Nova Antologia Poética de Vinicius de Moraes

Nova Antologia Poética de Vinicius de Moraes Vinícius de Moraes

Resenhas - Antologia Poética

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinícius Moura 29/10/2011

Resenha do Livro "Antologia Poética"
"Antologia Poética" de Vinicius de Moraes é um livro de poesias que apresenta toda a trajetória das criações de Vinicius, que abordam temas como o Rio de Janeiro, as mulheres, seus amores, a boemia, recordações de sua infância e adolescência, enfim, seus encontros e desencontros que se desenvolveram ao longo de sua vida.
O livro apresenta as duas fases de Vinicius, a primeira corresponde à sua formação religiosa, onde existe um visível confronto entre as solicitações de sua alma e as de seu corpo. Há a linguagem solene e excessiva, centrada em versos longos (referência à Bíblia), onde existe também uma adjetivação farta. A segunda fase da produção de Vinicius é uma fase na qual ele se aproxima mais do mundo material, com difícil, mas consciente repulsa. Essa aproximação se torna visível pela ocorrência de fatores como: o canto do amor concreto e exaltação da mulher e utilização de uma linguagem de certa forma mais coloquial.
A forma como Vinicius muda durante a leitura dos poemas, além de sua genialidade em construir qualquer forma de poesia, desde sonetos a versos livres, sem rima alguma, somado à forma como temas diversos são abordados e a forma como os poemas nos trazem a refletir sobre a vida, faz com que a leitura desta obra seja muito prazerosa, honrando os méritos do grande Vinicius de Moraes.

Allan Ribeiro 29/10/2011

Resenha do livro Antologia Poética de Vinícius de Moreas
Vinicius de Moraes compôs varias músicas, mas antes, já era um poeta.
Os poemas reunidos nesta antologia são de épocas variadas e registram as diferentes fases da vida de Vinicius. A primeira fase encontramos um poeta mistico, com tom bíblico romântico. Na segunda fase encontramos um poeta mais brincalhão, Refugia-se no erotismo e falava de indignação social, temas mais para o cotidiano. Por fim, na terceira fase vemos um poeta compositor de sonetos, letrista e canto. Em algumas partes do livro, Vinicius cita muito a morte, o horror, como também valoriza muito a mulher e o amor.
É um livro muito curioso, pois alguns poemas são confusos, Vinicius escreve em outras línguas, mas se entender e refletir perante os poemas, você, além de se encantar com as historias relacionadas a vida de Vinicius, irá se encartar como ele misturava emoções e sentimentos na poesia literária brasileira.

Thainá 29/10/2011

Antologia Poética- Vinicius de Moraes
Este livro reúne a maior e a melhor parte da obra de um dos grandes poetas do Brasil.
Vindo de um fundo religioso para uma poesia nitidamente sensual que depois se muda em versos marcados por um sentimento social, a obra tem um lirismo de grande força e pureza.
O livro poderia ser dividido em duas partes: 1°- resultante da sua fase cristã, termina com o poema "Ariana, a mulher". 2°- em oposição ao transcendentalismo anterior, abre com o poema "O falso mendigo".
Um dos meus poemas preferidos foi "Ilha do Governador", que é muito interessante porque diz que grandes coisas/ partes da nossa vida, ficarão marcadas para sempre, seja triste ou alegre, muitas coisas deixam saudade, ficam na memória, e a gente não consegue esquecer nada tão fácil, por mais triste e doloroso que seja ficar recordando.

"Como não lembrar essas noites cheias de mar batendo?
Como não lembrar Susana e Eli?
Como esquecer os amigos pobres?
Eles são essa memória que é sempre sofrimento
Vêm da noite inquieta que agora me cobre.
São o olhar de Clara e o beijo de Carmem
São os novos amigos, os que roubaram luz e me trouxeram.
Como esquecer isso que foi a primeira angústia
Se o murmúrio do mar está sempre nos meus ouvidos
Se o barco que eu não via é a vida passando
Se o ei-ou dos pescadores é o gemido de angústia de todas as noites?"

Renan Polachini 29/10/2011

Resenha do Livro: "Antologia Poética" do Vinícius de Moraes
Sabe-se que este livro contém vários poemas de diferentes tipos e etapas da vida do mestre Vinícius de Moraes. Ao ler este livro, pode-se compreender mais sobre a vida desse grande poeta e sobre as dificuldades e belezas da vida. Este livro é divido em duas partes, a primeira, mais religiosa, mística e como dizia o autor: "O sentimento do sublime", já a segunda, é mais descontraída (uso do erotismo), diversificada (entre o clássico: sonetos e elegias, e o casual: invenção de palavras novas e poemas em outros idiomas) ou como é chamada pelo autor: "O encontro do cotidiano pelo poeta". Vinícius, filho de músicos e poetas, também virou diplomata e conheceu várias partes do mundo, mas nunca perdendo seu "jeitinho" para fazer poemas e músicas tão belas e interessantes.
O poema que eu mais admirei foi o "Rosa de Hiroshima":

A rosa de Hiroshima

A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

Ele retrata a "rosa" como a "bomba" de Hiroshima, falando da indignação sobre estes fatos tão tristes para a humanidade e que o culpado por este problema é toda a humanidade e o que está em jogo com isto é a própria sobrevivência da humanidade, fazendo-nos refletir.

Muito bom o livro, ele faz nos refletir sobre vários assuntos que temos dúvida ou nunca tínhamos pensado direito.

De: Renan Ribeiro Polachini (nº 22) - Aluno do 1ª colegial Azul do Colégio Esquema Universitário.

furmiga 28/10/2011

Antologia poética
Ola sou aluno do 1º ano do ensino médio do colégio Universitário de Rio Preto, gostei muito de Vinicius de Moraes pois ele é um homem muito profundo no livro, ele fala muito sobre mulher no livro pois ele deve ter tido varias mulheres em sua vida,e também ele fala muito sobre morte.O que eu não entendi um pouco sobre livro foi que ele faz muitos versos longos e não usa muito rimas. Gostei muito de um poema muito bonito, que ele fala de um amigo dele que partiu foi muito profundo,o poema chama a manhã do morto. Um trecho:

Escovo os dentes na saudade
Do amigo que se perdeu
Olho o espelho:não sou eu
E o morto Mário de Andrade
Me olhando daquele espelho.

Gostei muito de poema pois ele demostra uma amizade que um ser humano é difícil de ter,pois uma amizade assim é difícil de ver.E esse trecho gostei muito pois ele demostra muito bem a amizade com o Mário de Andrade.

leo lopes 28/10/2011

Resenha "Antologia Poética"
Na obra de Vinícius de Moraes, "Antologia Poética", podemos identificar duas fases bastantes distintas.
A primeira fase, é uma fase mais religiosa, mais espiritualista, caracterizada pelo temor do pecado por uma certa ojeriza à figura feminina, não por não gostar da mulher, mas por associá-la ao pecado, à perdição, à tentação.
Na segunda fase, nós temos uma obra que se abre para o cotidiano e que se abre principalmente para a relaçao sexual, tratada de maneira lírica, de maneira livre, sem os pesos pecaminosos e sombrios da primeira fase.
Mas também existem elementos dessa liberdade maior mesmo na primeira fase do livro e a religiosidade que o contaminou tanto na primeira fase persiste na segunda fase, mas agora é uma religiosidade menos institucionalizada, é uma religiosidade espalhada pelo cotidiano, e o que Vinícius vai passar a ver na figura feminina é uma imagem de uma de uma realização de uma obra divina. Então o encontro dele com o cotidiano, é um encontro com a mulher, com a realidade, com o humilde, e é de certo modo também um encontro com Deus.

Helo 26/10/2011

Antologia Poética
A Antologia Poética de Vinicius de Moraes, é dividida em duas fases da vida dele. A primeira fase, é uma fase mais espiritualista, religiosa, e até caracterizada pelo temor do pecado, não por ele não gostar da mulher mas ele caracterizava elas como uma perdição, uma tentação. Na segunda fase, ou melhor, no segundo Vinicius, a obra é só de temas ligados ao amor erótico, mas também toda a religiosidade que ele teve na primeira fase, persiste também nessa segunda fase, porém, uma religiosidade espalhada pela cotidiano. Vinicius vai passar a ver da mulher, uma obra divina de Deus,então, o encontro dele com o cotidiano, é um encontro com a realidade, com a mulher, e também é encontro de certo modo, com Deus.
Vou postar um trecho de um de seus maravilhosos poemas, "O olhar pra trás", que é uma obra muito extensa, porém muito bem bem escrita por Vinicius.

"O olhar pra trás"

[...]Voltaria o silêncio – seria uma quietude de nave em Senhor Morto
Numa onda de dor eu tomaria a pobre face em minhas mãos angustiadas
Auscultaria o sopro, diria à toa – Escuta, acorda
Por que me deixaste assim sem me dizeres quem eu sou?

E o olhar estaria ansioso esperando
E a cabeça ao sabor da mágoa balançando
E o coração fugindo e o coração voltando
E os minutos passando e os minutos passando... [...]

Olhar para trás ,mostra o homem,no caso Vinicius, arrependido por não ter amado mais e com mais intensidade.Para ele o amor era fogo de paixão, durava até um outro corpo belo de mulher aparecer à sua frente.
Na antologia mostra bem o Vinícius de Moraes romântico e com um coração maior que o mundo.

Jú Cremasco 26/10/2011

Antologia Poética
A obra é dividida em três fases:

A primeira fase: Vinicius de Moraes escrevia longos versos, de espiritualidade e romance.Já na segunda fase: ele usava a oralidade, para inventar palavras e novos tons. Na terceira fase ou terceiro Vinicius De Moraes: quem escrevia era o compositor, letrista da bossa nova da época. Ele não concordava que houvesse diferença entre suas composições e seus poemas, pois dizia ser todos iguais, ou com mesmos sentidos.
O poema que mais gostei foi:

Ausência

Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres eternamente exausto.
No entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz.
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne como uma nódoa do passado.
Eu deixarei... tu irás e encostarás a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite
Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só como os veleiros nos portos silenciosos
Mas eu te possuirei mais que ninguém porque poderei partir
E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada.

Vinicius de Moras tenta representar a mulher amada, com que tem uma experiência amorosa de corpo e alma.

Amanda 25/10/2011

Antologia Poética
Sabe-se que os poemas de Vinicius de Moraes são escritos com muitas figuras de estilo, fazendo com que os poemas fiquem interessantes.Não posso dizer que gostei de todos, mas admiro muito o jeito que o autor escreve usando certas figuras de estilo. Os que eu li e gostei foram os poemas: A volta da mulher morena e A manhã do morto.

Vinicius de Moraes descreve a mulher morena como se fosse um terror para ele, mas o fato é que ele não para de dizer dela, ele repara em cada detalhe que a possui, é como se fosse uma espécie de desejo para ele.

"Meus amigos, meus irmãos, cegai os olhos da mulher morena
Que os olhos da mulher morena estão me envolvendo
E estão me despertando de noite.
Meus amigos, meus irmãos, cortai os lábios da mulher morena
Eles são maduros e úmidos e inquietos
E sabem tirar a volúpia de todos os frios.
Meus amigos, meus irmãos, e vós que amais a poesia da minha alma
Cortai os peitos da mulher morena
Que os peitos da mulher morena sufocam o meu sono
E trazem cores tristes para os meus olhos.
(...)

Adorei a forma com que ele descreve, dizendo mal, e ao mesmo tempo desejando-a.

gustavoesteves 25/10/2011

Resenha do Livro: Antologia Poética
O livro pode ser dividido em duas partes, que correspondem a dois momentos distintos nas poesias.
A primeira parte transcendental, frequentemente mística, que são resultado de sua fase cristã.
a segunda parte demonstra aproximação com o mundo material,com a difícil repulsa ao idealismo dos primeiros anos.

l.strazzi 24/10/2011

Mestre dos mestres
O próprio mestre faz a introdução de sua antologia dizendo que a obra sedivide em duas fases: uma mais mística e outra mais terrena. Ambas são de apuro e estilo únicos, que mostram o talento de Vinicius muito além da dimensão de gênio etílico-musical. Ele fala de amores, dores, filhos, de gente simples e descreve pedaços do RJ com maestria única.

Isa 19/10/2011

Antologia Poética
A obra de Vinicius de Moraes é dividido em duas partes: “A primeira, resultante de sua fase cristã, é marcada pela preocupação religiosa, pela angústia a condição humana e pelo desejo de superar, termina com seu poema ‘Ariana, a mulher’.
Os poemas geralmente são longos, com versos também longos, em linguagem abstrata, são sonetos, os poemas falam religiosidade, a espiritualidade, etc.
Na segunda fase “estão nitidamente marcados os movimentos de aproximação do mundo material, tem início em Cinco Elegias a passagem para uma fase de maior proximidade com o mundo real e material. O poeta passa a se interessar por temas cotidianos, pelas coisas simples da vida e explora com sensualismo os temas do amor e da mulher. A linguagem também tende à simplicidade, os poemas falam de amor, erotismo, da mulher amada, a materialidade, etc.

Soneto de separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

Michelle Roque 19/10/2011

Resenha do livro Antologia Poética - Vinicius de Moraes
Soneto de fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Este é um dos mais conhecidos e apreciados sonetos de Vinicius de Moraes. Observam-se nele a clareza e a concisão de linguagem, características clássicas que substituem a tendência alegórica e o derramamento declamatório dominantes na fase inicial do poeta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6