Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Manu 20/03/2024

Muito bom, uma leitura muito rápida e tranquila de ler. Um tema muito sutil mas que é muito importante.

oliver.skywalker 16/03/2024

"naquele instante, tive a impressão de que eu daria a própria vida para que ela não sofresse", neste livro vemos todo o processo que leva alguém a passar de simples cortesia à puro carinho e zelo para com o outro. acredito que o personagem tenha lidado muito bem com a reviravolta que lhe fora apresentado, onde demonstrou maturidade e preservou o carinho com seus sentimentos, e em "não estou em condições de descrever o sentimento com que me afastei. não gostaria de que se repetisse algum dia; mas me consideraria um ser infeliz se nunca o tivesse experimentado" vemos um garoto que abraçou a sua primeira experiência amorosa e não ousou se arrepender dela, como muitas pessoas deveriam fazer, ver o acerto no erro, pois a grande maioria esmagadora dos erros são frutíferos. em "...como suportar um golpe de qualquer mão que seja! mesmo da mão mais querida! mas parece que é possível, quando se ama..." vemos uma triste realidade, que é o quão cegos ficamos quando amamos, como aceitamos as coisas as quais nos são proferidas, com isto eu me identifiquei muito. eu, como a zinaida, já beijei muitas cicatrizes. acho esse livro importantíssimo, me fizera lembrar que alguns erros meus tiveram seus acertos, e que no fim tudo é um processo de aprendizado para com a vida.

Eduarda 12/03/2024

"Ah juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece."

Maymay10 12/03/2024

Ah, juventude!
"Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo - cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve... E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo - consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo - consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: "Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!"

Melhor leitura do ano até então!!!

wendymarques 10/03/2024

Trágico primeiro amor?
O livro não me pegou, a história é boa mas eu demorei demais pra me afeiçoar com os personagens e engatar a leitura, achei as relações um pouco forçadas e esse estilo me freia a leitura quando existem muitos termos que só dá pra entender se tiver a explicação, e muitas vezes eu perdia o sentido porque a explicação vinha no final do capítulo e não da página.
A visão do primeiro amor é muito boa, nostálgica e trás conforto porque acredito que o de muita gente tem esse ar melancólico, a descrição de locais, cheiros e sensações do autor é muito boa, ele escreve e vc entra no ambiente mas a leitura realmente me freiou.

Acho que eu peguei o final do livro muito rápido também e isso me fez perder o interesse, até continuei a leitura pensando que poderia ter algo de diferente mas quando cheguei no final pensei: ?é só isso msm né???

Nathane2 02/03/2024

O não você já tem, só falta a humilhação, Vladimir!!! ?
?Leitura concluída em 2 de março de 2024

?Nota:??????½

?Resumo: O jovem Vladimir se apaixona, a primeira vista, por sua nova vizinha e isso vira sua secreta obsessão. O jovem consegue perceber a realidade a sua volta?

?Opinião: o Vladimir vai perdendo sua inocência de menino ao longo da trama. O leitor vai percebendo, primeiro do que ele, que o jovem está viajando em coisas impossíveis. Não era ambiente para ele aquela casa. Eu acho difícil se recuperar de um golpe desse. Ele teve muita resiliência após descobrir o mistério que rondava aquela casa. Esse menino foi empurrado, com frieza, a vida adulta e suas malícias. Buscar sempre amores possíveis ou arriscar no incerto? Qualquer que seja a escolha, sempre ficará um aprendizado.

"Meu filho, tenha medo do amor de uma mulher. Tenha medo dessa felicidade, desse veneno."

Amanda.Souza 29/02/2024

Começo a leitura por indicação de um Youtuber q acompanho. Porém, não consegui me apegar a história.
Nos últimos capítulos me interessei, mas até chegar a página 75 foi uma grande luta.
Me recusei a abandonar um livro de cem páginas e não me arrependo de ter lido, entregando não lerei novamente.

Michela Wakami 29/02/2024

Intenso
Que leitura deliciosa, uma escrita fluida, com um enredo envolvente.
O primeiro amor, vem raramente, acompanhado com a felicidade.
Geralmente ele não é correspondido e nos traz muito sofrimento.
Claro, tem aqueles nunca revelados, acho que esses são maiorias.
Mas não importa em qual o seu se encaixe, ele é inesquecível.
FSouzaPinto 29/02/2024minha estante
Entrou na minha lista infinita ??

Michela Wakami 29/02/2024minha estante
Que maravilha! ???
Nem me fale dessas listas, Flávia. A minha já perdi de vista.????

Geraldo Marçal 01/03/2024minha estante
Quero ler , tá na fila ??.

Michela Wakami 01/03/2024minha estante
Ebaaaaaaaaa! ????????

Luciano442 27/02/2024

Trágico
Uma pequena novela com um tom de tragédia digna dos grandes mestres. Temos amor, traição, suspense, morte e muitos elementos que distinguem as obras dos maiores autores de todos os tempos.

banana20 27/02/2024

Lendo o livro eu não pude deixar de relembrar do menino werther (dos sofrimentos do jovem werther), e me empatizar pelo personagem tão jovem?

Eu li sem spoiler e ao longo do livro já dava pra ter noção de como iriam suceder os acontecimentos e lamentações. Esse livro é uma graça de ler, muito querido achei, e muito rápido também (visto que são só 100 pequenas páginas).
A escrita de Turgueniev me interessou de certo modo pq ele me recorda bastante do romantismo (se eu não me engano ele também escrevia desse modo).

Lili 26/02/2024

Adorei a leitura
O autor escreve de forma bastante fluida e de forma poética, adorei suas descrições seja de lugar, ou clima, das próprias características e também defeitos de Zinaida e de outros personagens.
Foi uma delícia a leitura!
O livro eu achei puramente realista e a visão de um adolescente com o primeiro amor foi nostálgico. Quem nunca viveu um primeiro amor?
Super indico e favorito...

loren.1 25/02/2024

"Sentia uma emoção que nunca experimentara" o Primeiro Amor.
Confesso que este livro me surpreendeu profundamente. Fui cativada por uma escrita e uma história que superaram em muito as minhas expectativas.

A obra apresenta o protagonista, Vladímir Petróvitch, um jovem de dezesseis anos, proveniente de uma família conservadora, que se vê enfeitiçado por uma jovem encantadora, por quem se apaixona no que conhecemos de "à primeira vista".

É uma narrativa encantadora que retrata de forma avassaladora o despertar do primeiro amor e explora a perspectiva de alguém que se entrega a esse sentimento, sofrendo com a não reciprocidade.

Repleto de emoções intensas, o romance transmite um romantismo tão profundo que desperta sentimentos de angústia e excitação, provocando um turbilhão de emoções que chega a travar um romance entre o leitor e o autor.

Foi minha primeira incursão em um livro clássico, com uma escrita antiga pela qual me apaixonei profundamente.

Em suma, "Primeiro Amor" é uma obra magnífica, repleta de paixão, melancolia, aflição e amor juvenil. O desfecho ressalta a natureza efêmera do amor na juventude e as lições que o protagonista aprende ao longo de sua jornada emocional. Deixa uma sensação de nostalgia, transbordando sentimentos românticos.

Vale muito a pena a leitura. :)

Juliana1139 22/02/2024

Primeiro Amor
A sensação que tive ao ler este livro foi de estar tomando um café e ouvindo uma deliciosa e fervorosa fofoca. Aqui temos um jovem contando a história do seu primeiro amor e tal evento nos remete à lembrança de quão avassalador e assustador pode ser esse sentimento, que muitas vezes não é correspondido. Turguêniev retrata as nuances dessas sensações de forma fluida e com maestria. O livro é bem curtinho, mas não deixa de ser intenso e cheio de reviravoltas.

marrszs 22/02/2024

A história do primeiro amor
Escrita mt boa e fluída e o tema iniciado pelo anfitrião bastante instigante.

Confesso que todas as relações interpessoais me pareceram muito estranhas, mas especialmente a obsessão que todos tinham com Zinaida, o domínio que ela tinha sob todos e a relação do personagem principal com seu pai.

O que mais me tocou no livro foi a cegueira na qual a paixão de Zinaida colocou Vladímir, a ponto de estar disposto a fazer- como de fato fez- as loucuras todas que a agradassem.

A segunda coisa é que mesmo que ele a amasse muito e fosse capaz de tudo por ela- como era- não significa que seria amado de volta nem da mesma forma, como de fato não foi.

A realidade não se mostra tão diferente da história contada.

"Ah, Juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo- cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve..."