Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

Juliane Raquel 19/09/2021

Muito bom!
Djamila tem uma escrita fácil e envolvente, e mesmo sendo um livro pequeno, as poucas palavras ditas foram assertivas.
É um livro essencial e todos deveriam ler, pois nós vivemos sim em um país extremamente racista.
Além disso os dados trazidos pela autora são muito importantes e infelizmente, assustadores.

umbookaholic 28/11/2019

amei demais!
precisa se tornar leitura obrigatória. é isso.

Lu 01/11/2020

Pequeno manual antirracista
Djamila é sensacional! Livro de leitura obrigatória sobre racismo, opressão e direitos negados que nos faz reconhecer a urgência de falarmos sobre o assunto e mudarmos nossas atitudes e discursos.

Carla.Paulino 05/10/2020

Todo mundo devia ler
Esse sem dúvidas é um livro necessário. Um verdadeiro arsenal de boas referências. Com uma linguagem simples e uma riqueza de conteúdo, o leitor sente a necessidade de ler sem parar.

Kiki 01/02/2021

Leitura importante
Com uma escrita simples e direta Djamila nos faz refletir sobre o racismo no Brasil. Nos ajuda a pensar sobre nossa responsabilidades pela mudança do estado das coisas e propõe maneiras práticas de repensarmos atitudes e de questionarmos nossa posição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

náthaly 01/08/2020

10 pontos extremamente necessários para caminhada antirracista. djamila ribeiro mais uma vez é pontual, como em tantos de seus discursos, redigindo brevemente a jornada antirracista tão urgente em nosso país. trazendo diversas referências e grandes nomes do movimento negro internacional e principalmente nacional.

trizisreading 07/12/2023

Essencial
Livro imprescindível que abre diversas portas para questionamentos acerca do racismo estrutural. A autora traz diversos pontos de vista sob os quais devemos olhar para enxergar o racismo.

Fiquei chocada em diversas partes em que me vi sendo racista, mesmo sem saber. Um exemplo foi quando ela diz sobre ler autores negros e dentre os mais de 200 livros que li ao longo de minha vi, não encontrei nem um sequer escrito por um negro.

Além disso, ao invés de apenas apontar atos racistas, ela também traz pontos de reflexão e formas para que possamos pensar de uma maneira que mudemos os nossos atos. Como o exemplo supracitado da leitura de autores negros, ela nos traz ao fim do livro uma lista falando sobre os autores indicados, breves informações sobre quem foram/são e algumas obras.

Um livro essencial e curtinho, dá para ler em poucos dias e mudar muita coisa com essa simples leitura.
mirianbezerra 07/12/2023minha estante
realmente, mesmo sem perceber às vezes o racismo está nos pequenos detalhes. já coloquei o livro na minha lista!

Luiz Paulo 17/01/2021

Grande auxílio
Leitura leve, confortável extremamente informativa.
Livro curto que funciona como uma porta entrada para novos conhecimento

vitoria 16/06/2021

É um bom livro pra quem quer começar no assunto. Tem diversas dicas práticas e absolutamente toda frase serve para reflexão
Alice 16/06/2021minha estante
Ele é muito prático, amei também ??

Thom 02/05/2021

“O racismo é, portanto, um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato da vontade de um indivíduo. Reconhecer o caráter estrutural do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro tão grande?” É isso que propõe a filósofa e ativista Djamila Ribeiro, em seu terceiro livro publicado.

Sobre a autora: Djamila Ribeiro é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. É pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tornou-se conhecida no país por seu ativismo na Internet, atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo. “Pequeno manual antirracista” é seu terceiro livro publicado.

Em um momento em que a discussão sobre discriminação racial está em destaque, a leitura desse pequeno livro de Djamila, permanece necessária. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas, Djamila vai questionar alguns mitos, como a da democracia racial e meritocracia, vai citar diversos pensadores brasileiros e de outras nacionalidades que construíram uma visão sobre a negritude e os privilégios da branquirdes, e expor que o racismo é algo que está internalizado em todos e deve ser combatido a todo momento.

Apesar de existir alguns termos técnicos, Djamila teve a preocupação de deixar a linguagem simples e democrática, para que todos que tiverem contato com o livro , ler e entender do que se trata.

Muito além de “vale ou não à pena” é importante ressaltar que o livro é ideal para iniciar reflexões, entender o que é racismo, como ele funciona, e como ele faz parte da nossa criação, mesmo que involuntária. Não basta não ser racista, devemos ser antirracista. Um livro que deveria fazer parte da leitura básica de todo cidadão brasileiro.

site: https://www.instagram.com/thom.tomazeli/

Ceci 04/01/2021

Grande manual
Pequeno somente no nome, que escrita profunda, colocando a realidade do racismo, me identifiquei muito com os relatos. As reflexões sobre o racismo entranhado no Brasil são muito bem colocadas. Poderiam ter mais páginas leria com o mesmo entusiasmo, a leitura é fluída. Recomendo, muito bom

joazevedom 21/06/2020

É o tema do momento e, sem dúvida, esse pequeno manual trás à luz questões pertinentes no que diz respeito a ele. Muito bom!

Pâmela 14/06/2020

Devia ser matéria escolar, distribuído de casa em casa...
Que lindo ver esse livro no topo da lista dos mais vendidos. Que leitura incrível e necessária.
Ele é exatamente o que o título propõe.
Um pequeno manual.
Aborda muitos temas. Não aprofunda.
Nos deixa a par dos principais assuntos que permeiam o racismo estrutural no Brasil e nos deixa com vontade de pesquisar mais.
A leitura é ?agradável? (dentro do possível quando se trata dessa temática) e rápida.
Terminei o livro prometendo pra mim mesma ser uma voz mais ativa na luta antirracista.
O livro cumpriu seu propósito.

Lelê Maciel 12/01/2021

Manual antirracista
O livro ajuda a refletir sobre o racismo existente na nossa sociedade e quais atitudes podemos tomar em diversas situações para ajudarmos o movimento antirracista. O manual também nos ensina a reconhecer o racismo que existe em nós próprios "nós brasileiros, temos o preconceito de não ter preconceito."

Matheus Luís 22/11/2020

Pequeno Manual Antirracista
É uma leitura enriquecedora e necessária! Um livro curto e de fácil compreensão, que todos deveriam ler.