Primeiro Amor

Primeiro Amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Débora 21/04/2024

Brutal
É terrível como é fiel à realidade, à perda da inocência. Ele retrata bem a desilusão de um amor inocente, de quando se ama amplamente, se joga de um precipício e descobre que não tem, no chão, senão espinhos. (Ai, essas palavras que uso jsjdnkfkf mas é verdade. É assim mesmo, só quem viu viu)

O livro em si não é perfeito, acho que ele demora demais, algumas partes não são fluídas. Mas a quebrada de cara do personagem é tão real, tão bem feita. Que se parece com um sonho terrível, um sonho que eu mesma tive, e felizmente despertei. Ou não. Vou dar uma choradinha ali no canto e depois volto. T_T

Ah sim, e tenho que abrir um parenteses para falar que a literatura russa do século 19 é um evento na história da humanidade. Não encontrei melhor até hoje.

Frasson 21/04/2024

Leitura leve e fluida. Primeiro Turgueniev que leio e gostei de sua escrita, descritiva e envolvente.

ofranciscox 20/04/2024

A escrita me trás um sentimento que me soa familiar em diversas partes do livro. O sentimento de estar apaixonado, a melancolia dos dias que se vão quando vemos a quem amamos, a dor de não sermos correspondidos ou até mesmo compreendidos.

Leria quantas vezes fosse caso um dia eu esqueça o que é, de fato, o primeiro amor.

Afinal, ?o primeiro amor a gente nunca esquece.?

Maara51 14/04/2024

"O que ela esperava? Como não ter receio de pôr a perder todo o seu futuro? Sim, eu pensava, é isso ? o amor é isso ?, a paixão é isso ? a devoção? E lembrei-me das palavras de Lúchin: é doce sacrificar-se pelos outros."

Carol 10/04/2024

Amor
O livro é intenso fala do primeiro amor de um rapaz de 16 anos.
Onde ele fazia tudo para sua amada Zinaida e ela o desprezava.
Alem do rapaz de 16 anos que cortejava a senhor Zinaida tinha mais 4 rapazes e um amante.
É um livro de mistério e romance.

@tayrequiao 09/04/2024

Vamos falar além do amor?
Parece óbvio falar de amor ao comentar sobre um livro que se chama ?Primeiro amor?.

Sim, o livro vai tratar sobre a paixão e o amor, sentimentos tão complementares e conflitantes. Mas, o título é tão autoexplicativo que o leitor, em alguma medida, já espera por isso.

E já que tanto foi escrito sobre o amor - e suas consequências - te convido a analisar essa obra sob outro aspecto.

A história de Turgueniev tem como pano de fundo uma Russia que adotava um regime de servidão. Havia cerca de 22 milhões de servos no Império Russo, pessoas que eram privadas dos seus direitos mais elementares e eram obrigadas a trabalhar para os nobres durante a maior parte do dia.

Essa tema não é diretamente abordado na obra, mas vale a pena atentar para o paralelo sutil - porém, brilhante - criado pelo autor.

De um lado, temos a servidão óbvia, aquela mencionada acima, em que os camponeses russos eram subjugados pelo sistema.

De outro, temos os personagens da obra aprisionados por seus próprios sentimentos e convenções sociais, carentes da liberdade e autenticidade que deveriam possuir.

Veja bem: os personagens principais, Vladimir e Zinaida, estão presos em diferentes formas de servidão emocional. Vladimir está subjugado por sua paixão por Zinaida, que o deixa vulnerável e incapaz de agir livremente. Ele se torna um servo de seus próprios sentimentos, sacrificando sua independência e racionalidade em nome do amor.

Zinaida, por sua vez, embora pareça ter controle sobre Vladimir e outros admiradores, está presa às expectativas sociais e às convenções da época. Ela não pode ser verdadeiramente livre em suas escolhas, pois está limitada pelas normas que moldam seu comportamento e suas relações. Está ainda tolhida pelas marcas causadas pelo seu relacionamento com a mãe.

Ler ?Primeiro amor? apenas sob a ótica do amor é, portanto, perder uma camada importante da obra. É perder a chance de se questionar até que ponto você mesma não é aprisionada por aquilo que sente e por aqueles que te cercam.

moonyz 07/04/2024

Primeiro amor <3.
A literatura russa é um sentimento; cada palavra tem sua própria intensidade. Com personagens complexos, trabalhados em um tema particularmente comum. "Primeiro Amor" é um livro que aborda a primeira faísca do amor, aquele sentimento jovem e genuíno. No final, trata da idealização desse amor, percebendo, por fim, suas imperfeições.

Paola.Stephany 31/03/2024

?Mas de tudo aquilo que eu esperava, o que se realizou? E agora, quando em minha vida já começam a baixar as sombras do entardecer , o que restou de mais fresco, de mais caro, do que as lembranças daquela tempestade primaveril, matutina, que passou tão depressa??

Caramba?
Do que somos capazes pelo amor e o que vivemos enquanto podemos viver, o que fazemos enquanto podemos fazer. O que esperamos?

Daniela.Casquer 30/03/2024

Leve e envolvente
Por ser a primeira vez que leio Ivan Turgueniev, imaginei que seria uma leitura difícil, no entanto me enganei. Essa narrativa é leve, envolvente e surpreendente.
Só não li mais rápido devido à minha rotina,mas é daquelas leituras em que não queremos parar de ler.
Gostei muito e super indico!

Matheus Redig 26/03/2024

Tal como diz Volódia: bela, mas terrível
Novela que narra em primeira pessoa o amor de Volódia, 16 anos, por Zinaida, 21 anos. Esse tema nas mãos de um escritor medíocre seria retratado de forma piegas, açucarada; mas, nas mãos de Turgueniev, o resultado é uma pequena obra-prima, cuja ideia de fundo é, a meu ver, a *perda da inocência*. Quanto ao estilo: a linguagem é simples e precisa; as imagens são nítidas; as descrições têm um acentuado valor psicológico (Flaubert disse a Turgueniev: suas descrições pensam); o ritmo não é lento nem acelerado; o lirismo não soa afetado, mas orgânico. Parece que o russo refinou o texto até sobrar uma matéria pura e essencial. Achei fascinante como ele deixou pistas muito óbvias sobre o desfecho já nos primeiros capítulos. E o que poderia ser um erro técnico, na verdade leva o leitor a prestar bem atenção nas reações do protagonista. Cria uma expectativa como nas tragédias gregas: quando o protagonista vai ter sua metanoia (transformação)? Desde o começo fica claro que o livro trata do desencanto do amor e da maturidade que acompanha esse desencanto. Parafraseando o Volódia no final do texto, eu diria que é uma novela: bela, mas terrível.
dgdn 01/04/2024minha estante

migsskoob 22/03/2024

É doce sacrificar-se pelos outros.
Ivan Turguêniev é genial. Em algumas partes se faz até mesmo igual à fase romântica de Dostoiévski, porém, quase perfeitamente, escreve de um jeito único e imprevisível. Acredito que seja por isso que novelas como "Noites Brancas" e "Primeiro amor" nos trazem esse sentimento tão único. Afinal, esses textos costumam falar bem mais do que só sobre o amor.

Denilson60 22/03/2024

Esse livro tem uma história tão cativante que, sendo ela bem curta, quando percebemos já acabou.

Junto com as desventuras e particularidades muito interessantes do primeiro amor do jovem Vladímir, essa história de modo inevitável nos evoca a nossa própria infância, as emoções ingênuas dos amores juvenis, a descoberta das coisas da vida... tempo em que tudo parecia mais belo e mais simples e depois a triste constatação de que tudo passa e termina tão rápido...

Assim como o personagem principal, fiquei nostálgico e pensativo ao fim da última página.

Adorei o estilo desse autor russo e já vou buscar outras obras dele.

Recomendadíssimo!

Guilherme Amin 21/03/2024

Travessuras da menina má
Em 1860, décadas antes do surgimento do primeiro filme, Ivan Turguêniev publicou na Rússia a novela ?Primeiro amor?, com trama feita do que viria a ser um dos temas fundamentais do cinema: o primeiro e não correspondido amor.

O personagem principal, um adolescente, se apaixona por uma menina mais velha e é esculachado pela amada, sem nada compreender, até descobrir um segredo estarrecedor que mudará o curso de seu amadurecimento.

O deleite estético proporcionado pelo estilo de Turguêniev, aqui em bela tradução de Rubens Figueiredo ? que também assina o bom texto introdutório ?, completou a experiência prazerosa da leitura para mim.

Termino este comentário com a citação de que mais gostei (páginas 106/107):

?Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você confiante e ousada, você diz: Só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígios, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve? E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo ? consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo ? consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: ?Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!??
Regis 24/03/2024minha estante
Esse está sempre sendo passado para depois na minha lista, preciso fazer essa leitura depois de ler essa resenha incrível.??

Fabio 25/03/2024minha estante
Belíssima resenha, Guilherme!

Guilherme Amin 25/03/2024minha estante
Boa leitura, Regis, espero que goste tanto quanto eu!
E muito obrigado, Fabio!