Antologia Poética

Antologia Poética Vinícius de Moraes

Resenhas - Antologia Poética

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isa Gama 06/03/2011

Antes de ser obrigada a ler esse livro para o vestibular, achava que eu GOSTAVA do Vinícius de Moraes.
Bom, ao longo do livro fui percebendo a maioria dos seus poemas como medíocres, medianos (desculpe críticos, mas essa é a minha opinião)
Não o achei bom como simbolista nem como modernista/A falta de poemas de qualidade é tão grande que o mesmo poema caiu na segunda fase da Unicamp e da Fuvest =(
A antologia é salva com O Operário Em Construção(único do qual gostei)

Aninha 15/01/2011

A tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida...
A primeira poesia de Vinícius que ouvi foi "Soneto de Fidelidade", quando era adolescente. A partir daí, passei a amar poesia e, claro, decorei o soneto em 2 tempos.

Agora, ao reler a coletânea de poesias de várias épocas da vida do autor, sou tomada pelo mesmo encantamento adolescente.

Como ficar indiferente ao ler "Ausência", "O Incriado", A Máscara da Noite", "Vida e Poesia", " A Vida Vivida", "Ternura" etc?

Vinícius evoca a mulher amada, a praia, o mar, as ondas, o pescador, o Rio de Janeiro, a morte, os amigos, o sofrer por amor, a beleza da vida...

São temas universais destilados poeticamente, que não se perdem no tempo, nem no espaço.

"...a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida..." (pág 21 - em "Ausência")

"...no meu coração intranquilo não há senão fome e sede / De lembranças inexistentes..." (pág 63 - em "Solilóquio")

"...Pensar nele [meu amor] é morrer de desventura / Não pensar é matar meu pensamento..." ( pág 182 - em "Soneto de Carnaval")

"...Amo-te, enfim, com grande liberdade / Dentro da eternidade e a cada instante..." (pág 299 - em "Soneto do Amor")

Quer mais? Então leia a obra a toda.
Seu coração agradece.

Mariana 09/07/2011minha estante
Obrigada por essa maravilhosa resenha, você acaba de convencer uma pessoa a ler este livro!

Aninha 09/07/2011minha estante
Que bom, querida!!
Depois me dig a se gostou do livro!
Bjao

Glaucy 31/12/2010

Vinicius de Moraes, o poetinha, sempre será maravilhoso! Sua Antologia Poética é excelente. Se bem que prefiro os poemas e sonetos de sua segunda fase.

De todos os lindos sonetos escritos por ele, o que mais me encanta e sempre encatará é o Soneto do Amor Total, belíssimo!

Encerrei o ano de 2010 com chave de ouro! E que 2011 venha com lindas e emocionantes histórias!

*************************************

Lido em dezembro de 2010

HARRY BOSCH 13/12/2010

biografico....
A vida e a personalidade do poeta,me emociona mais que as suas poesias em si.
Mas sem duvida nenhuma suas poesias são fantastica.

Moyarte 20/03/2010

Para "conhecer" Vinícius
Ganhei essa antologia de minha mãe, há cerca de uns 23 ou 25 anos. Não foi uma escolha materna aleatória. Durante a adolescência, fui leitora de revistas como Carícia e Capricho, e, se minha memória não se enganou, foi nas páginas da primeira que li, pela primeira vez, um soneto de Vinícius, que até então, eu conhecia das canções do especial televisivo, elaborado e transmitido pela TV Globo: "sou feita de madeira, madeira matéria morta"... "lá vem o pato patati patatolá"... "era uma casa muito engraçada"...

Enquanto a maioria das pessoas "começam" Vinícius pelo "Soneto de Fidelidade": "Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure"; eu decorei os quartetos e tercetos de "Soneto do Amor Total" e, na época, sem internet, uma das possibilidades de ler outros de seus versos, era através de livros.

Há muito - e põe muito nisso - que não compro revistas voltadas para o público "jovem", não sei se ainda há espaço para divulgação de poesias em suas páginas, aliás, venhamos e convenhamos, nem sei se o tal do público-jovem dos dias atuais compra revistas, creio que as informações, em sua maioria, são via internet. De qualquer forma, foi através de um meio não-acadêmico que cheguei a Vinícius e, copiando e enviando via "carta" para um colega, recebi em troca outro soneto, dessa vez, de Camões...

... e espero que, entre as novas formas de conexões, entre as trocas de informações nas várias redes sociais possíveis ou nos vários sites voltados para a turminha abaixo dos 18 anos, alguém também tenha a mesma sorte que a minha e encontre alguns dos sonetos de Vinícius, espalhados pela web...

Ali 19/01/2010

Vinicius de Moraes é meu poeta favorito. Dificilmente acontece de eu pegar um de seus poemas e torcer o nariz, pois o seu jeito de escrever - profundo, alegre, leve ou, até mesmo, irônico e sarcástico - cativa.

Thais 01/01/2010

Simples e tão profundo
Para descrever Vinícius de Moraes só a palavra indescritível.
Ninguém conseguiu demonstrar uma aliança melhor entre refinamento literal e popularidade.
Com versos sobre o cotidiano e os sentimentos cosegue tocar até que não aprecia tanto poesia.

"E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais..."

Alessandra 28/12/2009

Com exceção dos belos "Sonetos de Fidelidade" e Soneto do Amor Total" para mim o livro foi decepcionante.
Isa Gama 06/03/2011minha estante
Concordo com você, exceto que gostei de O operário em Construção

Zuca 23/04/2009

Impossível descrever poesias de Vinicius. Melhor senti-las, sorvê-las...

Vânia 30/03/2009

Eterno enqto dure
Não sou chegada à poesia mas este livro de Vinícius é um marco.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6