Antologia Poética

Resenhas - Antologia Poética

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

tammiristeles 24/03/2024

Sobre amores e mortes
Vinicius de Moraes é muito conhecido por suas letras e poesias que falam de amor, mas nessa antologia percebi que a morte é outro tema muito presente na obra do poeta.

Os poemas do início do livro são mais difíceis e chatinhos de acompanhar, mas depois nos deixamos embalar pelos sentimentos e sofrimentos do poeta, em diferentes fases da sua vida.

Pelas poesias, conseguimos acompanhar diferentes momentos da vida dele, como a primeira grande paixão, o nascimento do filho, a perda do pai...

É uma boa coleção pra conhecermos um pouco mais da obra e da vida de Vinicius de Moraes, o poetinha.

eulalianivea 06/02/2024

POEMAS DE VINICIUS DE MORAES
Livro da época do Modernismo, onde predomina muitos elementos, especialmente o desejo pela morte, em diversos poemas, sendo tambem retratado assuntos religiosos, além de muitos poemas sobre sua entrega a várias mulheres.

Devo confessar que gostei de muitos textos, apesar de não compreendido todos.

O autor é excelente com as palavras.

J. Silva 14/01/2024

Antologia Poética de Vinicius de Moraes
Não é tarefa fácil escrever uma resenha de uma antologia poética, sobretudo quando se trata da reunião de muitos textos escritos em diferentes fases da vida do autor. Há um grande risco da resenha se tornar uma apresentação do autor ou então uma explicação superficial de textos de determinada fase.

Por isso, a resenha não irá apresentar a pessoa de Vinicius de Moraes que em minha humilde opinião é um dos maiores artistas que esse país já teve. Relembra-se, Vinicius foi poeta, dramaturgo, cantos e compositor.

Fora os poemas famosos que todo mundo conhece, a exemplo de Soneto da Separação, Rosa de Hiroshima, Poema dos olhos da amada, Tomara e O Verbo no Infinito, pude conhecer vários poemas que se tornaram canções famosas. Essa Antologia me permitiu conhecer muita boa música; e, não raras vezes o livro ficava de lado, para que eu pudesse pesquisar uma canção, que até então me era desconhecida.

A partir do livro conheci um mundo ainda inexplorado da M.P.B.

Certamente, daqui há algum tempo voltarei a ler essa coleção, que cujos versos livres me cativou.

JosA225 31/12/2023

Nova Antologia Poética
Vinícius de Moraes, um grande poeta e um compositor de primeira ordem. Seus poemas sempre falam sobre o amor e sobre a mulher.

Sa 30/10/2023

Eu gostei muito dos poemas que estão contidos nesse livro. Tudo muito bonito, poético e profundo. Vinicius de Moraes é genial!

Clara 11/08/2023

Talvez o meu favorito
Vinícius foi uma pessoa de outro mundo.
A sensibilidade que cada poema tem, toca a gente com uma delicadeza indescritível.
Quando estava lendo, a vida estava passando a ser mais poética, até porque é a partir de coisas comuns que se baseia vários dos poemas deste livro.
Simplesmente tocante, leiam.

ju/juli 26/07/2023

Vinícius tem todo o meu coração, esse livro é só de poesias dele, é incrível, me apaixonei por elas, minha fav é o soneto de fidelidade

Julie.LaAs 16/07/2023

Ótimo.
Vinícius de Moraes usa o metro mais comum para os sonetos dele, que é o decassílabo, onde o último verso tem o PAM do poema, e é por isso que é visto como o 'fecho de ouro', e com ele o Vinícius tem a expressão de um lirismo controlado, ou seja, o sentimento e a emoção estão completamente equilibrados. Vinícius também tenta "segurar" os impulsos do "eu" em favor de uma visão mais impessoal. Por isso nos sonetos dele existe uma luta entre o "eu" que ama e o "eu" que raciocina.
Um ótimo exemplo para essa explicação é o Soneto de Separação.

Gabe 12/06/2023

Vinicius de Moraes
Fruto da segunda geração do modernismo brasileiro, decidi embarcar na leitura da nova antologia poética de Moraes. Aqui se fazem presentes poemas com elementos simbolistas, a temática amorosa(grande maioria.) elementos do cotidiano. Arrisco a dizer que Vinícius chegou a colocar um pé na crítica social, citando de exemplo o poema "O operário." em que o operário se descobre, trabalhador e humano ao entrar em contato com a poesia.
Nesse sentido Vinicicus adota um pouco da poética de Horácio, ao seguir em seus poemas apenas com temas amorosos e cotidianos; Saudando amigos que se foram, cantando amores antigos, atuais. etc

joaoggur 12/06/2023

Bossa Nova poética.
Ouso dizer que Vinicius de Moraes é muito mais conhecido como um poeta do que um cantor; convenhamos, artistas como ele, Chico, Caetano, Gil, João Gilberto, são muito mais conhecidos por suas poesias, - sejam ela em forma de música, - do que como, estritamente, cantores.

A poesia de Vinicius, e considero desde a obra composta musicalmente até aquela estritamente poética, não é das minhas favoritas. O cerne está na repetição; incessantemente os poemas falam das mesmas coisas (nem irei cometer o anacronismo de julga-lo pelo machismo e sexismo; em contrapartida, nao há como
não se incomodar com tais falas), com a mesma linguagem pedante e repetitiva.

Para os fãs de poesia, recomendo. O gênero, indubitavelmente, é ambíguo; cada um se sensibiliza da própria forma. E tenho de admitir que não fui tão impactado por esta antologia.

Jackson60 10/06/2023

Poesia e Música
O livro traz poemas de diversos períodos e fases de Vinícius de Moraes.

Para aqueles que se interessam por poesia lírica, este é um prato cheio. Com poemas muito bem elaborados, o poeta não poupa na demonstração dos seus dons.

Contudo, confesso que prefiro um bom soneto, sobretudo versão sobre temas inteligíveis ao leitor médio por diversos momentos me vi empacado na leitura, mesmo entendendo a mensagem, ou a maior parte dela, não senti muito entusiasmo.

Felizmente, o livro traz poemas mais ritmados, alguns que inclusive foram cantados pelo autor e outros intérpretes da MPB. A obra termina com ponto alto, o poema Operário em Construção.

Laila.Muniz 29/05/2023

"Tens carne, tens fadiga e tens pudor no calmo peito teu."
Li livro físico + da biblioteca. | Todo meu carinho pelo "Soneto do Amor Total" e "Soneto de Fidelidade"!

Vinicius de Moraes foi um poeta, cantor e compositor brilhante. Sua poesia é de uma brandura e, ao mesmo tempo, audácia muito própria e lirista.

Por isso, senti necessidade de destacar todas que trouxeram algum conforto ou gênero de nostalgia...

"A Música das Almas", "Três respostas em face de Deus", "Poema N° três em busca da Essência", "O Poeta", "Sonata do Amor Perdido", "Elegia Lírica", "A Última Elegia", "Soneto a Katherine Mansfield", "Soneto de Contrição", "Ternura", "Soneto de Devoção", "Cântico", "Balada do Enterrado Vivo", "Cinepoema", "A Manhã do Morto", "História Passional, Hollywood, Califórnia".

Isabelle333 19/05/2023

Ótimo para conhecer o autor e poesias.
Ganhei na época em que o governo dava vários livros para o ensino médio.
É ótimo para quem deseja conhecer o universo da poesia e também para conhecer o autor.
Amo o jeito que o Vinicius faz parecer tudo fácil!
Gosto de reler alguns versos de vez em quando.

Cordly 11/05/2023

Pra mim, o Vinícius sempre foi muito intenso em relação ao que sentia, relacionando acontecimentos a metáforas para se expressar, seus poemas são realmente muito marcantes.

Catarina 24/04/2023

Bons sonetos
Pela fama, Vinícius é superestimado. Não é tudo isso. Mas todos seus sonetos são bons; tinha, sem dúvidas, talento e erudição. As baladas são os piores tipos de poemas, a maior parte é uma viagem maluca. Também tem um ou outro poema perturbador, e uns 90% dos poemas são sobre mulheres e sexo. Será que o homem não pensava em outra coisa? Poxa...
De modo geral, vale a leitura.
eulalianivea 14/01/2024minha estante
????