Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

Naranjo82 20/04/2024

Leitura foda, adoro leituras que abordam temas sociais e que sugerem diversas formas de se desconstruir um tanto do pensamento assim como este livro faz. Só não achei lá tanta coisa pq tem mta coisa q para mim, e por conta da minha experiencia pessoal pareceram senso comum.

Danielle.Maria 19/04/2024

Ótimo aprendizado
Adorei a leitura! Tive o privilégio de ter Djamila como professo em meu curso de pós graduação e adoro ouvi-la e ler sobre o que ela tem a dizer

Lorena 19/04/2024

Uma palavra
ESSENCIAL
todos deveriam ler esse livro pra entender um pouco do que as pessoas pretas sofrem.
Faz parte de uma construção civilizatória entender os preconceitos em todos os âmbitos, para não serem repetidos.

Mar duh 19/04/2024

Necessário
Esse livro é muito necessário nos tempos de hoje.
A autora aborda o tema diretamente e objetivamente.
Consegui refletir mais em muitos dos meus atos ou reparar nos conteúdos de cunho racista que assistia sem entender o por trás.

blackivory 17/04/2024

Necessário
Além de ler algumas coisas que eu sempre pensei grande parte da minha vida sobre como eu queria ter nascido branca era porque eu não me via representada em muitos lugares e tudo que eu consumia era uma representação branca. até mesmo em casa, ainda hoje com quase 22 anos completos, nem mesmo minha família percebe que é racista, mas não por opção, é automático deles, assim como eu não pensava para pensar. eles só foram criados assim. a partir desse livro e com essas referências maravilhosas e bem explicadas sobre movimentos, artistas, causas de raça e classe, é um ótimo primeiro passo para começar um assunto tão importante (além de mostrar bibliografias e dar dicas para continuar os assuntos abordados). É extremamente necessário estar consciente sobre o racismo, machismo, todo tipo de preconceito para que algum dia eles deixem de existir.

Fernanda M. 17/04/2024

Um leitura introdutória
Para quem está dando os primeiros passos em um caminho antirracista, este é um livro muito bem-vindo.
Eu já dou alguns passos, há algum tempo nesta jornada contra práticas racistas e por isso não me foi uma surpresa.
Apesar de não surpreender, e não precisaria, me fez recordar alguns pontos essenciais na trajetória desta luta, bem como recordar de alguns nomes muito bem quistos de autoras/es negros, que devem sempre fazer parte de quem se projeta na luta decolonial.
Se você ainda não leu, e gostaria de saber mais sobre práticas antirracistas, vale a pena a leitura. Caso já esteja na luta, vale a pena uma leitura pontual para se manter na didática.

Pechi 16/04/2024

Seja antiracista.
Minha sugestão: Leia!

É um livro pequeno. Pra quem nunca leu nada do tipo, ele no mínimo criará uma pulga atrás da orelha. E essa pulga é importante.

Perceber que somos todos racistas é um grande baque.

É bem difícil se livrar de pensamentos produzidos estruturalmente. Ver que algo que "parece certo" sempre foi errado e se perceber fazendo errado é desagradável, mas precisamos perceber, entender e mudar pra promover a mudança.

Há capítulos rasos e exemplos que poderiam ser melhor explorados. Alguns deles deixam a necessidade de pesquisar um pouco e se aprofundar mais no assunto.

Maria13050 15/04/2024

Necessário!!!
Li por conta da escola, achei um livro muito bom e fluído, com um tema extremamente importante e complexo e ainda assim a autora consegue abordar de uma forma que fica compreensiva, apresentando argumentos, citando outras obras e pesquisas. Muito importante que as pessoas busquem por saber mais sobre esses assuntos e essa obra comunica de uma maneira nada massiva, despertando ainda mais interesse no leitor de ir em busca de mais. Fiquei muito feliz de terem indicado esse livro na minha escola, porque é realmente importante que nós, jovens busquemos nos informar e conscientizar para que no futuro sejam feitas cada vez mais mudanças significativas.
Por mais livros relevantes como esse em nossa sociedade :)

lenaschapter 15/04/2024

Me sinto estranha dando 5 estrelas pra um livro que claramente não compete à notas, mas só pela formalidade mesmo?.

sensacional, didático, rápido: todos deveriam ler!

Emilly 14/04/2024

Que livro!!!
Simplesmente apaixonada pelo escrita e pelas histórias da Djamila.
Esse livro abre ainda mais nossos olhos e mudou minha percepção sobre diversas situações!!
Super recomendo!!

Márcia 13/04/2024

Um livro cinco estrelas
Um livro cinco estrelas que deveria ser obrigatório a todo cidadão brasileiro Que estimula o movimento anti racismo Nos ensinando não apenas nos considerarmos não racistas e sim deixa a questão final reverberando em nossa mente o que temos feito Para diminuir o racismo??

Matheus 13/04/2024

Super importante
Pequeno Manual Antirracista é um manual (piadocas) sobre o racismo estrutural e os lugares em que ele está presente... em literalmente tudo: no dialeto, no cinema, na literatura, na segurança pública, na música, na nossa família e nas pessoas na qual convivemos.
Não consumo muito e nem leio tantos conteúdos desse tipo como eu queria, mas com ele eu entendi que eu devo me informar e me conscientizar cada vez mais, e descobrir qual é o meu lugar nessa luta.
Meu papel, como parte da comunidade negra, é conscientizar à mim e aos outros sobre esses processos para não reproduzir e apoiar esse tipo de comportamento.
Recomendo fortemente a leitura. Super curto e acredito que seja uma ótima porta de entrada pra perceber o racismo e lutar contra ele todos os dias :)

Pry 13/04/2024

Livro desconfortável
E acredito que ele foi escrito com esse intuito.

Devemos nos colocar nos nossos lugares, tirar proveito do privilégio branco na luta antirracista.

Oi algumas verdades difíceis, porém imprescindíveis. Djamila impecável nas palavras.

Com certeza lerei os autores que ela citou e mais livros dela.

Tata 12/04/2024

Maravilhoso
Leitura rápida e necessária, vai direto ao ponto de forma clara e simples, é um ótimo livro para quem quer compreender sobre racismo e contribuir para a luta antirracista.

@luisa 12/04/2024

Se adequa
O pequeno manual antirracista, é realmente pequeno, com poucos capítulos que são curtos, e também é de fato um manual, ao dizer claramente o que tem que ser feito.
Li o livro para uma prova. E me surpreendi com o desenvolvimento da autora que não é nem um pouco entediante.
Contudo, sua forma é muito válida, e as recomendações são precisas. Acredito que deva ser muito útil para repertório sociocultural, ou até mesmo diálogos aprofundados.
No entanto, acredito que por ser ?um pequeno? manual antirracista, achei os assuntos muito generalizados, levando em conta que o Brasil tem uma nação muito diversificada.
Apesar disso, tem muitos fatos realmente alarmantes, e contextos muito reais para o nosso povo.
Toda informação trazida pelo livro é muito pertinente a realidade e DEVE ser considerada.
Cabe ao leitor filtrar a utilidade e a relevância que o manual agrega para a própria vida.