como ser um manual antirracista

Rammil 26/03/2024

O livro aborda uma temática e realidade que muitas vezes não nos damos conta em nossa sociedade, mas que é um fato! Quantas mulheres negras são mães solteiras? E diversas mulheres negras são vistas de fato somente como objeto sexual, quando a mulher branca é vista como feita pra casar.

Bianca.Tieppo 25/03/2024

Racismo estrutural
O livro aborda o tema do racismo e da luta contra o sistema opressor de um forma clara e simples. Recomendo a todas as pessoas lerem este ?pequeno manual? e assumam suas responsabilidade em nossa sociedade, reconhecendo que o racismo a estrutura e entendendo que, em decorrência disso, surgem muitas desigualdades.

Eu, como pessoa branca, sou responsável em manter uma postura crítica ao sistema que nos privilegia, independente de qualquer outra coisa.

larireisf 24/03/2024

Livro mais que necessario, se informar e se concientizar sobre esse topico tao importante e tao relevante

Wendy.Isabely 23/03/2024

É muito triste ver que pessoas negras no mundo todo são poucos valorizadas e acima de tudo discriminadas. Esse livro me fez abrir os olhos para coisas que eu já sabia, por ser uma adolescente negra, mas me fez perceber muito além daquilo que eu sabia.

Ver que existe tanta crueldade com adolescentes, idosos, jovens e adultos negros no mundo é de embrulhar o estômago. E só quem sofre essa opressão racial sabe o quão ruim é você ter que sair de casa e ter medo se um dia vai voltar para casa bem. Pq, temos o exemplo do Davi que está no BBB, existem Giovanas que faz com que Davis morram inocentemente e isso é muito triste.

Favela vive já dizia "Meu pai me disse: cuidado com essa pochete e esse cabelo loiro
Meu filho: cê num é branco
Geral vestido igual, mas os canas te olharam diferente, eu só lamento
No banco de trás, cê vai sentir o solavanco [...]É, parece que nóis só apanha
Mas no meu lugar se ponha, e suponha que
No século 21, a cada 23 minutos morre um jovem negro
E você é negro que nem eu, pretinho, ó
Não ficaria preocupado?
Eu sei bem o que cê pensou daí
Rezando não tava, deve ser desocupado
Mas o menor tava voltando do trampo
Disseram que o tiro só foi precipitado"

Mariana.Meirelles 23/03/2024

Longe de esgotar o tema, traz tópicos importantes para reflexão e cita referencias que ajudarão a expandir o conhecimento sobre ele. Um começo importante, rápido, necessário e, apesar de pequeno, transformador.

SamaraF 23/03/2024

Leitura obrigatória
Ótimo livro para refletir a realidade e começar a caminhar em direção a luta antirracista. É um livro simples, com alguns tópicos bastante importantes e sempre escritos de maneira clara e objetiva.
Todos deveriam ler!

Juliana Gomes 22/03/2024

Sejamos todos antirracistas.
É uma leitura curta e que ocorre de forma rápida, com uma linguagem de fácil compreensão. É um manual introdutório, trazendo conceitos e situações básicas acerca da temática. Gostei bastante das recomendações de outros autores e suas obras, pois é um assunto que precisa ser estudado de forma mais aprofundada.

Recomendo a leitura!

Andrezza.Guanabara 21/03/2024

Pequeno Manual Antirracista
Eu adorei esse livro. Me fez ver o mundo de uma maneira totalmente diferente, além de me lembrar que vivi várias situações retratadas no livro. Conteúdo rico e para todo mundo.

midnightrainz_ 20/03/2024

Sobre ter consciência de raça
é uma excelente porta de entrada pra qm, assim como eu, está engatinhando no seu letramento racial. apesar do título passar a impressão de q essa é uma "cartilha de como não ser racista", aq a autora vai pegar algumas pautas raciais importantes (como apropriação cultural, sexualização da mulher negra, violência policial, epistemicídio) e vai fazer uma breve apresentação sobre elas, além de indicar autores que abordem essas temáticas em seus trabalhos para qm quiser dar uma aprofundada, além de, obviamente, conselhos de como ajudar na luta antirracista, desde uma autoconsciência de q vc, pessoa branca, faz parte do problema, até as pequenas atitudes q vc pode ter para contribuir para a luta como um todo.

Camila.Mineo 19/03/2024

Tirou a trava do meu olho
Sabe aquela frase ?tire a trava do teu olho?? É assim que me sinto ao ler esse livro.
Nunca entendi bem o termo racismo estrutural, e o que eu, uma pessoa branca, tinha a ver com tudo isso já que se passaram tantos anos desde a abolição da escravatura.
Como diz a autora: racismo é um problema dos brancos, e agora eu entendo o meu papel na disseminação da informação e da cultura antirracista.
Não, não basta apenas essa leitura, é necessário se aprofundar no tema, pesquisar, se colocar em conversas.
Com certeza o livro me abriu os olhos para o entendimento do assunto, a observação das minhas atitudes e a importância de cortar atitudes e falas discriminatórias de qualquer tipo, além do incentivo a politicas mais inclusivas, a fim de modificar toda uma cultura racista.
Não basta apenas se dizer ser antirracista, é necessário agir!

beIinha 19/03/2024

Leiam pessoas pretas!!
Cheio de informações valiosas, conhecimento e ensinamentos. dados, notícias, exemplos etc. um manual de como não ser um ignorante. se depois de compreender tudo isso vc nao mudar de pensamento eh pq o problema ta em vc mesmo. amei o reconhecimento as vozes e ao trabalho de pessoas pretas no final do livro. to amando muito ampliar minhas leituras e dar de cara com livros tao importantes e bons.

Carol 18/03/2024

Cada tapa que a gente nem vê da onde vem
Eu estava precisando voltar para algumas leituras mais sociais e afins e achei esse pequetucho aqui na minha biblio. E de pequetucho só tem o tamanho, por que o conhecimento é colossal. Também né, o que esperar de Djamila que nunca erra.

gabrielyc.amorim 18/03/2024

Ok
Mais de 20% do livro é referências e nota do autor, acho muito pouco para um livro de 130 páginas e é isso.

Debbu 17/03/2024

O pontapé inicial para o letramento racial
O livro é exatamente o que ele se propõe a ser, um manual. A linguagem é fácil,os exemplos são super interessantes e os dados alarmantes. Todo tema é introduzido de forma clara e é tratado rapidamente, apenas para que possamos ter o conhecimento, sempre deixando claro que a obrigação do letramento racial é nosso. Como um guia o manual apresenta vários autores interessantes sobre cada um do tema e nos faz exercitar o pensamento crítico. Simplesmente adorei.